Na última quarta-feira (28) a cantora paulista Tiê veio a Curitiba para lançar seu novo disco, “Esmeraldas”, feito em parceria com o músico David Byrne, da banda Talking Heads. Durante a passagem, chamaram a atenção as mudanças nas composições, nos arranjos, nos trajes e na presença de palco da cantora que, tímida, fez apresentações doces e intimistas no Paiol (2011) e no Teatro da Caixa (2012), mas já não é mais a mesma.
Vestindo uma camiseta larga, calça jeans e botas gastas, ela fez um pocket show acústico e conversou com o público na Livraria Cultura do Shopping Curitiba, pelo Trajeto Lumen. O público, que se aglomerou pelos 3 andares da loja, apreciou o show silenciosamente. Não houve comoção, nem fãs cantando junto. Durante a conversa, Tiê falou sobre sua nova fase, “um pouco mais roqueira”, explicando que seu novo som é mais pesado e soa como “rock n roll” se comparado ao que ela cantava no passado. O que ela quis dizer ficou evidente mais tarde, quando a banda subiu ao palco para acompanhá-la no John Bull.
No bar, a plateia era de não mais de 100 pessoas, número muito inferior ao que Tiê recebeu em 2012, quando lotou as cinco apresentações que fez no Teatro da Caixa, cada uma para 125 pessoas. “Goldfish” foi a música que iniciou o show. O público, desanimado, demorou a aplaudir. Estava mais preocupado em chamar o garçom e garantir o próximo petisco. O clima de bar do John Bull, com mesas e cadeiras, afetou a apresentação, constrangedoramente silenciosa no salão e barulhenta no palco.
A nova Tiê continua interagindo muito com a plateia, mas já não recebe um feedback tão acalorado. Gosta de dizer várias vezes que está fazendo “rock n roll”, sempre irônica e simpática, tentando manter o ânimo da apresentação. A tentativa, no entanto, foi em vão no John Bull. O álbum, cheio de bons arranjos, tornou-se monótono e a performance foi desengonçada, sem qualquer sintonia da banda com os espectadores. Até mesmo “Dois”, uma das músicas mais bonitas do primeiro disco da cantora, ganhou uma roupagem esquisita, um pouco country e animada, que em nada combinava com o tom íntimo e confessional da versão original.
O ápice da apresentação se deu quando Tiê anunciou o bis: “Chá Verde”, do Sweet Jardim, seu primeiro disco. Nesta, ela preservou a essência e pela primeira vez ouviram-se vozes em coro. Em seguida, ela recebeu os fãs em sua “lojinha” para uma sessão agradável de autógrafos, conversas e selfies.
*Foto: Luiz Gustavo Maurício/Curitiba Cult
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Eu Sou Maria é um drama nacional dirigido por Clara Linhart que acompanha a protagonista (Núbia Maurício), de 15 anos, que mora em uma comunidade do Rio de Janeiro com a mãe, Célia, e o irmão mais novo. Por se destacar em uma prova de redação, Maria consegue uma bolsa em um dos melhores colégios particulares da Zona Sul. Porém, agora, ela deve lidar com uma realidade muito diferente daquela com a qual estava acostumada, encarando o desafio de manter suas notas altas e provar que merece estar ali.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Digimon Adventure 02: O Início é a sequência de Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna, lançado em 2020. O filme se passa dez anos após seu antecessor, e acompanha Daisuke Motomiya (Fukujurou Katayama), agora com vinte anos de idade. Após os acontecimentos da aventura no Mundo Digital, Daisuke e os outros escolhidos estão mudando gradativamente – tanto em aspectos físicos quanto em seus estilos de vida. Em uma noite qualquer, eles são surpreendidos por uma enorme Digitama que surge no céu acima da Torre de Tóquio. Dela, eles conhecem o misterioso Lui Ohwada (Megumi Ogata), que compartilha informações surpreendentes: ele é o primeiro escolhido humano da história.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Folhas de Outono é um filme finlandês de comédia dramática dirigido e roteirizado por Aki Kaurismäki. O longa acompanha a história de Ansa (Alma Pöysti) uma estoquista de supermercado, e Holappa (Jussi Vatanen), um ex-alcoólatra. Completamente desconhecidos, os caminhos dos dois acabam se cruzando acidentalmente em um bar de karaokê numa noite qualquer em Helsinki. Automaticamente atraídos um pelo outro, eles decidem sair em um encontro e, talvez, começar um relacionamento improvável que pode ser a solução para afastar a solidão existencial de ambos – mas uma série de adversidades e mal-entendidos faz com que os dois acabem se afastando.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Monster é um filme japonês de drama e suspense dirigido por Kore-eda Hirokazu (Assuntos de Família, Ninguém Pode Saber). A história mostra o drama de Saori (Sakura Ando), uma mãe desconfiada dos comportamentos estranhos que seu filho começou a apresentar recentemente e, ao que tudo indica, sem nenhuma explicação. Porém, logo Saori descobre que a situação é culpa de um professor que dá aulas na escola de seu filho, e ela decide ir até o local para saber o que está acontecendo. Enquanto acompanhamos o desenrolar desse mistério partindo do ponto de vista da mãe, do filho e do professor, a verdade vai, pouco a pouco, começando a surgir.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Pedágio é um filme brasileiro de drama dirigido e roteirizado por Carolina Markowicz (Carvão, O Órfão) e estrelado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga. Na trama, Suellen (Jinkings) é uma mulher que leva uma vida simples trabalhando como cobradora de um pedágio. Um dia, ela percebe que pode usar o emprego como uma forma de fazer uma renda extra – mas de maneira ilegal. Ela decide arriscar, mas acredita ter um motivo muito bom para tal: o dinheiro seria totalmente destinado a uma caríssima “cura gay” para seu filho Tiquinho (Alvarenga), ministrada por um pastor estrangeiro muito conhecido.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Em O Jogo da Invocação, um grupo de adolescentes de Salem descobre uma faca amaldiçoada que libera um demônio, que os força a jogar versões horríveis e mortais de jogos infantis onde não pode haver vencedores, apenas sobreviventes. Na trama aterrorizante, Billie (Natalia Dyer) e Marcus (Asa Butterfield) são irmãos que se envolvem no jogo demoníaco e perigoso que acaba indo longe demais. A família acaba destruída após os filhos participarem da brincadeira demoníaca. A história do longa então acompanha a família de Salem e seus personagens que se envolvem com a entidade maligna, cujo objetivo é brincar com suas vítimas até a morte.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Os Segredos do Universo por Aristóteles e Dante é um filme norte-americano dirigido por Aitch Alberto (Hara Kiri, She Kills He) e baseado no livro best-seller Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, de Benjamin Alire Sáenz. A história – ambientada em 1987 – acompanha os dois personagens-título, os jovens Aristóteles (Max Pelayo) e Dante (Reese Gonzales), que, em um verão qualquer, acabam se conhecendo por acaso e – mesmo com personalidades e vidas bem distintas – iniciam uma amizade especial e duradoura. Juntos, os garotos aprendem a lidar com as frustrações de serem adolescentes mexicano-americanos solitários e exploram os caminhos para a autodescoberta.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Poliana é uma garota que sempre soube ver o lado bom da vida. Ela aprendeu com seu pai o “jogo do contente” e com ele encontra algo de positivo até nas situações mais difíceis. Mas desde que o pai Otto Pendleton sumiu no ano anterior, ela não consegue mais entrar na brincadeira. No seu aniversário de 15 anos, Poliana ganha um lindo colar que pertenceu à mãe, e leva o presente para o famoso Campo de Férias. Quando Poliana e seus amigos começam a viver situações estranhas, eles resolvem descobrir os mistérios daquele lugar – e encontram muito mais do que esperavam.