
Cê reparou que eu me arrumei, para o Coolritiba que está chegando? A edição 2025 do festival acontece neste sábado (17) e recebe mais de 20 atrações. Dentre elas, a Jovem Dionísio, banda que ganhou rápido sucesso com diversos hits. Eles conversaram com exclusividade com o Curitiba Cult, falando da relação deles com o Coolritiba, a importância de ter autonomia musical e mais.
Formada em 2019, a Jovem Dionísio conquistou o Brasil em pouco tempo. Primeiro, com “Acorda, Pedrinho”, hit em redes sociais e que logo ganhou fãs e milhões de streams. O primeiro disco levou o mesmo nome do sucesso. No ano passado, lançaram “Ontem Eu Tinha Certeza (Hoje Eu Tenho Mais)”, apostando no indie rock. A banda lançou uma parceria com Arnaldo Antunes nesse disco, mostrando o rápido sucesso do quinteto. Na formação, tem Bernardo “Belni” Pasquali (vocal), Rafael “Fufa” Dunajski Mendes, Gustavo “Gugo” Karam (baixo), Bernardo “Ber Hey” Hey (teclado) e Gabriel Dunajski “Mendão” Mendes (bateria).
Mendão: Com certeza sim, a gente tem essa autonomia, a gente pode fazer o que a gente quiser, tem essa liberdade de fazer o que a gente quiser. Então a única baliza que a gente tem somos nós mesmos e realmente a gente optou por ser independente para ter essa liberdade criativa. Eu acho que ter essa liberdade criativa tem seus ônus e os bônus, né, porque realmente não tem ninguém dizendo para a gente o que a gente tem que fazer, não tem a visão do mercado, a visão criativa, a visão do que a gente realmente gosta. Tipo, é por nós mesmos, então independe de alguém falar para a gente o que a gente tem que fazer. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo, quer dizer, bom e ruim não, nós temos os ônus e os bônus com essas decisões que a gente mesmo toma. Eu acho que nessa balança, entre a liberdade criativa e o que realmente o mercado está querendo e o que as pessoas demandam, a gente optou por ter essa liberdade criativa.
A gente teve esse momento de decisão se a gente participaria de uma gravadora, se a gente iria para algum lugar que desse um norte para a gente, decidimos tomar as nossas próprias decisões, correr os nossos próprios riscos e eu acho que essa foi uma boa decisão. Porque é uma caminhada bonita de entender o que você realmente quer transmitir para as pessoas, por você mesmo, por nós mesmos, no caso, né. Então é isso, acho que realmente essa liberdade criativa que a gente tem molda muito a nossa música e permite a gente fazer esses testes. Querendo ou não, esse último álbum realmente veio com muitos testes de músicas, é um estilo de música que a gente não tinha escutado e que a gente gostaria de escutar por aí, sabe. Então a gente só se balizou por nossos sentimentos e por nosso conhecimento, do que a gente gosta de música e essa foi a única baliza que a gente tomou. Como a decisão de quais músicas tinham participado desse álbum, o sentimento que a gente queria expor nesse álbum, e é isso.
Gugo: A nossa última participação no Coolritiba foi absurda, assim, para a gente. Foi um dia muito memorável, muito especial. Por uma coincidência, a gente já tinha marcado esse show fazia muito tempo. E exatamente nesse dia foi o dia em que a nossa música ‘Acorda, Pedrinho’ chegou em primeiro lugar do Brasil. Eu lembro que eu estava até indo para a Pedreira, a Anitta tinha postado a música, tinha postado vídeo, coisarada, enfim.E eu lembro que esse dia também a gente chegou – a gente ia ser a primeira banda do festival – e quando a gente começou a tocar ainda tinha bem pouquinha gente, bem pouquinha. E foi passando o show, foi enchendo, enchendo, enchendo, enchendo. Quando chegou no final do show tinha muita gente e, pô, foi muito maneiro, assim, para a gente.
Eu acho que também bastante tempo passou. A gente já lançou um outro disco, a gente já fez outra turnê, a gente já está em outra fase. E, ah, dá para dizer que o nosso show mudou, o nosso show está diferente. A gente mudou algumas coisas nele, em questão ao tom, assim. O nosso show antes era um, naquela época; era um show que a gente puxava para um lado um pouco mais divertido. Hoje em dia, a gente está puxando para um negócio um pouco mais intenso, acho que dá para dizer assim.
A gente já está ensaiando, preparando esse show faz um tempão e a gente está super ansioso para subir no palco sábado e para se divertir um monte e para apresentar tudo isso que a gente já vem ensaiando há um tempo. Há um bom tempo e que, enfim, está diferente e a gente acredita que a galera vai curtir.
Belni: Essa é a primeira vez desse novo show aqui em Curitiba. É o nosso novo palco também, tem instrumentos novos, novos arranjos e novas músicas no repertório também. E Curitiba, como é a nossa cidade, ela é com certeza das cidades que a gente mais fica ansioso para tocar. Porque tem muitos amigos, familiares, e pessoas que já frequentam nossos shows, que a gente quer sempre apresentar o melhor show que a gente puder. E é isso que a gente está trazendo agora com esse nosso show no Coolritiba.
Quando: 17 de maio de 2025 (sábado)
Onde: Pedreira Paulo Leminski (Rua João Gava, 970)
Horário: abertura dos portões às 11h;
Quanto: entre R$ 345 (meia-entrada) a R$ 1.725 (inteira)
Ingressos: no site do Coolritiba
Evento com desconto Clube Cult.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.