Aconteceu em Curitiba no dia 05 de março o TEDx Praça Santos Andrade, sobre educação, que reuniu 10 das mentes mais inovadoras, referências na área de educação e uma plateia formada por 100 pessoas previamente selecionadas entre as mais de 1500 inscritas.  As palestras foram transmitidas ao vivo, por livestreaming, no site do evento para mais de 6 mil pessoas. 

O TEDx é um programa de eventos locais sem fins lucrativos. Organizado de forma independente e que reúne pessoas para dividir suas experiências ao estilo TED e espectadores para aprender e espalhar todas as ideias com amigos, família e comunidade. Para que tudo o que foi falado atinja o maior número de pessoas daqui pra frente, o lema é: “Novas formas de Ensinar e Aprender”.

Equipeted

 OS PALESTRANTES:

 

TEDx-118 (2)Jessica Artiles

É designer é educadora, além de criadora e conectora. Com dois mestrados pelo Massachussets Institute of Technology (MIT) em Tecnologias Políticas para Sistemas Educacionais e Engenharia Mecânica com Ênfase em Design de Produto. Hoje trabalha dentro de um dos principais centros de inovação da MIT, construindo o futuro da educação. Suas pesquisas visam descobrir como o Design pode ser ensinado para quem não é designer, para que estes promovam inovações em sistemas educacionais.
PALESTRA: foi um relato de suas experiências pessoais e sua forma de criar. Ela usa uma câmera GoPro no pescoço e grava tudo o que se passa no seu dia. Acredita que devemos ser curiosos e criadores e que todas as experiências de todos, mesmo as corriqueiras, são valiosas.

 

Ricardo DóriaTEDx-131 (2)

É fundador da Aldeia Coworking e cofundador da A Grande Escola. Estudou Inovação e Design Thinking na Universidade de Stanford, no Vale do Silício. Graduado em publicidade e Mestre em Estratégias de Marketing e Comportamento do Consumidor pela UFPR, trabalha com projetos de empreendedorismo, inovação e educação empreendedora. Em 2012 foi convidado para fazer parte da Global Shapers Community, iniciativa do Fórum Econômico Mundial que visa conectar jovens de alto potencial de transformação.
PALESTRA: sobre um novo ideal da educação. Acredita que o ensino como é passado hoje está defasado, pois teve seu modelo criado a partir da Revolução Industrial com regras e conteúdos. Segundo ele, a educação hoje deveria valorizar mais as experiências pessoais dos alunos. Ele confia na importância de trazer cada vez mais a mentalidade da transformação às experiências educacionais.

 

TEDx-143 (2)Rosely Sayão

É psicóloga e consultora educacional. Especialista em questões relacionadas à família e à escola, também é colunista da Folha de São Paulo e da Rádio Band News FM. Através de seus livros, artigos e consultorias em empresas e escolas, ela fala sobre as principais dificuldades vividas pela família e pela escola na educação.

PALESTRA: falou sobre os novos modelos familiares e velhas ideologias das escolas. Acredita que existe um conflito entre os diferentes tipos de famílias e as escolas que não entendem a subjetividade de cada núcleo familiar. Afirma que, para se ter uma boa relação com os pais, essa relação precisa ser solidária, pois alunos são diferentes de filhos; respeitosa e democrática, a escola precisa ouvir e considerar os pontos de vista dos pais. Também acredita que conteúdo não é conhecimento, um é quantidade e o outro é complexidade. Ela diz:“É conversando que a gente se desentende, conflita e produz.”

 

Aruni van AmstelTEDx-163 (2)

É um garoto de 13 anos que brinca de programar no computador desde criança. Criado numa família construtivista, Aruni aprendeu a não ter medo. Aruni estuda numa escola tradicional. Em casa, porém, ele estuda não só o que a escola propõe, mas também seus assuntos de interesse, tais como urbanismo, ambientalismo, arquitetura e busologia.

PALESTRA: falou sobre como deveria ser o ensino, baseado em experiências marcantes na vida dos alunos, dentro e fora da escola. Acredita que um modelo melhor de ensino seria a cocriação das aulas entre professores e alunos. A troca de conhecimento em uma roda de discussão. E incentiva a todas as crianças a criarem.

 

TEDx-171 (2)José Pacheco

É Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e especialista em Música e Alfabetização. Fundador da “Escola da Ponte”, em Portugal, referência mundial de sucesso em inovação pedagógica, onde coordenou o projeto “Fazer a Ponte” entre 1976 e 2004. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal e coordenador do: “Educação para Todos”, projeto desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire. Em 2007 mudou-se para o Brasil e desde então mobiliza pessoas que acreditam na transformação democrática por meio da educação, da integração comunitária e das artes.

PALESTRA: relatou como atua na área. Ele disse que perguntava aos alunos o que eles gostariam de fazer, dando-lhes autonomia intelectual. Acredita em estudos com propósitos que fazem sentido, assim os alunos aprenderiam melhor. Afirma que a educação tem 3 pilares: autonomia, solidariedade e responsabilidade. Seu caminho foi trilhado através de sua intuição e seu amor pelos alunos e pela educação.

 

Alexandre AmorimTEDx-227 (2)

É Diretor-Executivo e Cofundador da ASID Brasil, organização pela qual recebeu os prêmios: “Empreendedor Social de Futuro”, da folha de São Paulo, e “Jovens Inspiradores” da revista Veja. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná, cursou também o “Programa Dignidade – Redução da Desigualdade Social”, na Fundação Dom Cabral, e os Programas Executivos “Strategic Perspectives in Non Profit Management” na Harvard Business School e “Social Entrepreneurship” na INSEAD.

PALESTRA: Sua palestra foi sobre sua luta pela igualdade das pessoas com deficiência. A partir de sua experiência pessoal com uma irmã com Síndrome de Down, que teve um diagnóstico de que nunca poderia ter uma vida normal, a família lutou para transformar a realidade dela e ele se interessou pela causa e começou a ajudar organizações com interesses semelhantes. Acredita na Liberdade, Criatividade e Acreditar que é possível.

“Imagine uma sociedade onde cada um de nós fizesse isso pelos outros. Imagine uma sociedade se você fizesse isso por alguém.” (Alexandre Amorim)

TEDx-243 (2)Fernando Botelho

Lidera a F123, uma iniciativa para aumentar o acesso à educação e ao emprego para pessoas com deficiência visual. Ele tem ampla experiência com projetos nas áreas de redução de pobreza, tecnologia, e deficiência. Antes disso foi Diretor Adjunto do Banco UBS em Zurique. Também trabalhou no Centro de Comércio Internacional UNCTAD/OMC, agência da ONU em Genebra, onde desenvolveu a primeira metodologia para a inclusão de pessoas com deficiência na exportação de serviços. Fernando também liderou o desenvolvimento, em Nova Iorque, do eSightCareers, o primeiro serviço na web de apoio para melhorar as oportunidades de pessoas com deficiência visual. Ele é graduado pela Universidade de Cornell e fez mestrado na Universidade de Georgetown.

PALESTRA: contou sua história pessoal e aforma que a deficiência visual nunca foi impeditivo para ele lutar pelos seus ideais. Acredita que, apesar das dificuldades, tudo depende da iniciativa do indivíduo.

TEDx-252 (2)Kauanna Ferreira

É presidente da Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano (ODPH), instituição voltada para a educação de crianças residentes na comunidade Vila Torres. Quando tinha 16 anos recebeu um convite para participar de um projeto que atraísse a atenção de crianças e adolescentes, que são alvo do tráfico de drogas da região. A ideia era acolhê-los e tirá-los das ruas. Acredita que o necessário é o acolhimento, aconselhamento, confiança e determinação.

PALESTRA: contou sua história pessoal com a comunidade, disse que convidava as crianças que encontrava pelo caminho para ler histórias na praça com ela. Acredita que todos recebem muitos convites na vida, mas devemos selecionar os melhores. “Todos podem fazer mais”.

TEDx-262 (2)Luana Lobo

É sócia e diretora da Maria Farinha Filmes. Pós graduada em Produção Executiva e Distribuição para Cinema, TV e novas mídias na New York Film Academy, em Los Angeles, e na University of Arts em Londres. Trabalhou na 20th Century Fox e Lionsgate. Entre seus filmes, os premiados que se destacam são: “Teus Olhos Meus”, “Minutos Atrás”, “Muito Além do Peso”, “Tarja Branca”, “Bikes vs. Carros” e “Território do Brincar”.

PALESTRA: iniciou assim: “Será que a gente poderia mudar o mundo sentado no sofá, assistindo um filme e comendo pipoca? (…) Os filmes podem sim inspirar transformações reais.” Ela acredita que filmes são inspiração, emoção e informação. A mudança no mundo se dá a partir da mistura de filmes relevantes e pessoas interessadas.

 

Rogê Du CerradoTEDx-267 (2)

É membro fundador da Grande Roda de Tambores, percussionista e professor de percussão. Acredita que tambores pode trazer disciplina para as pessoas.

PALESTRA: de um jeito bem extrovertido colocou a plateia para batucar e sentir o ritmo dos chocalhos.

Todas as palestras foram inspiradoras e o que todos eles têm em comum é a vontade de fazer a diferença. Eles são pessoas que fazem em vez de dar desculpas ou reclamar das dificuldades.