O melhor da refeição, sem dúvidas, é a sobremesa! Costumo dizer que temos outro estômago só para os doces, porque mesmo satisfeitos, sempre cabe um pedaço de pudim, um brigadeiro, uma torta.

Como especialistas em doces, eu (Mariana Siqueira) e meu querido William Saab – repórter do Curitiba Cult – fomos em busca das melhores sobremesas da capital, na nossa opinião – aquelas que você precisa experimentar HOJE. Então vem com a gente…

La Varrene – Petit gâteau de doce de leite com sorvete de pistache.

Will – Da primeira vez que provei esta sobremesa, fiquei atônito no primeiro instante. Além da apresentação ser bastante requintada, a combinação de sabores é muito bem construída. Pistache e doce de leite não são ingredientes incomuns na culinária, mas a combinação servida é tão suculenta e equilibrada que faz desse doce um dos melhores da cidade. O generoso recheio de doce de leite argentino com a consistência e cremosidade do sorvete de pistache artesanal fazem deste prato indispensável para quem quer provar o melhor da gastronomia de Curitiba.

Foto: Vanessa Kosop

Foto: Vanessa Kosop

La Varenne – Pátio Batel -Av. do Batel, 1868 – Batel. Telefone:(41) 3044-6600

Bar do Victor Praça Espanha – Cheesecake de frutas vermelhas e Carolina de Tiramissu 

Mari – Como especialista em cheesecake que sou, rodo os lugares experimentando os melhores da cidade. E sim, o da Eva dos Santos, chef do Bar do Victor, merece os prêmios de melhor sobremesa da cidade, porque é sim um dos meus prediletos. Já até assisti vídeo-aula dela ensinando a preparar, tentei fazer em casa, mas não rolou: a receita dela feita por ela é insuperável. A calda de frutas vermelhas é uma explosão de contraste entre o doce da massa e o cítrico da fruta. E se você assiste ao Master Chef e sabe que um bom prato precisa de uma crocancia, esta é bem encontrada na fina e delicada base de bolacha.

Cheesecake do Bar do Victor

Cheesecake do Bar do Victor

Mari e Will – Experimentamos juntos a Carolina de Tiramissu esses dias e foi uma experiência única. Bom, além de doentes por doces, adoramos café e esse doce é completamente feito para nós: a base da carolina gigante é recheada de Tiramisu (um creme de bolacha de champagne com café, queijo, creme de leite, vinho e cacau em pó). O Will cobriu de calda de chocolate quentinha (e diz que ficou maravilhoso), eu não, porque não gosto, mas ainda assim, ficou impecável. Se você sentiu vontade de provar, corre: eles só servem no inverno!!!

Carolina de Tiramissu

Carolina de Tiramissu

Bar do Victor Praça da Espanha -R. Saldanha Marinho, 1650 – Bigorrilho. Telefone:(41) 3076-0720

Requinte – sonho de morango

Will – Especialistas em sobremesas de morango, o sonho da Requinte tem de estar nesta seleção. Eles sabem que possuem um dos melhores doces da cidade, por isso, sempre terão a especiaria à disposição. O tamanho é generoso, mas não se engane: você não vai querer dividi-lo. A seleção é dos melhores morangos e, diferente dos sonhos tradicionais, a massa deste é levinha, muito macia e coberta com um açúcar de confeiteiro que finaliza o sabor com um toque bastante refinado. O contraste do morango com o doce dos outros ingredientes dosa bem o equilíbrio para um sabor inigualável.

requinte

Requinte -R. Francisco Rocha, 1809 – Champagnat / Rua Recife, 34 – Cabral. 

Officina Restô Bar – S´mores

Will – A primeira vista, não se sabe bem o que esperar desta sobremesa. Nem doce parece ser. Mas, é só iniciar o processo de degustação que é possível averiguar a certeza de uma das sobremesas mais diferentes de nosso cardápio. O S´mores é uma combinação de marshmellow com chocolate que tem razão de ser um dos pratos mais requisitados do espaço. Além de lindo, é superconvidativo –quando uma mesa o pede, as outras logo esboçam curiosidade para saber o que é aquele prato. Prová-lo é um ritual: a bolacha que o acompanha faz as honras de iniciar o processo de desbravar aquela inundação do mais nobre chocolate com um marshmellow bastante cremoso. Tem que provar para entender a experiência.

officina

Officina Restô Bar -Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1154 – Centro. Telefone: (41) 3402-0986

Nômade (restaurante no hotel Nomaa) – Rabanada com calda de doce de leite

Mari – Infelizmente essa sobremesa só é servida no brunch (finais de semana) e no almoço executivo do hotel (de segunda a sexta). Vamos começar já com uma campanha: chef Lênin Palhano, coloca a rabanada no cardápio à la carte! O pedaço de pão, embebido por uma mistura de leite docinho (não sei se é leite condensado ou açúcar), selado e quentinho, é coberto por uma bola de sorvete artesanal de creme e, à parte, uma jarrinha de calda de doce de leite. Sim, é uma das melhores sobremesas da minha vida. Comeria em quantidades absurdas, mas a balança não curtiria muito. Se tiverem a oportunidade, vão experimentar! Todo cardápio divino do almoço e do brunch do hotel valem à pena, ainda mais se finalizado com essa sobremesa dos deuses.

Foto de Guilherme Grandi e Juliano Maia para Minha Gula

Foto de Guilherme Grandi e Juliano Maia para Minha Gula

Nômade (Nomaa Hotel) – R. Gutemberg, 168 – Batel. Telefone: (41) 3087-9595

Nougat – Mil Folhas de doce de leite e Cheesecake de chocolate branco com blueberry

Will – O Nougat é um paraíso para quem gosta de doces. Com diversidade, o complexo gastronômico, como se definem, apresenta opções para todos os gostos. Mas há uma unanimidade: o mil folhas de doce de leite. Em meio a tantas opções expostas na bancada, atente para este em especial. Cada camada da massa folhada parece ter sido feita de forma artesanal, uma a uma, com cada lâmina recheada individualmente para garantir uma crocância e um sabor bastante leve, porém intenso e inesquecível.

nougat

Mari – Como o Will falou, o Nougat é um paraíso! Se você vai pela primeira vez, fica até um pouco perdido com o que pedir diante de tantas opções – todas deliciosas. Como especialista em cheesecake que sou (inclusive faço um sensacional), posso afirmar: o cheesecake de chocolate branco com blueberry de lá é um dos melhores que já experimentei (foto em destaque na matéria). A textura cremosa e o mix de sabores – o doce do chocolate branco e a acidez da blueberry – são muito equilibrados. O tamanho da fatia é ideal para dividir com mais alguém, mas, acredite: é tão delicioso que você vai conseguir comer inteiro! E chorem no PLUS: esse cheesecake tem versão cupcake (na foto abaixo – maravilhoso igual).

Cheesecake de blueberry

Nougat Complexo Gastronômico -Rua Marechal Deodoro, 630 – Shopping Itália, Loja 1R. Telefone:(41) 3018-5127

Poco Tapas – Pipoca Bafo do Dragão 

Will – Esta sobremesa entra pela experiência. Não que não seja gostosa, mas o que vale nesta proposta é ter contato com a gastronomia molecular. A pipoca bafo do dragão é uma pipoca mantida congelada em nitrogênio líquido que, quando servida, em contato com a boca, ao ser mastigada, faz quem come soltar uma fumaça pelo nariz como se fosse um… dragão. Com uma cobertura de caramelo, a sobremesa é inusitada e combina com a proposta do restaurante. Vale experimentar!

poco tapas

Poco Tapas:Avenida Vicente Machado, 2786 – Batel. Telefone: (41) 9682-8758

Corrientes 348 – Panqueque de Banana

Mari – Muitos vão me julgar por não colocar aqui a panqueca de doce de leite do Corrientes 348, mas a de banana, para mim, ganha qualquer competição no cardápio da casa de carnes. Sim, dentre todas as opções, que são maravilhosas, esta se destaca. Por que? Vamos à explicação científica: a panqueca é feita na frigideira com uma fina camada de massa, coberta com muita banana caramelizada. Ela vem quentinha e fumegando, acompanhada de um sorvete de banana artesanal. Como ninguém havia pensado em servir panqueca de banana com sorvete de banana? Se você não come carne, vai lá só para provar a panqueca que vale cada caloria!

Panqueca-de-banana

Corrientes 348 – Rua Gutemberg, 23 – Batel. Telefone: (41) 3075-0348.