Aconteceu em Curitiba no dia 05 de março o TEDx Praça Santos Andrade, sobre educação, que reuniu 10 das mentes mais inovadoras, referências na área de educação e uma plateia formada por 100 pessoas previamente selecionadas entre as mais de 1500 inscritas. As palestras foram transmitidas ao vivo, por livestreaming, no site do evento para mais de 6 mil pessoas.
O TEDx é um programa de eventos locais sem fins lucrativos. Organizado de forma independente e que reúne pessoas para dividir suas experiências ao estilo TED e espectadores para aprender e espalhar todas as ideias com amigos, família e comunidade. Para que tudo o que foi falado atinja o maior número de pessoas daqui pra frente, o lema é: “Novas formas de Ensinar e Aprender”.
É designer é educadora, além de criadora e conectora. Com dois mestrados pelo Massachussets Institute of Technology (MIT) em Tecnologias Políticas para Sistemas Educacionais e Engenharia Mecânica com Ênfase em Design de Produto. Hoje trabalha dentro de um dos principais centros de inovação da MIT, construindo o futuro da educação. Suas pesquisas visam descobrir como o Design pode ser ensinado para quem não é designer, para que estes promovam inovações em sistemas educacionais.
PALESTRA: foi um relato de suas experiências pessoais e sua forma de criar. Ela usa uma câmera GoPro no pescoço e grava tudo o que se passa no seu dia. Acredita que devemos ser curiosos e criadores e que todas as experiências de todos, mesmo as corriqueiras, são valiosas.
É fundador da Aldeia Coworking e cofundador da A Grande Escola. Estudou Inovação e Design Thinking na Universidade de Stanford, no Vale do Silício. Graduado em publicidade e Mestre em Estratégias de Marketing e Comportamento do Consumidor pela UFPR, trabalha com projetos de empreendedorismo, inovação e educação empreendedora. Em 2012 foi convidado para fazer parte da Global Shapers Community, iniciativa do Fórum Econômico Mundial que visa conectar jovens de alto potencial de transformação.
PALESTRA: sobre um novo ideal da educação. Acredita que o ensino como é passado hoje está defasado, pois teve seu modelo criado a partir da Revolução Industrial com regras e conteúdos. Segundo ele, a educação hoje deveria valorizar mais as experiências pessoais dos alunos. Ele confia na importância de trazer cada vez mais a mentalidade da transformação às experiências educacionais.
É psicóloga e consultora educacional. Especialista em questões relacionadas à família e à escola, também é colunista da Folha de São Paulo e da Rádio Band News FM. Através de seus livros, artigos e consultorias em empresas e escolas, ela fala sobre as principais dificuldades vividas pela família e pela escola na educação.
PALESTRA: falou sobre os novos modelos familiares e velhas ideologias das escolas. Acredita que existe um conflito entre os diferentes tipos de famílias e as escolas que não entendem a subjetividade de cada núcleo familiar. Afirma que, para se ter uma boa relação com os pais, essa relação precisa ser solidária, pois alunos são diferentes de filhos; respeitosa e democrática, a escola precisa ouvir e considerar os pontos de vista dos pais. Também acredita que conteúdo não é conhecimento, um é quantidade e o outro é complexidade. Ela diz:“É conversando que a gente se desentende, conflita e produz.”
É um garoto de 13 anos que brinca de programar no computador desde criança. Criado numa família construtivista, Aruni aprendeu a não ter medo. Aruni estuda numa escola tradicional. Em casa, porém, ele estuda não só o que a escola propõe, mas também seus assuntos de interesse, tais como urbanismo, ambientalismo, arquitetura e busologia.
PALESTRA: falou sobre como deveria ser o ensino, baseado em experiências marcantes na vida dos alunos, dentro e fora da escola. Acredita que um modelo melhor de ensino seria a cocriação das aulas entre professores e alunos. A troca de conhecimento em uma roda de discussão. E incentiva a todas as crianças a criarem.
É Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e especialista em Música e Alfabetização. Fundador da “Escola da Ponte”, em Portugal, referência mundial de sucesso em inovação pedagógica, onde coordenou o projeto “Fazer a Ponte” entre 1976 e 2004. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal e coordenador do: “Educação para Todos”, projeto desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire. Em 2007 mudou-se para o Brasil e desde então mobiliza pessoas que acreditam na transformação democrática por meio da educação, da integração comunitária e das artes.
PALESTRA: relatou como atua na área. Ele disse que perguntava aos alunos o que eles gostariam de fazer, dando-lhes autonomia intelectual. Acredita em estudos com propósitos que fazem sentido, assim os alunos aprenderiam melhor. Afirma que a educação tem 3 pilares: autonomia, solidariedade e responsabilidade. Seu caminho foi trilhado através de sua intuição e seu amor pelos alunos e pela educação.
É Diretor-Executivo e Cofundador da ASID Brasil, organização pela qual recebeu os prêmios: “Empreendedor Social de Futuro”, da folha de São Paulo, e “Jovens Inspiradores” da revista Veja. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná, cursou também o “Programa Dignidade – Redução da Desigualdade Social”, na Fundação Dom Cabral, e os Programas Executivos “Strategic Perspectives in Non Profit Management” na Harvard Business School e “Social Entrepreneurship” na INSEAD.
PALESTRA: Sua palestra foi sobre sua luta pela igualdade das pessoas com deficiência. A partir de sua experiência pessoal com uma irmã com Síndrome de Down, que teve um diagnóstico de que nunca poderia ter uma vida normal, a família lutou para transformar a realidade dela e ele se interessou pela causa e começou a ajudar organizações com interesses semelhantes. Acredita na Liberdade, Criatividade e Acreditar que é possível.
“Imagine uma sociedade onde cada um de nós fizesse isso pelos outros. Imagine uma sociedade se você fizesse isso por alguém.” (Alexandre Amorim)
Lidera a F123, uma iniciativa para aumentar o acesso à educação e ao emprego para pessoas com deficiência visual. Ele tem ampla experiência com projetos nas áreas de redução de pobreza, tecnologia, e deficiência. Antes disso foi Diretor Adjunto do Banco UBS em Zurique. Também trabalhou no Centro de Comércio Internacional UNCTAD/OMC, agência da ONU em Genebra, onde desenvolveu a primeira metodologia para a inclusão de pessoas com deficiência na exportação de serviços. Fernando também liderou o desenvolvimento, em Nova Iorque, do eSightCareers, o primeiro serviço na web de apoio para melhorar as oportunidades de pessoas com deficiência visual. Ele é graduado pela Universidade de Cornell e fez mestrado na Universidade de Georgetown.
PALESTRA: contou sua história pessoal e aforma que a deficiência visual nunca foi impeditivo para ele lutar pelos seus ideais. Acredita que, apesar das dificuldades, tudo depende da iniciativa do indivíduo.
É presidente da Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano (ODPH), instituição voltada para a educação de crianças residentes na comunidade Vila Torres. Quando tinha 16 anos recebeu um convite para participar de um projeto que atraísse a atenção de crianças e adolescentes, que são alvo do tráfico de drogas da região. A ideia era acolhê-los e tirá-los das ruas. Acredita que o necessário é o acolhimento, aconselhamento, confiança e determinação.
PALESTRA: contou sua história pessoal com a comunidade, disse que convidava as crianças que encontrava pelo caminho para ler histórias na praça com ela. Acredita que todos recebem muitos convites na vida, mas devemos selecionar os melhores. “Todos podem fazer mais”.
É sócia e diretora da Maria Farinha Filmes. Pós graduada em Produção Executiva e Distribuição para Cinema, TV e novas mídias na New York Film Academy, em Los Angeles, e na University of Arts em Londres. Trabalhou na 20th Century Fox e Lionsgate. Entre seus filmes, os premiados que se destacam são: “Teus Olhos Meus”, “Minutos Atrás”, “Muito Além do Peso”, “Tarja Branca”, “Bikes vs. Carros” e “Território do Brincar”.
PALESTRA: iniciou assim: “Será que a gente poderia mudar o mundo sentado no sofá, assistindo um filme e comendo pipoca? (…) Os filmes podem sim inspirar transformações reais.” Ela acredita que filmes são inspiração, emoção e informação. A mudança no mundo se dá a partir da mistura de filmes relevantes e pessoas interessadas.
É membro fundador da Grande Roda de Tambores, percussionista e professor de percussão. Acredita que tambores pode trazer disciplina para as pessoas.
PALESTRA: de um jeito bem extrovertido colocou a plateia para batucar e sentir o ritmo dos chocalhos.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.