A Rua Riachuelo já foi chamada de Rua Lisboa, Rua dos Veados, Rua do Campo e Rua da Carioca antes de ganhar seu nome atual, que homenageia uma conhecida batalha da Guerra do Paraguai, no ano de 1871. A fama da Riachuelo, uma das ruas mais antigas da cidade, extrapola os limites do centro, região na qual está localizada. Ora sombreada e ora iluminada pelas políticas urbanísticas locais, os títulos da Riachuelo já foram muitos. Dentre as alcunhas mais recentes da rua estão: “rua dos móveis usados”, “rua dos árabes” e “minicracolândia curitibana”.
As Muitas Vistas de Uma Rua – histórias e políticas de uma paisagem, livro de autoria das antropólogas Aline Iubel e Dayana Zdebsky e do historiador Fabiano Stoiev, com fotografias de Leco de Souza, tem a Rua Riachuelo como tema e sua narrativa mescla a perspectiva historiográfica à análise de acontecimentos mais atuais. Recentemente, a Riachuelo passou por um processo de revitalização, cujas ações envolveram troca de calçamento, reforço da iluminação pública e um esforço de requalificação do comércio local. Tal processo colocou a rua em pauta na mídia, em instituições e órgãos governamentais, dando também muito assunto para as rodas de conversa que se formam diariamente em suas esquinas. Verbos como “reformar”, “resgatar”, “civilizar”, “sofisticar”, “moralizar” e “domesticar” foram frequentemente acionados em diferentes discursos que versavam sobre uma Riachuelo que parecia “indomável” frente aos esforços revitalizadores.
As Muitas Vistas de Uma Rua é um passeio pelas novas e antigas calçadas da Riachuelo para observar sua arquitetura, uma visita às suas gentes, seus conflitos, seus afetos e às histórias que compõem as cinco quadras desta rua. Mas também percorre olhares de diferentes atores responsáveis pelo processo de revitalização e patrimonialização da rua, as inúmeras retóricas de perda e violência produzidas na mídia em torno dela, as narrativas de diferentes pesquisadores sobre seus arredores.
O livro As Muitas Vistas de Uma Rua será lançado no dia 04 de dezembro, pela editora Máquina de Escrever, na Confeitaria Blumenau – tradicional comércio curitibano que, vizinho à Riachuelo, hoje está à venda. O livro, que foi realizado através do incentivo da CAIXA e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura/Fundação Cultural de Curitiba, terá uma edição de 1000 exemplares com distribuição gratuita e uma versão digital (disponível gratuitamente para download no site da editora). Uma segunda edição do livro está sendo preparada pela Máquina de Escrever e em breve poderá ser adquirida através da editora e de livrarias parceiras.
Data: 04 de dezembro (quinta-feira)
Onde: Confeitaria Blumenau (Rua São Francisco, 43)
Horário: das 18 às 20h
Quanto: gratuito
Créditos: Leco de Souza
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Minions 2: A Origem de Gru é a continuação das aventuras dos Minions, e desta vez, eles ajudam um Gru ainda criança, descobrindo como ser vilão. Na década de 1970, Gru está crescendo no subúrbio. Fã de um grupo de supervilões conhecido como Vicious 6, Gru traça um plano para se tornar malvado o suficiente para se juntar a eles.
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 3 de julho de 2022
Nesta série original da HBO Latin America que se passa em um Brasil que aprovou a descriminalização da maconha, o jovem traficante Biriba enfrenta um dilema: permanecer no mundo do crime ou tentar a sorte na legalidade. Mas fugir da sua antiga vida não será tão fácil quanto parece.
Data de Lançamento: 29 de junho