O melhor da refeição, sem dúvidas, é a sobremesa! Costumo dizer que temos outro estômago só para os doces, porque mesmo satisfeitos, sempre cabe um pedaço de pudim, um brigadeiro, uma torta.
Como especialistas em doces, eu (Mariana Siqueira) e meu querido William Saab – repórter do Curitiba Cult – fomos em busca das melhores sobremesas da capital, na nossa opinião – aquelas que você precisa experimentar HOJE. Então vem com a gente…
Will – Da primeira vez que provei esta sobremesa, fiquei atônito no primeiro instante. Além da apresentação ser bastante requintada, a combinação de sabores é muito bem construída. Pistache e doce de leite não são ingredientes incomuns na culinária, mas a combinação servida é tão suculenta e equilibrada que faz desse doce um dos melhores da cidade. O generoso recheio de doce de leite argentino com a consistência e cremosidade do sorvete de pistache artesanal fazem deste prato indispensável para quem quer provar o melhor da gastronomia de Curitiba.
La Varenne – Pátio Batel -Av. do Batel, 1868 – Batel. Telefone:(41) 3044-6600
Mari – Como especialista em cheesecake que sou, rodo os lugares experimentando os melhores da cidade. E sim, o da Eva dos Santos, chef do Bar do Victor, merece os prêmios de melhor sobremesa da cidade, porque é sim um dos meus prediletos. Já até assisti vídeo-aula dela ensinando a preparar, tentei fazer em casa, mas não rolou: a receita dela feita por ela é insuperável. A calda de frutas vermelhas é uma explosão de contraste entre o doce da massa e o cítrico da fruta. E se você assiste ao Master Chef e sabe que um bom prato precisa de uma crocancia, esta é bem encontrada na fina e delicada base de bolacha.
Mari e Will – Experimentamos juntos a Carolina de Tiramissu esses dias e foi uma experiência única. Bom, além de doentes por doces, adoramos café e esse doce é completamente feito para nós: a base da carolina gigante é recheada de Tiramisu (um creme de bolacha de champagne com café, queijo, creme de leite, vinho e cacau em pó). O Will cobriu de calda de chocolate quentinha (e diz que ficou maravilhoso), eu não, porque não gosto, mas ainda assim, ficou impecável. Se você sentiu vontade de provar, corre: eles só servem no inverno!!!
Bar do Victor Praça da Espanha -R. Saldanha Marinho, 1650 – Bigorrilho. Telefone:(41) 3076-0720
Will – Especialistas em sobremesas de morango, o sonho da Requinte tem de estar nesta seleção. Eles sabem que possuem um dos melhores doces da cidade, por isso, sempre terão a especiaria à disposição. O tamanho é generoso, mas não se engane: você não vai querer dividi-lo. A seleção é dos melhores morangos e, diferente dos sonhos tradicionais, a massa deste é levinha, muito macia e coberta com um açúcar de confeiteiro que finaliza o sabor com um toque bastante refinado. O contraste do morango com o doce dos outros ingredientes dosa bem o equilíbrio para um sabor inigualável.
Requinte -R. Francisco Rocha, 1809 – Champagnat / Rua Recife, 34 – Cabral.
Will – A primeira vista, não se sabe bem o que esperar desta sobremesa. Nem doce parece ser. Mas, é só iniciar o processo de degustação que é possível averiguar a certeza de uma das sobremesas mais diferentes de nosso cardápio. O S´mores é uma combinação de marshmellow com chocolate que tem razão de ser um dos pratos mais requisitados do espaço. Além de lindo, é superconvidativo –quando uma mesa o pede, as outras logo esboçam curiosidade para saber o que é aquele prato. Prová-lo é um ritual: a bolacha que o acompanha faz as honras de iniciar o processo de desbravar aquela inundação do mais nobre chocolate com um marshmellow bastante cremoso. Tem que provar para entender a experiência.
Officina Restô Bar -Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1154 – Centro. Telefone: (41) 3402-0986
Mari – Infelizmente essa sobremesa só é servida no brunch (finais de semana) e no almoço executivo do hotel (de segunda a sexta). Vamos começar já com uma campanha: chef Lênin Palhano, coloca a rabanada no cardápio à la carte! O pedaço de pão, embebido por uma mistura de leite docinho (não sei se é leite condensado ou açúcar), selado e quentinho, é coberto por uma bola de sorvete artesanal de creme e, à parte, uma jarrinha de calda de doce de leite. Sim, é uma das melhores sobremesas da minha vida. Comeria em quantidades absurdas, mas a balança não curtiria muito. Se tiverem a oportunidade, vão experimentar! Todo cardápio divino do almoço e do brunch do hotel valem à pena, ainda mais se finalizado com essa sobremesa dos deuses.
Nômade (Nomaa Hotel) – R. Gutemberg, 168 – Batel. Telefone: (41) 3087-9595
Will – O Nougat é um paraíso para quem gosta de doces. Com diversidade, o complexo gastronômico, como se definem, apresenta opções para todos os gostos. Mas há uma unanimidade: o mil folhas de doce de leite. Em meio a tantas opções expostas na bancada, atente para este em especial. Cada camada da massa folhada parece ter sido feita de forma artesanal, uma a uma, com cada lâmina recheada individualmente para garantir uma crocância e um sabor bastante leve, porém intenso e inesquecível.
Mari – Como o Will falou, o Nougat é um paraíso! Se você vai pela primeira vez, fica até um pouco perdido com o que pedir diante de tantas opções – todas deliciosas. Como especialista em cheesecake que sou (inclusive faço um sensacional), posso afirmar: o cheesecake de chocolate branco com blueberry de lá é um dos melhores que já experimentei (foto em destaque na matéria). A textura cremosa e o mix de sabores – o doce do chocolate branco e a acidez da blueberry – são muito equilibrados. O tamanho da fatia é ideal para dividir com mais alguém, mas, acredite: é tão delicioso que você vai conseguir comer inteiro! E chorem no PLUS: esse cheesecake tem versão cupcake (na foto abaixo – maravilhoso igual).
Nougat Complexo Gastronômico -Rua Marechal Deodoro, 630 – Shopping Itália, Loja 1R. Telefone:(41) 3018-5127
Will – Esta sobremesa entra pela experiência. Não que não seja gostosa, mas o que vale nesta proposta é ter contato com a gastronomia molecular. A pipoca bafo do dragão é uma pipoca mantida congelada em nitrogênio líquido que, quando servida, em contato com a boca, ao ser mastigada, faz quem come soltar uma fumaça pelo nariz como se fosse um… dragão. Com uma cobertura de caramelo, a sobremesa é inusitada e combina com a proposta do restaurante. Vale experimentar!
Poco Tapas:Avenida Vicente Machado, 2786 – Batel. Telefone: (41) 9682-8758
Mari – Muitos vão me julgar por não colocar aqui a panqueca de doce de leite do Corrientes 348, mas a de banana, para mim, ganha qualquer competição no cardápio da casa de carnes. Sim, dentre todas as opções, que são maravilhosas, esta se destaca. Por que? Vamos à explicação científica: a panqueca é feita na frigideira com uma fina camada de massa, coberta com muita banana caramelizada. Ela vem quentinha e fumegando, acompanhada de um sorvete de banana artesanal. Como ninguém havia pensado em servir panqueca de banana com sorvete de banana? Se você não come carne, vai lá só para provar a panqueca que vale cada caloria!
Corrientes 348 – Rua Gutemberg, 23 – Batel. Telefone: (41) 3075-0348.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.