“Segredos”, no MON, será a maior exposição já realizada pelos artistas OSGEMEOS

A exposição “OSGEMEOS: Segredos”, uma produção original da Pinacoteca de São Paulo antecipada pela pintura realizada na fachada do Museu Oscar Niemeyer, estará aberta ao público a partir do dia 18 de setembro. As obras estarão nos espaços do Olho e da Torre do Olho, e para prestigiar é necessário adquirir previamente o ingresso, com hora marcada, on-line.

O público poderá conferir mais de 850 itens, sendo eles pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, desenhos e cadernos de anotações. Segundo a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, os elementos presentes nas obras d’OSGEMEOS são alegres e nos inspiram ao fazer a travessia entre o agora e uma nova fase, pós-pandemia. “Seus traços retratam o dia a dia das grandes cidades e suas obras nos levam a uma imersão que revela pertencimento e identidade a símbolos locais e cotidianos, que nos conectam ao lúdico”, diz ela.

A superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, falou sobre a importância da obra em espaços públicos em tempos de pandemia. “Estamos muito felizes em receber a exposição Segredos, que sela definitivamente a paixão do grande público por essa arte”, comenta. “É muito interessante perceber como OSGEMEOS conseguem transitar entre a arte urbana e o museu tornando seus desenhos cheios de representação acessíveis a todos”.

A exposição “OSGEMEOS: Segredos” examina a produção dos artistas desde o começo da década de 1980 até a atualidade. Segundo o curador da mostra, Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo, a mostra é a maior já realizada pelos artistas.

O título “Segredos” vem do objetivo da mostra de revelar novas visões da obra d’OSGEMEOS. Entre os itens expostos, há objetos pessoais como cadernos, fotos, desenhos e pinturas abrangem a infância dos dois irmãos e suas vidas até os dias de hoje. Estes elementos estão sendo apresentados ao público pela primeira vez, trazendo estudos que resultaram no surgimento de seus personagens icônicos. Também estão expostas influências artísticas e colaborações.

Os artistas

Gustavo Pandolfo e Otávio Pandolfo são irmãos e nasceram em São Paulo, no ano de 1974. Começaram a produzir na época em que a cultura do hip hop chegou ao Brasil, e sempre estiveram inseridos em um contexto urbano com influência da musica, dança e muralismo.

Em seus trabalhos alegres e com estilo singular, os artistas contam histórias, algumas autobiográficas, envolvendo fantasia, relações afetivas, questionamentos, sonhos e experiências de vida. Eles possuem um ateliê no bairro que passaram sua infância e juventude, o Cambuci. A partir da década de 1990, seus graffitis, telas e esculturas ultrapassaram os limites bidimensionais, resultando em obras com um universo próprio entre o sonho e a realidade.

A carreira dos irmãos conta com participações em mostras nas principais instituições internacionais, como o Hamburger Bahnhof, em Berlim, em 2019, com um projeto concebido em parceria com o grupo berlinense de breakdance Flying Steps – um dos mais premiados mundialmente; a Vancouver Biennale, Canada (2014); o MOCA – Museum of Contemporary Art, em Los Angeles (2011); o MOT – Museum of Contemporary Art Tokyo, em Tóquio, Japão (2008) e a Tate Modern, em Londres, Reino Unido (2008), onde os artistas pintaram a fachada, e a Trienale de Milão (2006), entre outros. Ao longo de sua carreira, os irmãos também receberam convites para criar para os principais espaços públicos de mais de 60 países, incluindo Suécia, Alemanha, Portugal, Austrália, Cuba, Estados Unidos – com destaque para os telões eletrônicos da Times Square, em Nova York (2015) –, entre outros.

Serviço – “OSGEMEOS: Segredos”

Quando: a partir de 18 de setembro (sábado)

Onde: Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico

Horário: terça a domingo, das 10h às 18h

Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia) + taxas de conveniência

Vendas: https://museuoscarniemeyer.byinti.com/#/ticket/

Por Julia Schneider
10/09/2021 16h08