O mais brasileiro dos destilados é comemorado nessa sexta-feira (13/09), o Dia da Cachaça. Com registros de produção dessa bebida desde o século XVII no país, é um símbolo da cultura gastronômica. Hoje, a cachaça vive um momento de retomada: vem sendo redescoberta e ganhando novas destilarias artesanais. Curitiba tem sido um importante polo nesse sentido, com vários bares valorizando drinks e pedidas com esse destilado, e até destilarias na região sendo premiadas com suas criações.
Confira indicações de onde provar coquetéis com cachaça no Dia da Cachaça:
Com um espaço de três andares, o Templo da Cachaça é todo dedicado a esse destilado. São mais de dois mil rótulos disponíveis para consumo, e um museu para visitar e ver garrafas dos anos 1950. O endereço tem ainda aulas e workshops com frequência.
Onde: Av. Sen. Salgado Filho, 3156.
O bar segue um estilo bem brasileiro de festas populares, valorizando a cozinha nacional. As caipirinhas da casa são destaque, como a de 3 Limões (com caipira, tahiti e siciliano, mais cravo-da-índia e açúcar) e Caipilé, caipirinha de morango com picolé de leite condensado.
Onde: Bom Retiro (R. Carlos Pioli, 513) e Ecoville (R. João Falarz, 1251).
O bar é conhecido por valorizar ingredientes brasileiros – então a cachaça não poderia faltar. O drink mais pedido da casa é Jorge Amado, que leva uma cachaça combinada a sabores como maracujá. A casa é uma das poucas na cidade a abrir segunda-feira, ótima pedida para começar a semana com um brinde.
Onde: Giardino Botanic (Av. Vicente Machado, 878, 2º andar).
O bar produz suas próprias infusões de cachaças com frutas, servindo doses e preparando drinks. Também conta com diferentes rótulos de produções locais e nacionais. Flor do Desejo traz o destilado com xarope de maracujá, creme de coco e suco de limão.
Onde: R. Inácio Lustosa, 341.
Como o nome diz, o espaço é dedicado às conservas, em especial o pepino azedo. Clássicos de bar como Carne de Onça também chamam atenção, nesse bar que funciona desde 1983. Cachaças artesanais são usadas em drinks e também servidas em doses.
Onde: R. Henrique Itiberê da Cunha, 751.
A Caiçara passeia por diferentes toques brasileiros, da programação musical com forró e MPB até o cardápio. A Caipirinha de Jambu é uma das favoritas do público, trazendo ao Sul um clássico do Norte.
Onde: R. Dr. Claudino dos Santos, 90.
Fundado em 2017, o bar é todo dedicado a esse destilado. Porções como carne na chapa fazem sucesso, ainda mais combinado a releituras de drinks como Negroni Brasileiro (com cachaça, Campari, Vermouth tinto e laranja).
Onde: R. Eduardo Sprada, 4900.
A bebida é tão querida que ganhou seu próprio evento: Circuito Caiçara Brazil: Caipi Bananinha. O evento, organizado pela Caiçara Brazil, celebra a nova criação, um licor de cachaça com banana. A base utilizada é a cachaça prata da destilaria, que conquistou medalha de prata na categoria Destilados no 22º Concurso Vinhos e Destilados do Brasil. São mais de 40 participantes em Curitiba, que preparam uma Caipirinha com a Bananinha a preço fixo de R$ 19. O circuito vai até 30 de setembro.
Onde: Confira a lista completa de bares participantes no Instagram da Caiçara Brazil.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.