Dia de chuva em Curitiba, Teatro Guaíra bastante cheio e Bruno Mazzeo no palco. A proposta, entretanto, não é assistir uma peça de teatro, e sim, praticamente, um show de stand up comedy, em que há apenas o humorista e o microfone. Sexo, Drogas e Rock n’Roll é uma breve seleção de esquetes em que Mazzeo, durante o show inteiro, com uma simples camiseta preta e calça jeans básica, representa caricaturas da vida de quem trabalha no mundo artístico.
Além da simplicidade proposital do figurino e elementos de cena, o espetáculo explora a inovação, mesmo que pouco, em um cenário visualmente bonito e dinâmico. Ironicamente, o cenário quase inovador só aparece quando Bruno Mazzeo não está no palco. E são nesses momentos, também, que o Rock dá as caras na apresentação, ao tocar pedaços de músicas consagradas do rock internacional enquanto Bruno sai por um lado e volta por outro trazendo uma cadeira, charuto ou garrafa de cerveja para interpretar o novo personagem.
De todas as três premissas do show (sexo, drogas e rock n’ roll) em primeiro lugar é mais fácil perceber, e aceitar, o rock. Fica mais evidente, já que a cada passagem de “cena” temos uma música que funciona como lembrança e praticamente nos diz: “Aqui está o Rock do nome que demos para o espetáculo, mas você também pode encontrar ele no perfil de algumas personagens”. Já para as drogas, temos uma discussão e ironização mais profunda, ao escutar o discurso de alguns personagens sobre o tema. Funciona sim como uma crítica ao tema, mas essa reflexão já é menos escancarada e depende da pró-atividade de cada espectador. Por fim, sobre o sexo, a dinâmica é outra. Não existe nada explícito, não existe nada fácil de entender. É, no entanto, a discussão mais difícil de perceber pois não fala sobre o sexo que está instantaneamente ligado ao rock, e sim sobre o que talvez o rock tenha deixado de herança para o sexo. Uma postura e visão masculina, não generalizando, sobre o tema.
Mesmo com esse nome, o espetáculo não é de todo óbvio. É capaz de surpreender ao abordar as questões citadas no parágrafo anterior. Porém, o que prejudica e deturpa a proposta de função social é o próprio ator. O nome e a fama que trazem quase duas mil pessoas ao Teatro Guaíra não permitem que a leitura seja mais profunda. Corre-se o risco de dizer, ainda, que o público curitibano é o público mais acolhedor e simpático do país, contra qualquer estereótipo que tenha sido criado. Ri de qualquer piada e da mais simples associação feita por Bruno Mazzeo. Talvez o show não tenha sido feito para rir, prontamente, a qualquer pausa ou frase de efeito. E talvez, se fosse um ator iniciante, sem o aporte global de Mazzeo, o espetáculo fosse uma b$#*@.
Serviço:
Sexo, Drogas e Rock n’ Roll
Últimas apresentações nesta segunda, dia 31/03 às 19h e 21h.
Teatro Guaíra – Aud. Bento Munhoz da Rocha
Gustavo Panacioni, especial para o Curitiba Cult.
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Minions 2: A Origem de Gru é a continuação das aventuras dos Minions, e desta vez, eles ajudam um Gru ainda criança, descobrindo como ser vilão. Na década de 1970, Gru está crescendo no subúrbio. Fã de um grupo de supervilões conhecido como Vicious 6, Gru traça um plano para se tornar malvado o suficiente para se juntar a eles.
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 3 de julho de 2022
Nesta série original da HBO Latin America que se passa em um Brasil que aprovou a descriminalização da maconha, o jovem traficante Biriba enfrenta um dilema: permanecer no mundo do crime ou tentar a sorte na legalidade. Mas fugir da sua antiga vida não será tão fácil quanto parece.
Data de Lançamento: 29 de junho