05 mitos e verdades sobre a educação EAD

EAD UniOpet Foto Brunow Camman Curitiba Cult.
Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult

O Ensino à Distância (EAD) tem se consolidado no Brasil, em especial para formações acadêmicas. Segundo dados do Censo de Educação Superior, entre 2011 e 2021 esse formato de educação teve um aumento de pessoas matriculadas de 274,3%. As informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), em 2022. A busca por formas alternativas de concluir o ensino superior que não sejam exclusivamente presenciais é notada e valorizada por instituições pelo Brasil.

Por ser uma modalidade mais atual, muitas dúvidas surgem, e são criados mitos sobre a eficácia do EAD, sobre a certificação do MEC e até sobre o acesso completo a materiais e estruturas de grandes complexos de ensino. Para desmistificar esse assunto, o Coordenador Geral do EAD do Centro Universitário UniOpet, Thobias Elieser Barbosa, respondeu a algumas afirmações, confirmando verdades e desmistificando questões referentes ao ensino à distância.

Mito ou verdade: EAD é apenas para quem não pode frequentar a universidade.

Mito! Os alunos do EAD também têm acesso à estrutura da instituição, como bibliotecas, laboratórios e outros espaços comuns, quando desejarem ou precisarem.

Mito ou Verdade: Não é possível Interagir com Professores e Colegas de Salas.

Mito! No EAD, a interação com professores e colegas de sala é totalmente possível. Os alunos podem interagir com tutores e colegas através dos fóruns, discussões e atividades colaborativas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Além disso, os docentes estão disponíveis nas aulas ao vivo e para comunicação direta via AVA, oferecendo suporte e tirando dúvidas, o que garante uma experiência de aprendizagem dinâmica e participativa.

Mito ou verdade: O EAD utiliza recursos como videoaulas, podcasts, textos digitais e fóruns, proporcionando uma experiência de aprendizado única e diferenciada.

Verdade! Esses recursos permitem que os alunos estudem no seu próprio ritmo e reforcem o conteúdo de diversas maneiras, tornando o aprendizado mais flexível, interativo e adaptado às suas necessidades.

Mito ou verdade: o MEC não avalia cursos EAD.

Mito! O MEC (Ministério da Educação) avalia e regula os cursos de Educação a Distância (EAD) da mesma forma que os cursos presenciais. Os cursos EAD passam por um rigoroso processo de avaliação para garantir a qualidade do ensino, envolvendo visitas, análise de documentos e verificação da infraestrutura tecnológica e pedagógica. Apenas cursos devidamente autorizados e reconhecidos pelo MEC podem emitir diplomas válidos no Brasil.

Mito ou verdade: diploma EAD tem a mesma validade que um diploma presencial.

Verdade! O diploma de um curso EAD tem a mesma validade e reconhecimento que o de um curso presencial, desde que o curso seja autorizado e reconhecido pelo MEC. Não há distinção no diploma entre as modalidades de ensino, e os egressos de cursos EAD possuem os mesmos direitos e qualificações que os formados em cursos presenciais.

Mito ou verdade: não precisa fazer Trabalho de Conclusão de Curso.

Depende! Em nossa instituição, para alguns cursos de Bacharelado ou Licenciatura, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório, pois está previsto em nossa matriz curricular. No entanto, em cursos Tecnológicos, o TCC não é exigido. Isso pode variar conforme o curso e a regulamentação específica de cada área de formação.

Serviço – Centro Universitário UniOpet

UniOpet Rebouças: Av. Getúlio Vargas, 892. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, sábados, das 8h às 12h.

UniOpet Centro Cívico: R. Nilo Peçanha, 1501. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, sábados, das 8h às 12h.

Para mais informações sobre os cursos EAD, outras modalidades e formas de ingresso acesse o site www.vestibularuniopet.com.br.

Por Brunow Camman
26/09/2024 11h38