08 filmes inspirados em personalidades brasileiras para assistir nos streamings

Filmes inspirados em personalidades brasileiras. Foto: divulgação;
Foto: divulgação

O cinema tem o poder de eternizar vidas reais, transformando histórias em memória coletiva. No Brasil, essa força ganha ainda mais intensidade quando a tela retrata figuras que moldaram a música, a política e a cultura do país. De trajetórias marcadas por sonhos e a personalidades que desafiaram seu tempo, confira uma lista com 08 filmes inspirados em personalidades brasileiras para assistir nos streamings:

“Bingo – O Rei das Manhãs” (2017)

Cercado por polêmicas ao longo de sua carreira, o palhaço Bozo serviu de inspiração para o filme “Bingo – O Rei das Manhãs”, lançado em 2017. A produção é considerada uma das grandes obras do cinema nacional, trazendo Vladimir Brichta no papel de Augusto Mendes, um ator de pornochanchada que encontra sucesso ao interpretar o palhaço Bingo em um programa infantil de TV nos anos 1980. O longa retrata as alegrias e frustrações do protagonista, que vive o auge da fama enquanto sofre com o anonimato fora das câmeras. A obra revela os bastidores da televisão brasileira e os dilemas entre sucesso profissional e vazio pessoal. 

Onde assistir: Prime Video e HBO Max.

“Dois Filhos de Francisco” (2005)

Clássico da Sessão da Tarde, o filme retrata a história de Zezé di Camargo & Luciano durante sua infância humilde, e a luta do pai dos meninos para proporcionar uma vida melhor à eles e à família. Além de apresentar ao público a trajetória em busca da fama de ambos, a obra também traz personagens já conhecidos dos brasileiros, como Zilú e Wanessa Camargo ainda criança. 

Onde assistir: Netflix.

“Tim Maia” (2014)

Um dos maiores nomes da música brasileira, a cinebiografia de Tim Maia faz uma viagem por 5 décadas de sua vida, desde a infância até seu falecimento aos 55 anos. O longa mostra as dificuldades enfrentadas pelo compositor e os principais momentos de carreira, incluindo a passagem pela banda The Sputniks, ao lado de Roberto Carlos. O cantor é retratado por Babu Santana, e o elenco também conta com Alinne Moraes, Cauã Reymond e Robson Nunes.

Onde assistir: Globoplay e Telecine.

“Gonzaga – De Pai pra Filho” (2012)

O filme “Gonzaga – De Pai para Filho” apresenta a intensa relação do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e seu filho Gonzaguinha, marcada por conflitos, ressentimentos e reconciliação. A trama acompanha as trajetórias de ambos, revelando como o amor e a música os uniram apesar das diferenças.

Onde assistir: Netflix.

“Marighella” (2019)

Baseado na biografia escrita por Mário Magalhães, o filme “Marighella” retrata a história do guerrilheiro e político Carlos Marighella, interpretado por Seu Jorge. Dirigido por Wagner Moura, o longa acompanha os últimos anos da vida do militante baiano, que se tornou um dos principais nomes da resistência à ditadura militar no Brasil. A produção destaca sua coragem, ideais e o impacto de sua luta pela liberdade em um dos períodos mais sombrios da história do país. 

Onde assistir: Globoplay e Prime Video.

“Meu Nome é Gal” (2023)

O filme mostra o início da carreira de Gal Costa na Bahia, sua chegada ao Rio de Janeiro e a ascensão durante o movimento tropicalista, ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé. Interpretada por Sophie Charlotte, Gal é retratada com intensidade e sensibilidade, revelando sua força artística e coragem em um período de censura e transformação cultural.

Onde assistir: Globoplay e Telecine.

“Minha Fama de Mau” (2019)

Ambientado no bairro da Tijuca dos anos 1960, “Minha Fama de Mau” acompanha a juventude de Erasmo Carlos, um sonhador apaixonado por rock’n’roll e influenciado por nomes como Elvis Presley e Chuck Berry. Entre bicos, guitarras e rebeldia, ele encontra em Roberto Carlos e Tim Maia os parceiros que mudariam sua vida e a música brasileira. O filme revive o nascimento da Jovem Guarda, explorando a amizade, o talento e o carisma de Tremendão.

Onde assistir: Globoplay e Telecine.

“Legalize Já” (2017)

Inspirado na amizade entre Marcelo D2 e Skunk, fundadores da banda Planet Hemp, a obra mostra a trajetória dos jovens artistas no cenário underground do Rio de Janeiro dos anos 90. O filme acompanha o início da carreira musical de D2, suas dificuldades pessoais e o impacto da parceria com o amigo, que o incentivou a transformar suas vivências em rimas. 

Onde assistir: Netflix.

Por Yasmin Luz
04/11/2025 17h05

Artigos Relacionados

“Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda” chega aos streamings em novembro

“Wicked: Parte 1” volta aos cinemas antes da estreia da continuação