O Teatro Guaíra recebe a partir desta terça-feira (14) a exposição “Incluídos – O Universo Fantástico da Solidariedade” do Instituto Pró-Cidadania. Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Teatro Guaíra e Banco do Brasil, a exposição também vai percorrer cidades do Paraná.

Com fotografias de Peter Lorenzo, a mostra empodera as pessoas por meio de um universo fantástico. Os modelos são usuários atendidos em diferentes serviços de assistência social de Curitiba – asilos, casas de acolhimento, projetos sociais e unidades de atendimento à população em situação de rua -, que nas imagens da mostra são reis, mágicos, guerreiros, viajantes, sonhadores e divas.

De acordo com a gerente de Inovação do Pró-Cidadania, Berenice Mendes, também diretora geral da exposição, o objetivo é, a partir da arte, mostrar as possibilidades de recomeço. “Ao todo, 24 pessoas foram personagens do universo fantástico da solidariedade, universo que, para nós, mostra toda a capacidade do ser humano de se reinventar e começar de novo”, explica.

Pré-produção

Desde a sua concepção, o projeto “Incluídos “buscou o fortalecimento e o reconhecimentos dos seus personagens. “Os modelos do projeto são alcoolistas, moradores de rua, desempregados, idosos abandonados, transtornados mentais. São pessoas, não invisíveis. E precisam ser tratados como tal, precisam ser enxergados”, finaliza Berenice.

Já para Peter Lorenzo, fotografar essa ideia foi desafiador. “Em mais de 40 anos de fotografia vivi inúmeras situações. Mas ao fotografar o conceito do ´Universo Fantástico da Solidariedade´ experimentei um sabor distinto. Sabia que encontraria no estúdio um conjunto de vidas amargas e outras protegidas. E, ali, a entrega desinteressada de cada um fez surgir o olhar, o riso, a expressão. Todos brilharam e se viram no resultado apresentado no monitor do computador e, então, sorriram por se perceberem”, explicou.

Para o secretário estadual da Cultura, José Luiz Fiani, a exposição é uma oportunidade de promover a inclusão e a arte. “O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, acredita na arte como instrumento de inclusão social e cidadania. Contamos com a parceria de instituições, como o Instituto Pró-Cidadania, para desenvolvermos políticas públicas para a formação humana. Desta forma conseguimos produzir ações que valorizem a vida e o bem estar dos paranaenses”.

A exposição no Guaíra fica em cartaz até o dia 28 de abril e a entrada é gratuita de segunda a sexta-feira das 13h às 17h.

“Incluídos – O Universo Fantástico da Solidariedade” tem o apoio da Arte Lux Produções, Teatro Guaíra, Locall – Cinema e Televisão, Master Comunicação, Ticollor – Soluções em Imagem e Tamanduá – Iluminação e Som, Espaço Excêntrico Mauro Zanatta e HumanoMundo – Teatro de Sensibilização Social.

O Pró-Cidadania

Atuando há mais de 30 anos na área da assistência social em Curitiba, o Pró-Cidadania – Instituto Socioambiental é uma associação civil sem fins lucrativosque atende entidades sociais por meio de repasses contínuos (itens diversos e alimentos), assessoria e projetos sociais que atendem famílias e pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.