Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme

Snoopy e Charlie Brown

Chega aos cinemas brasileiros nesta quinta (14) Snoopy e Charlie Brown – Peanuts, O Filme. Trata-se de uma animação americana baseada nas famosas tirinhas de Charles Schulz, chamadas de Peanuts, que eternizaram essa dupla e transformaram Snoopy em um dos cães mais conhecidos mundialmente. O filme é distribuído pela Fox, detentora dos direitos cinematográficos, e realizado pela Blue Sky, responsável por ‘A Era do Gelo’ e ‘Rio’.

A trama aqui acompanha o atrapalhado Charlie Brown e sua turma nos últimos dias de aula, quando o protagonista se apaixona pela garota ruiva recém-chegada e faz de tudo para impressioná-la. Enquanto isso, Snoopy delira em seus combates aéreos ao lado de seu fiel escudeiro Woodstock.

O modo como a animação foi feita aqui é no mínimo inovadora no cinema, pois, além de contar com uma produção gráfica espetacular, temos a presença dos antigos traços esboçados de Schulz colocados sobre os bonecos animados. Ou seja, temos uma junção de desenho típico dos cartoons com figuras tridimensionais simples em meio a ambientes que parecem até reais. É algo completamente diferente de tudo já visto até hoje, tão diferente que chega a causar certa estranheza inicialmente.

Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, o Filme, inova na apresentação gráfica

Ainda contamos com vários momentos em que os desenhos originais em 2D aparecem, principalmente nos pensamentos dos personagens onde tudo vira preto e branco em linha única, fora a aparição de onomatopeias e das falas de trompete dos adultos, além das próprias características de cada personagem estarem bem representadas na telona. Os gostos e roupas usuais se mostram acertados, assim como a personalidade de cada um da turma.

Se o filme é um deleite visual em termos gráficos e nostálgicos, o problema se encontra na forma como isso foi usado: em uma história perdida, desacreditada e que acabou utilizando pouco do tanto que o nome Peanuts tinha a oferecer. São muitos minutos perdidos focados em um Charlie Brown sozinho e mais minutos ainda jogados fora com a fraquíssima trama de piloto aéreo do Snoopy. Não existe uma ligação bem feita entre as cenas, parece uma junção de vários esquetes em sequência, o que deixa o longa cansativo. Faltou um trabalho melhor para o enredo que não conseguiu ser salvo nem mesmo com o belo gráfico utilizado.

Ponto forte

É interessante trazer Charlie Brown e Snoopy para as novas gerações, ainda mais com um filme bem família e infantil. Rever cenas clássicas, personagens marcantes e atrapalhadas da turma é sempre válido.

Ponto fraco

O roteiro mal-elaborado e que parece ter subestimado o potencial dos personagens. Deixando de lado muitas coisas legais, ou abordando pouco, e dando espaço para conflitos românticos tanto de Charlie Brown quanto do próprio Snoopy.

Nota: 5,5

Trailer – Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme

Por Adalberto Juliatto
18/01/2016 09h26