A Rua Riachuelo já foi chamada de Rua Lisboa, Rua dos Veados, Rua do Campo e Rua da Carioca antes de ganhar seu nome atual, que homenageia uma conhecida batalha da Guerra do Paraguai, no ano de 1871. A fama da Riachuelo, uma das ruas mais antigas da cidade, extrapola os limites do centro, região na qual está localizada. Ora sombreada e ora iluminada pelas políticas urbanísticas locais, os títulos da Riachuelo já foram muitos. Dentre as alcunhas mais recentes da rua estão: “rua dos móveis usados”, “rua dos árabes” e “minicracolândia curitibana”.
As Muitas Vistas de Uma Rua – histórias e políticas de uma paisagem, livro de autoria das antropólogas Aline Iubel e Dayana Zdebsky e do historiador Fabiano Stoiev, com fotografias de Leco de Souza, tem a Rua Riachuelo como tema e sua narrativa mescla a perspectiva historiográfica à análise de acontecimentos mais atuais. Recentemente, a Riachuelo passou por um processo de revitalização, cujas ações envolveram troca de calçamento, reforço da iluminação pública e um esforço de requalificação do comércio local. Tal processo colocou a rua em pauta na mídia, em instituições e órgãos governamentais, dando também muito assunto para as rodas de conversa que se formam diariamente em suas esquinas. Verbos como “reformar”, “resgatar”, “civilizar”, “sofisticar”, “moralizar” e “domesticar” foram frequentemente acionados em diferentes discursos que versavam sobre uma Riachuelo que parecia “indomável” frente aos esforços revitalizadores.
As Muitas Vistas de Uma Rua é um passeio pelas novas e antigas calçadas da Riachuelo para observar sua arquitetura, uma visita às suas gentes, seus conflitos, seus afetos e às histórias que compõem as cinco quadras desta rua. Mas também percorre olhares de diferentes atores responsáveis pelo processo de revitalização e patrimonialização da rua, as inúmeras retóricas de perda e violência produzidas na mídia em torno dela, as narrativas de diferentes pesquisadores sobre seus arredores.
O livro As Muitas Vistas de Uma Rua será lançado no dia 04 de dezembro, pela editora Máquina de Escrever, na Confeitaria Blumenau – tradicional comércio curitibano que, vizinho à Riachuelo, hoje está à venda. O livro, que foi realizado através do incentivo da CAIXA e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura/Fundação Cultural de Curitiba, terá uma edição de 1000 exemplares com distribuição gratuita e uma versão digital (disponível gratuitamente para download no site da editora). Uma segunda edição do livro está sendo preparada pela Máquina de Escrever e em breve poderá ser adquirida através da editora e de livrarias parceiras.
Data: 04 de dezembro (quinta-feira)
Onde: Confeitaria Blumenau (Rua São Francisco, 43)
Horário: das 18 às 20h
Quanto: gratuito
Créditos: Leco de Souza
Data de Lançamento: 15 de agosto
Princesa Adormecida é um longa dirigido por Claudio Boeckel e trata-se da segunda adaptação dos livros Princesas Modernas, de Paula Pimenta (Cinderela Pop). A trama irá conta sobre Rosa (Pietra Quintela), uma adolescente, que assim como qualquer outra, sonha em ter a sua liberdade e independência. No entanto, essa conquista fica sendo apenas um sonho, uma vez que seus três tios que a criaram como uma filha, Florindo (Aramis Trindade), Fausto (Claudio Mendes) e Petrônio (René Stern), superprotegem a menina a todo custo, não permitindo que ela viva as experiências que a adolescência traz. Quando Rosa completa seus 15 anos, ela descobre que o mundo ao qual ela pertence, na verdade é um sonho, e o mundo com o qual ela sonhava, é a sua verdadeira realidade. Rosa é uma princesa de um país distante e, por isso, sua vida pode estar em perigo. Rosa é mais que uma simples jovem que vai à escola e se diverte com sua melhor amiga e troca mensagens com o seu crush. Um mistério do passado volta à tona e uma vilã vingativa coloca sua vida em perigo.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Dirigido por Fede Álvarez, Alien: Romulus é um thriller de ficção científica que retorna às raízes da franquia de sucesso Alien, o 8º Passageiro (1979). Ambientado entre os eventos do filme de 1979 e Aliens, O Resgate (1986), a trama acompanha um grupo de jovens colonizadores espaciais que se aventuram nas profundezas de uma estação espacial abandonada. Lá, eles descobrem uma forma de vida aterrorizante, forçando-os a lutar desesperadamente por sua sobrevivência. O elenco inclui Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux e Isabela Merced. A produção é assinada por Ridley Scott, enquanto o roteiro é de autoria do próprio Álvarez, baseado nos personagens criados por Dan O’Bannon e Ronald Shusett. Com essa nova abordagem, o filme busca resgatar a atmosfera claustrofóbica e o terror psicológico que consagraram a franquia, prometendo agradar tanto aos fãs antigos quanto aos novos espectadores.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Meu Filho, Nosso Mundo, longa dramático do renomado diretor Tony Goldwyn, irá acompanhar o comediante de stand-up, com casamento e carreira falidos, Max Bernal (Bobby Cannavale) e por conta dessas complicações da sua vida, ele convive com o seu pai, Stan (Robert De Niro). Max têm um filho de 11 anos, chamado Ezra (William A. Fitzgerald), junto com a sua ex-esposa, Jenna (Rose Byrne), com quem vive brigando sobre a melhor maneira de criar o menino, uma vez que o mesmo é diagnosticado com o espectro autista. Cansado de ser forçado a confrontar decisões difíceis sobre o futuro do filho e decidido a mudar o rumo do jogo, Max parte com Ezra em uma viagem de carro cross-country para encontrar um lugar onde possam ser felizes, algo que resulta em um impacto transcendente em suas vidas e na relação íntima de pai e filho.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Protagonizado por Haley Bennett e dirigido por Thomas Napper, o A Viúva Clicquot apresenta a história de Barbe-Nicole Ponsardin – uma viúva de 27 anos que depois da morte prematura do marido – desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos. Sem apoio, ela passa a conduzir a empresa e a tomar decisões políticas e financeiras desafiando todos os críticos da época ao mesmo tempo em que revolucionava a indústria de Champagne ao se tornar uma das primeiras empresárias do ramo no mundo. Hoje, a marca Veuve Clicquot é uma das mais reconhecidas e premiadas do setor e sua ousadia já a sustenta por 250 anos de história.