O filme de encerramento do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba trouxe arte e resistência para os cinemas. “Salão de Baile” foi exibido tanto no Cinemark Mueller quanto no Cine Passeio, em sessões lotadas. Vitã e Juru, que assinam a direção, estiveram presentes apresentando o filme, que retrata a comunidade ballroom do Rio de Janeiro, destacando pessoas negras LGBTQIAP+.
As pessoas diretoras, que fazem parte da comunidade ballroom, preparam uma festa especial para documentar a cena, acompanhando todo o preparo até as apresentações. O movimento é inspirado na cena nova-iorquina dos anos 1960 e 1970, quando pessoas trans negras, cansadas de serem excluídas dos espaços gays, formam seus próprios eventos, as “balls”. Desfile, dança, batalhas de poses e premiações marcam esse movimento – que ganha força no Brasil na década de 2010.
O documentário consegue apresentar as relações estabelecidas com a cena ballroom estadunidense e explicar como tantos termos em inglês ainda povoam o cenário nacional. Também mostra o lado mais brazuca da cena, como o batekoo.
O filme começa com a abertura da festa. Vitã e Juru capturam com precisão a energia do evento, com câmeras superiores, por trás dos jurados, e até quando entram em cena para os detalhes das danças. Entre as cenas do Ball, surgem as entrevistas. Divididas em “casas”, as participantes mostram apoio às amigas e competem com outras casas. “Salão de Baile” destaca bem a forma como uma casa não é só um grupo de pessoas – muitas vivem juntas, dividem apartamentos, constroem uma rede de apoio.
Ainda assim, há suas dificuldades. Quando o filme quase cai numa fórmula repetida (cena de baile intercalada com entrevista), uma ruptura revela que até nos espaços que buscam ser seguros há discordâncias. As balls tendem a ser espaços de acolhimento e celebração de belezas e vivências dissidentes, mas não estão livres de cair no erro do preconceito. Vitã e Juru humanizam as figuras retratadas, mostrando as dificuldades por trás do glamour.
Para explicar a origem das balls, o filme não recorre a imagem de arquivo, e sim a uma reconstituição do passado. As participantes se vestem de figuras centrais como Crystal LaBeija, fundadora da primeira casa que daria origem ao sistema das festas de baile. Uma crítica pontual à Madonna e apropriação cultural de voguing também é revisitada e entendida na cena atual.
“Salão de Baile” é um filme completo tanto para quem não teve contato com a cena até para quem já participa, pois traz as vivências únicas daquelas pessoas enquanto apresenta o que é a cultura ballroom nos detalhes. Tanto cenas do evento quanto de depoimentos e ensaios trazem imagens potentes e bem construídas, com registros criativos e imersivos. E a trilha sonora faz jus ao contexto, envolvendo do início ao fim do documentário.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
No documentário Frevo Michiles é apresentado a história de um dos maiores compositores vivo de frevo no país. Durante sua trajetória, Jota Michiles transformou o marcante ritmo pernambucano e eternizou o seu legado nas marchinhas carnavalescas. Sua visão de mundo poética e carnavalesca é o mote do documentário, esmiuçando sua originalidade e amor pela música. Com participação de artistas como Alceu Valença, Spok, Getúlio Cavalcanti e Edson Rodrigues é possível mergulhar no mundo criativo do compositor e reviver a alegria que ele trouxe para a alma do carnaval nacional.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em As Cores e Amores de Lore, uma série de encontros do cineasta Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch resulta numa investigação da trajetória artística de uma das artistas mais influentes da arte contemporânea brasileira. Conhecida como Lore, a pintora nasceu em 1926 na Alemanha e é a única discípula de Volpi, com quem teve uma relação criativa por muitos anos. Bodanzky faz um resgate do legado da pintora em seus últimos anos de vida e revela as complexidades por trás de sua veia artística e emoções. O filme acompanha a intimidade das longas conversas e dos depoimentos emocionantes dos dois artistas e traz um rico material de acervo comentado pela própria Eleonore. Em suas falas, a pintora discorre sobre seu processo artístico e sua vida íntima, assim como temas como sexualidade, feminismo e amadurecimento.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Aos Pedaços, Eurico Cruz (Emílio de Melo) mantém um relacionamento secreto com duas mulheres chamadas Ana. Ele vive entre duas casas idênticas: uma no deserto, outra à beira-mar. Cada uma habitada por uma das esposas: Ana e Anna. Certo dia, ele recebe a visita de Eleno e um bilhete anônimo assinado apenas por “A”, anunciando sua morte. A partir daí, sua vida se torna uma grande espiral de paranoia, desconfiado de seus dois amores e do resto das pessoas ao seu redor. Quem realmente o ameaça? Os espaços, os personagens, as suspeitas e as paixões se embaralham nesse quebra-cabeça que, cada vez mais, confunde realidade e obsessão.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Bridget Jones: Louca pelo Garoto acompanhamos a vida de mãe solteira e viúva de Bridget (Renée Zellweger) depois que seu marido Mark (Colin Firth) faleceu. Quatro anos se passaram e Bridget passa os dias cuidando de seus dois filhos Billy, de 9 anos, e Mabel, de 4 anos. Vivendo nesse limbo entre o luto e a vontade de seguir em frente, Bridget pensa em voltar a namorar, encorajada por seus amigos fiéis, sua ginecologista Dra. Rawlings (Emma Thompson) e até mesmo seu antigo amor, e agora amigo, Daniel Cleaver (Hugh Grant). De volta na pista, Bridget entra nos aplicativos de namoro e precisa conciliar seu trabalho, vida amorosa e obrigações domésticas e maternas, enquanto também enfrenta a legião de mães perfeitas da escola, lida com a saudade que Billy sente do pai e vive situações constrangedores (e potencialmente atraentes) com o professor de ciências das crianças Mr. Wallaker (Chiwetel Ejiofor).
Data de lançamento: 13 de novembro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Capitão América: Admirável Mundo Novo é o próximo filme do famoso herói da Marvel. Desta vez, o filme dá continuidade à minissérie de televisão Falcão e o Soldado Invernal, onde o escudo está nas mãos de Sam Wilson (Anthony Mackie), após Steve Rogers (Chris Evans) o entregar em Vingadores: Ultimato. Durante a série, Sam aceita seu dever como o novo Capitão América ao lado de Bucky Barnes (Sebastian Stan). Admirável Mundo Novo compõe a Fase Cinco do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O enredo promete explorar os desafios e responsabilidades de Wilson em seu novo papel, enquanto enfrenta novas ameaças e aliados inesperados. A direção está a cargo de Julius Onah, conhecido por seu trabalho em The Cloverfield Paradox, e o roteiro foi escrito por Malcolm Spellman, que também foi o showrunner de Falcão e o Soldado Invernal.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.