O segundo filme da Marvel, depois dos adiamentos causados pela pandemia, finalmente chegou ao cinema e cumpriu o que prometeu. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, protagonizado por Simu Liu, mostra a evolução do estúdio e a capacidade que eles adquiriram ao longo dos anos em contar novas histórias, que além de ousadas, têm um significado além das salas de cinema.
Shang-Chi, que atualmente responde por Shaun, foi treinado desde criança por seu pai, chefe de uma organização criminosa, para ser um assassino. Depois de ser enviado para uma missão, Shang-Chi decide fugir e passa 10 anos vivendo uma vida comum nos Estados Unidos, onde conhece Katy, personagem de Awkwafina. Quando os homens de seu pai vêm atrás do colar deixado por sua mãe, a vida do herói vira de cabeça para baixo embarcando numa aventura em busca de suas raízes, sempre acompanhado de sua melhor amiga.
Assim como Pantera Negra, o novo herói do Universo Cinematográfico da Marvel se torna especialmente relevante por conta de sua representatividade. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é o primeiro filme do estúdio a ter um elenco majoritariamente asiático, trazendo também extensivos diálogos em mandarim, feito inédito na Marvel. Esse tipo de história tão centralizada no orientalismo tem um peso ainda maior em tempos de covid, onde a comunidade asiática tem sido alvo de xenofobia ao redor do mundo.
Infelizmente, Shang-Chi, diferente de T’Challa, não foi introduzido ao universo numa produção anterior, o que fez com que o roteiro repetidamente usasse de acontecimentos passados do UCM – e até mesmo personagens – para fazer a história andar. Os flashbacks da linha temporal da Marvel e os da história do protagonista tornam o filme cansativo em certos momentos.
Depois de Doutor Estranho e WandaVision os horizontes da Marvel se expandiram, o que fica claro nesse filme. O estúdio se tornou mais corajoso, sem medo de explorar histórias mais místicas, como é o caso de Shang-Chi e os títulos já mencionados. No longa, os fãs são introduzidos a diversos tipos de magia e criaturas místicas com a mesma fluidez que os simples filmes de soldado foram apresentados no passado.
Além disso, mais uma vez um filme da casa explora um novo gênero. A produção traz consigo o “feeling” dos filmes de artes marciais que já conhecemos mas com uma roupagem única. A qualidade das cenas de luta adicionadas a um roteiro inteligente e ponderado revela os novos caminhos que os próximos filmes da produtora podem percorrer.
Shang-Chi explora temáticas além da dicotômica disputa entre vilão e mocinho. Depois dos títulos lançados exclusivamente no Disney+, o público espera mais uma camada dramática nas tramas do estúdio. Aqui além de “vilão”, Mandarim também é o pai de Shang-Chi e a sua motivação não é pautada em uma busca de poder, e sim no luto, no desejo de trazer de volta alguém que já se foi. O herói se vê lutando 1- contra o seu pai 2- tentando salvar a memória e a família de sua mãe, tudo isso enquanto tenta descobrir quem é, o que torna a performance de Liu e Tony Leung, que interpreta Mandarim, ainda mais marcante. Apesar do conflito entre pai-filho-família ser bem fundamentado na história, a autodescoberta do protagonista soa como uma decisão de última hora.
A personagem de Awkwafina também traz à mesa a sua própria jornada de autoconhecimento, que se mostra muito relacionável entre os jovens da idade dela, especialmente em tempos como esse, onde depois de um acontecimento em âmbito mundial se encontram sem direção. A performance da atriz também acrescenta positivamente no filme, sendo muito mais que o alívio cômico, lugar monótono que era esperado que Awkwafina assumisse por sua experiência em comédia.
No mais, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis se mostra um filme completo, inovando nos limites do estúdio e trazendo performances memoráveis.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Shirley é o retrato íntimo do ícone político pioneiro Shirley Chisholm, a primeira congressista negra e a primeira mulher negra a concorrer à presidência dos EUA, e o custo da realização para a própria Shirley. Este filme contará a história da campanha presidencial histórica e revolucionária de Chisholm, baseada em conversas exclusivas e extensas com familiares, amigos e aqueles que a conheceram melhor.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Remake do filme Matador de Aluguel que foi lançado em 1989 e estrelado por Patrick Swayze no papel de um segurança em um turbulento bar. No remake, um ex-lutador de UFC (Jake Gyllenhaal) aceita um emprego como segurança em uma estalagem em Florida Keys, mas logo descobre que nem tudo é o que parece neste paraíso tropical.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Em No Submundo de Moscou, o famoso diretor de teatro Konstantin Stanislavsky (Konstantin Kryukov) está atrás de inspirações para a sua nova peça, decide ir até as favelas de Moscou, com ajuda de Vladimir Gilyarovsky (Mikhail Porechenkov), um especialista nesse assunto. A dupla acaba encontrando o bairro Khitrovka que é conhecido por resisdir muitos bandidos e acabam envolvidos em uma investigação do assassinato de um shik indiano com um passado misterioso.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Inspirado em uma das músicas mais famosas do compositor e sambista brasileiro Adoniran Barbosa, o filme Saudosa Maloca apresenta um já velho Adoniran Barbosa (Paulo Miklos) narrando suas histórias de uma São Paulo que já não existe mais para Cicero (Sidney Santiago), um jovem garçom de um bar. Com falas e personagens eternizados nos sambas do compositor, ele relembra a vivência na maloca com seus amigos Mato Grosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado), além da paixão deles por Iracema (Leilah Moreno). Com a ajuda do samba, o grupo de amigos sobrevive, mas tem suas vidas ameaçadas quando o bairro do Bixiga começa a passar por grandes transformações e a metrópole é lentamente engolida pelo “pogréssio”.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Depois de três aventuras arriscando sua própria vida para derrotar os mais poderosos vilões, Po, o Grande Dragão Guerreiro( Jack Black) é escolhido para se tornar o Líder Espiritual do Vale da Paz. A escolha em si já problemática ao colocar o mestre de kung fu mais improvável do mundo em um cargo como esse e além disso, ele precisa encontrar e treinar um novo Dragão Guerreiro antes de assumir a honrada posição e a pessoa certa parece ser Zhen (Awkwafina) uma raposa com muitas habilidades, mas que não gosta muito da ideia de ser treinada. Como se os desafios já não fossem o bastante, a Camaleoa (Viola Davis), uma feiticeira perversa, tenta trazer de volta todos os vilões derrotados por Po do reino espiritual.