Desde o jardim de infância até o doutorado, os professores estão sempre ao nosso lado, nos ensinando, ajudando e nos inspirando a buscar mais conhecimento. Alguns são mais que professores: são mestres, são amigos e seres humanos maravilhosos, que marcam a vida de muitos alunos.

Para aproveitar o Dia do Professor, o Curitiba Cult separou uma lista com 10 filmes para todos se lembrarem da importância dessa profissão tão nobre.

Sociedade dos Poetas Mortos

dia-do-professor

O longa de 1989 mostra a história de John Keating (Robin Williams), que volta ao internato Welton Academy, onde foi um aluno excepcional, para ser o novo professor de Inglês. Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. A Sociedade dos Poetas Mortos até hoje é considerado um clássico e um dos grandes trabalhos do Robin Williams.

A Onda

dia-do-professor

Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967, o filme alemão aborda o projeto criado por um professor para fazer com que os alunos se interessassem em aprender sobre governos fascistas. A experiência, no entanto, sai de controle quando os alunos começam a propagar A Onda por toda a cidade.

Preciosa – Uma História de Esperança

dia-do-professor

Claireece “Preciosa” Jones é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Abusada pela mãe, violentada pelo pai e grávida de seu segundo filho, ela cresce pobre, irritada, analfabeta, gorda, sem amor e geralmente passa despercebida. A vida de Preciosa começa a mudar quando ela começa a estudar em uma escola alternativa.

Escola de Rock

dia-do-professor

Jack Black interpreta Dewey Finn, o professor mais rock’n’roll da história do cinema. O filme mostra um professor substituto fora dos padrões que decide passar todo o seu conhecimento musical para os alunos de uma escola particular muito rígida. Dewey inspira as crianças a criarem uma banda de rock para competirem com gente grande em um festival de bandas.

Gênio Indomável

dia-do-professor

Will Hunting (Matt Damon) tem 20 anos e já registrou algumas passagens pela polícia. Trabalhando como servente em uma universidade, se revela um gênio em matemática. Ele faz terapia, por decisão judicial, mas não apresenta resultados de melhora porque debocha de todos os analistas. Até encontrar um com quem de se identifica.

Escritores da Liberdade

dia-do-professor

Uma professora de uma escola pública assume uma turma cheia de jovens considerados perdidos pela sociedade. Diferente de todos os adultos que não tem fé neles, ela se torna comprometida em ensiná-los. Por meio de diários, os adolescentes escrevem suas histórias e têm a chance de ter uma voz própria. O longa foi inspirado em eventos reais, relatados pela professora Erin Gruwell e seus alunos no livro “O Diário dos Escritores da Liberdade”.

Uma Mente Brilhante

dia-do-professor

Inspirado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., o filme mostra a história real de história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até o fim de sua vida.

Professora Sem Classe

dia-do-professor

Nessa comédia politicamente incorreta, Cameron Diaz interpreta uma mulher que se vê obrigada a dar aulas enquanto não encontra um homem rico para sustentá-la. Na escola, ela arma um plano para conquistar um professor substituto bonito e rico, interpretado pelo Justin Timberlake.

O Professor Aloprado

dia-do-professor

Eddir Murph é Sherman Klump, um professor universitário extremamente inteligente, mas que não é levado a sério por causa do seu peso. Porém, quando recebe uma atenção especial de uma bela e jovem professora de matemática, ele decide ingerir um experimento ainda em fase de testes, que altera a cadeia de DNA e faz com que se transforme em um jovem esguio, Buddy Love.

O Sorriso de Mona Lisa

dia-do-professor

Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.