Quando o assunto é viagem de trem e luxuosas litorinas o pensamento nos remete, imediatamente, aos encantadores destinos europeus e suas variadas possibilidades de turismo ferroviário. O que poucos brasileiros sabem é que o país oferece opções adoráveis e muito charmosas de viagens deste gênero, e uma Litorina de Luxo eleita pelo “The Wall Street Journal” – jornal de maior circulação nos Estados Unidos – como um dos três passeios de luxo sobre trilhos mais interessantes do mundo.
A Litorina de Luxo, única no país, é um dos trens operados pela Serra Verde Express, no Paraná, e percorre uma ferrovia centenária e especial. Com mais de 130 anos de idade, a estrada de ferro é considerada umas das cem obras de engenharia mais importantes do Brasil e está localizada em uma das porções mais preservadas de Mata Atlântica do país. Túneis, pontes, picos e montanhas ligam Curitiba ao litoral do estado e é neste cenário que circulam a Litorina de Luxo e o Trem da Serra do Mar, dois dos passeios turísticos mais procurados no Paraná.
O ponto de partida da viagem é a Estação Ferroviária de Curitiba e o destino final é a histórica cidade de Morretes. A beleza do trajeto torna-se exuberante em trechos que passam pelo conjunto montanhoso do Marumbi, Cascata Véu da Noiva e tem como ápice a Ponte São João, inaugurada em 1885, e que até hoje tira o fôlego dos viajantes que passam pelo seu vão livre de 110 metros de altura.
Pouco mais de três horas depois acontece a chegada a Morretes, momento em que o passeio ganha status gastronômico em um almoço tradicional com o famoso “barreado” prato típico da culinária local. O nome vem da expressão “barrear”, de panela de barro. Trazido pelos portugueses que chegaram ao estado no século XVIII, até hoje é preparado com as mesmas características e temperos de 300 anos. Elaborado com pedaços de carne vermelha como patinho ou coxão mole e toucinho e cozidos por cerca de 12 horas em panela de barro vedada, o prato acompanha farinha de mandioca e costuma ser apreciado com bananas assadas ou fritas.
Após o almoço, os passageiros embarcam em um city tour pelas cidades de Morretes e Antonina. A primeira, fundada no início século XVIII, preserva a arquitetura antiga dos seus casarões e igrejas como a Nossa Senhora do Porto, padroeira da cidade e fundada em 1849, e a de São Benedito, construída em 1865 para que escravos e negros pudessem frequentá-la livremente. Na segunda parada da viagem, em Antonina, os viajantes conhecem a cidade que foi fundada em 1714, e no início de 2012 obteve o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico de Artístico Nacional (IPHAN) que decretou o tombamento do seu centro histórico. A região foi uma das primeiras áreas exploradas pela Coroa Portuguesa no Sul do Brasil por ser considerada estratégica na busca por índios e metais preciosos. Atualmente, Antonina tem forte vocação cultural, realiza o carnaval mais famoso do Paraná e mantém viva a tradição das serestas.
O retorno a Curitiba acontece ao final da tarde, com uma viagem pela encantadora Estrada da Graciosa, antigo percurso dos tropeiros e cuja construção, em meio à mata atlântica, data do século XIX. Orgulho dos paranaenses e um dos símbolos do estado, a Graciosa foi declarada pela UNESCO, em 1993, área de Reserva da Biosfera por conta das abundantes fauna e flora locais. A paisagem exuberante enche os olhos e todos os sentidos dos turistas que, no retorno à Curitiba, se despedem da estonteante natureza com um belo espetáculo de pôr do sol.
Fotos: Patryck Madeira / Curitiba Cult
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em A Última Sessão, acompanhamos o menino Samay em sua descoberta do mundo mágico do cinema. Nessa história sensível, em uma cidade no interior da Índia, o menino de 9 anos assiste um filme no Galaxy Cinema e sua vida muda completamente e uma paixão feroz começa. Samay passa a faltar às aulas do colégio e a roubar um pouco de dinheiro da casa de chá de seu pai para assistir filmes. Com um desejo enorme de se tornar cineasta, Samay conhece Fazal, o projecionista do cinema e os dois fazem um acordo: Samay traz para Fazal as deliciosas comidas preparadas por sua mãe, enquanto Fazal permite que Samay veja infinitos filmes todos os dias na sala de projeção. Uma amizade profunda é forjada pelos dois e, logo, é colocada a teste graças a escolhas difíceis e transformações nacionais importantes. Agora, para perseguir seu sonho, Samay deve deixar tudo o que ama e voar para encontrar o que mais deseja.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Marcello Mio, Chiara (Chiara Mastroianni), filha dos icônicos Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve (Catherine Deneuve), é uma atriz que vive um verão de intensa crise existencial. Insatisfeita com sua própria vida, ela começa a se questionar sobre sua identidade e, em um momento de desespero, afirma a si mesma que preferiria viver a vida de seu pai, uma lenda do cinema, do que enfrentar a sua realidade. Determinada, Chiara começa a imitar Marcello em tudo: veste-se como ele, adota seu jeito de falar, respira como ele. Sua obsessão é tamanha que, com o tempo, as pessoas ao seu redor começam a entrar nessa sua estranha transformação, passando a chamá-la de Marcello. Em um jogo de espelhos entre passado e presente, Marcello Mio explora a busca por identidade, legado e o impacto da fama na vida pessoal de uma mulher perdida em sua própria sombra.
Data de Lançamento: 11 de dezembro
O grupo de K-pop NCT DREAM apresenta sua terceira turnê mundial nesse concerto-documentário único. Gravada no icônico Gocheok Sky Dome, em Seul, a apresentação reúne um espetáculo vibrante, com coreografias e performances extraordinárias. O filme ainda conta com cenas de bastidores, mostrando o esforço depositado para dar vida a um show dessa magnitude. O concerto se baseia na história do Mystery Lab, um conceito cunhado pelo grupo. NCT DREAM Mystery Lab: DREAM( )SCAPE dá o testemunho de uma grandiosa turnê.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Queer é um filme de drama histórico dirigido por Luca Guadagnino, baseado na obra homônima de William S. Burroughs e inspirado em Adelbert Lewis Marker, um ex-militar da Marinha dos Estados Unidos. A trama segue a vida de Lee (Daniel Craig), um expatriado americano que se encontra na Cidade do México após ser dispensado da Marinha. Lee vive entre estudantes universitários americanos e donos de bares que, como ele, sobrevivem com empregos de meio período e benefícios do GI Bill, uma lei que auxiliou veteranos da Segunda Guerra Mundial. Em meio à vida boêmia da cidade, Lee conhece Allerton (Drew Starkey), um jovem por quem desenvolve uma intensa paixão. O filme explora temas de solidão, desejo e a busca por identidade em um cenário pós-guerra, com uma ambientação que retrata fielmente a atmosfera da Cidade do México nos anos 1950.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
A Different Man, é um thirller psicológico, dirigido e roteirizado por Aaron Schimberg, terá a história focada no aspirante a ator Edward (Sebastian Stan), no qual é submetido a passar por um procedimento médico radical para transformar de forma completa e drástica a sua aparência. No entanto, o seu novo rosto dos sonhos, da mesma forma rápida que veio se foi, uma vez que o mesmo se torna em um grande pesadelo. O que acontece é que, por conta da sua nova aparência, Edward perde o papel que nasceu para interpretar. Desolado e sentindo o desespero tomar conta, Edward fica obcecado em recuperar o que foi perdido.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
As Polacas é um drama nacional dirigido por João Jardim e selecionado para o Festival do Rio de 2023. O filme é inspirado na história real das mulheres que chegaram ao Brasil vindas da Polônia em 1867 com a esperança de uma vida melhor. Fugindo da perseguição aos judeus e da guerra na Europa, o longa acompanha a saga de Rebeca (Valentina Herszage), uma fugitiva polonesa que vem ao Brasil com o filho, Joseph, para reencontrar o esposo e começar a vida do zero. Porém, as promessas caem por terra quando, ao chegar no Rio de Janeiro, a mulher descobre que o marido morreu e, agora, está sozinha em um país desconhecido. Até que seu caminho cruza com o de Tzvi (Caco Ciocler), um dono de bordel envolvido com o tráfico de mulheres que faz de Rebeca seu novo alvo. Refém de uma rede de prostituição, Rebecca se alia às outras mulheres na mesma situação para lutar por liberdade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Do aclamado diretor Alejandro Monteverde, conhecido por Som da Liberdade, Cabrini, narra a extraordinária jornada de Francesca Cabrini (Cristiana Dell’Anna), uma imigrante italiana que chega a Nova York em 1889. Enfrentando um cenário de doenças, crimes e crianças abandonadas, Cabrini não se deixa abater. Determinada a mudar a realidade dos mais vulneráveis, ela ousa desafiar o prefeito hostil em busca de moradia e assistência médica. Com seu inglês precário e saúde fragilizada, Cabrini utiliza sua mente empreendedora para construir um império de esperança e solidariedade. Acompanhe a ascensão dessa mulher audaciosa, que, enfrentando o sexismo e a aversão anti-italiana da época, se torna uma das grandes empreendedoras do século XIX, transformando vidas e deixando um legado de compaixão em meio à adversidade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Kraven – O Caçador, acompanhamos a história de origem de um dos vilões da franquia Homem-Aranha. De origem russa, Kraven (Aaron Taylor-Johnson) vem de um lar criminoso e de uma família de caçadores. Seus poderes nascem de uma força sobrenatural e super humana que o faz um oponente destemido e habilidoso. A relação complexa com seu pai Nicolai Kravinoff (Russell Crowe) o leva para uma jornada de vingança e caos para se tornar um dos maiores e mais temidos caçadores de sua linhagem. De frente para questões familiares, Kraven mostra sua potência nesse spin-off.