08 restaurantes veganos para comemorar o Dia Mundial do Veganismo

Mornings. Foto: Reprodução Instagram.
Foto: Reprodução Instagram

Criado em comemoração ao 50º aniversário da The Vegan Society, o Dia Mundial do Veganismo é celebrado em 01 de novembro. A data promove a conscientização da alimentação livre de origem animal, como carne, ovos e laticínios. Curitiba conta com diversos estabelecimentos voltados para pessoas veganas.

Confira uma lista de 08 lugares com gastronomia vegana para você conhecer!

Páprica Vegan

Páprica Vegan. Foto: Reprodução Instagram.

Páprica Vegan. Foto: Reprodução Instagram.

Dentre as comidas de rua, a especialidade do Páprica Vegan são os sanduíches. O cardápio oferece diversas combinações de recheios e sabores, sejam hambúrgueres, cachorro-quente ou shawarma. As limonadas também são sucessos da casa, que abre de quarta a sábado, entre as 17h e 22h, e domingo das 18h às 22h.

Onde: Rua Francisco Torres, 107.

Veg Veg

Veg Veg. Foto: Reprodução Instagram.

Veg Veg. Foto: Reprodução Instagram.

Com um cardápio para todos os gostos, o Veg Veg já é tradicional em Curitiba. As comidas veganas variam de pratos feitos a hambúrgueres e milk-shakes. O ambiente amplo e espaço externo permite que o local promova eventos aos finais de semana e a divulgação acontece nas redes sociais. Na terça-feira, o restaurante abre das 11h30 às 15h, e de quarta a domingo, das 11h30 às 18h30.

Onde: Rua Visconde de Nacar, 655. 

Viva la Vegan

Viva La Vegan. Foto: Reprodução Instagram.

Viva La Vegan. Foto: Reprodução Instagram.

Semanalmente, o Viva La Vegan altera o seu cardápio com novas receitas. Os pratos feitos variam entre comida brasileira e pratos típicos de outros países. Eles também abrem seu espaço para eventos aos finais de semana. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 11h às 22h.

Onde: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 566.

Semente de Girassol

Semente de Girassol Foto Felipe Ramos

Semente de Girassol. Foto: Felipe Ramos.

Para quem está na correria do dia a dia e prefere um buffet livre, o Semente de Girassol pode ajudar. Localizado no bairro São Francisco, o restaurante self-service oferece opções totalmente veganas para seus clientes, além de pizzas, tortas e sorvetes para a sobremesa. A casa abre de segunda a sábado, das 11h às 20h, e das 11h às 17h no domingo.

Onde: Rua Mateus Leme, 115.

XBLOOM

XBloom. Foto: XBLOOM Divulgação.

XBloom. Foto: XBLOOMDivulgação.

Apelidado de “fast good”, o restaurante tem Xuxa como sócia e embaixadora, e inaugurou sua primeira franquia em Curitiba, no Shopping Palladium. Todos os ingredientes são plant-based e com zero caloria vazia. O XBLOOM utiliza embalagens 100% biodegradáveis, com emissão 0% de carbono.

Onde: Shopping Palladium – Piso L3 (Av. Pres. Kennedy, 4121).

Mornings

Mornings. Foto: Reprodução Instagram.

Mornings. Foto: Reprodução Instagram.

O conceito de sustentabilidade é seguido à risca com o Mornings. Inicialmente lançado com o objetivo de servir cafés da manhã sem alimentos de origem animal, hoje a cafeteria já acumulou mais de 11 toneladas de resíduos orgânicos destinados à compostagem. Os insumos utilizados são totalmente animal free e o ambiente é pet-friendly. Seu horário de funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 18h30.

Onde: Coronel Dulcídio, 540.

Janaíno Vegan Bar

Janaíno Vegan do Largo da Ordem. Foto: Gabriel Peralta.

Janaíno Vegan do Largo da Ordem. Foto: Gabriel Peralta.

Com duas sedes nos locais mais boêmios da cidade, o Janaíno Vegan Bar é o lugar perfeito para marcar aquele rolezão com a galera. Os destaques da casa são as comidinhas de boteco que rolam diariamente, além das atrações musicais que tocam no local descolado. Aberto de quinta a domingo, das 17h às 0h, na sede São Francisco, e de segunda a sexta, das 17h às 0h, aos sábados, das 16h à 0h, e aos domingos, das 12h às 23h na sede Largo da Ordem.

Onde: São Francisco (Rua São Francisco, 50) e Largo da Ordem (Rua Dr. Claudino dos Santos, 166).

Lola Li

Lola Li. Foto: Reprodução Instagram.

Lola Li. Foto: Reprodução Instagram.

Para encerrar a lista, nada melhor que um docinho, e o Lola Li é a pedida certa. A portinha na Prudente de Morais tem o objetivo de atender o público celíaco e vegano, com insumos livres de origem animal e glúten. O local aceita encomenda para aniversários, ofertando o kit completo com bolo, docinhos e salgadinhos. Seu horário de funcionamento é de terça a domingo, das 12h30 às 18h.

Onde: Alameda Prudente de Moraes, 1225.

 

Por Yasmin Luz
01/11/2024 09h00

Artigos Relacionados

Comidinhas de Halloween: 06 opções para curtir os sabores da temporada

Menu de verão saudável traz pokes e saladas em restaurante de Curitiba