07 lugares para fazer piquenique em Curitiba

UniLivre. Foto: Prefeitura de Curitiba.
Foto: Prefeitura de Curitiba

Curitiba oferece diversas opções de espaços ao ar livre para quem deseja realizar um piquenique. De parques históricos a áreas culturais, cada local apresenta características que atendem diferentes preferências e públicos. Confira 07 lugares na cidade ideais para montar sua toalha e aproveitar momentos de lazer e contato com a natureza.

Bosque Zaninelli

UniLivre. Foto: Prefeitura de Curitiba.

BosqueZaninelli/UniLivre. Foto: Prefeitura de Curitiba.

Fazer um piquenique no Bosque Zaninelli é uma experiência que traz tranquilidade em meio ao ar puro. Localizada em uma antiga pedreira, o espaço é cercado por um bosque, lagos e trilhas que proporcionam um contato direto com a natureza. O ambiente oferece mesas e áreas com grama para relaxar e saborear suas refeições. Depois do piquenique, você pode explorar a passarela de madeira e contemplar a vista do mirante. 

Onde: Rua Victor Benato, 210.

Passeio Público

Carrossel do Passeio Público. Foto: Daniel Castellano/SMCS.

Carrossel do Passeio Público. Foto: Daniel Castellano/SMCS.

Inaugurado em 1886, o Passeio Público se consagra como o parque mais antigo de Curitiba e primeiro zoológico da cidade. Ele fica no centro da capital paranaense, e sua atmosfera histórica o torna o local perfeito para um piquenique cheio de tranquilidade e contato com a natureza, com aves, macacos e peixes. Durante o período natalino, o local conta com um carrossel infantil gratuito para as crianças se divertirem.

Onde: R. Presidente Carlos Cavalcanti, 370.

ParCão

ParCão do MON. Foto: Augusto Tortato Curitiba Cult.

ParCão do MON. Foto: Augusto Tortato/Curitiba Cult.

Um extenso gramado com vista para o Museu Oscar Niemeyer pode ser aproveitado pelos visitantes do ParCão. O espaço é pensado tanto para o lazer das famílias quanto dos pets, se tornando um dos locais mais buscados para visitar durante um dia de sol. Além do piquenique, você pode aproveitar para visitar o MON e explorar exposições de arte e design, tornando o passeio ainda mais completo.

Onde:  R. Mal. Hermes, 999 (atrás do Museu Oscar Niemeyer).

Praça do Japão

Praça do Japão. Foto: Valéria Rolim/CTUR.

Praça do Japão. Foto: Valéria Rolim/CTUR.

A Praça do Japão é um verdadeiro refúgio de paz no centro de Curitiba, celebrando a cultura japonesa em meio ao ritmo da cidade. Com seus 30 mil m², o espaço é perfeito para um piquenique tranquilo, cercado por cerejeiras, lagos com carpas e a delicadeza de um jardim japonês tradicional. O local abriga também o Memorial da Imigração Japonesa, que preserva a história e a contribuição dos imigrantes japoneses na cidade. 

Onde: Av. Sete de Setembro, com a R. República Argentina.

Parque Tingui

Memorial Ucraniano do Parque Tinguí. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Memorial Ucraniano do Parque Tingui. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Inaugurado em 1994, o Parque Tingui é um espaço rico em história. O nome homenageia a tribo Tingui, que habitava Curitiba em sua fundação, e é o local  perfeito para quem busca tranquilidade e informação. O grande destaque do parque é o Memorial Ucraniano, uma réplica de uma igreja ortodoxa ucraniana que celebra a herança cultural dos imigrantes.

Onde: Av. Fredolin Wolf, 1870.

Parque Barigui

Foto: Daniel Castellano/SMCS.

Com 1.300 m², o maior parque de Curitiba é o destino perfeito para um piquenique inesquecível. O parque oferece um cenário deslumbrante com amplos gramados, sombras agradáveis das árvores e a beleza do lago. Além de saborear suas comidinhas favoritas ao ar livre, você pode aproveitar para observar as famosas capivaras que vivem por lá, tornando o passeio ainda mais especial. O parque também conta com espaços para esportes, churrasqueiras e o Museu do Automóvel, garantindo opções de lazer para todos os gostos.

Onde: Av. Cândido Hartmann, 2355.

Jardim Botânico

Jardim Botânico. Foto: Daniel Castellano/SMCS.

Jardim Botânico. Foto: Daniel Castellano/SMCS.

Nada melhor que curtir um dia bonito em um lugar bonito. Seja com a família ou com o mozão, um piquenique no Jardim Botânico é sinônimo de diversão ao ar livre. Além do visual deslumbrante, você pode dar uma passadinha no Café do Senac, localizado ao lado da estufa, e no Jardim das Sensações para conhecer mais a flora brasileira.

Onde: Rua. Eng. Ostoja Roguski, 350 – Jardim Botânico.

Por Yasmin Luz
08/12/2024 09h00

Artigos Relacionados

Fim de semana tem Curitiba Jazz Festival com atrações de graça

Evento natalino de rock acontece neste domingo (22/12)