‘Rock Dog: No Faro do Sucesso’ e o problema da zona de conforto nas animações

O mercado cinematográfico voltado ao público infantil segue em alta com o lançamento cada vez mais constante de animações. Rock Dog: No Faro do Sucesso é o mais novo exemplar que busca alcançar o auge e bater de frente com produções oriundas da ‘Disney/Pixar’ e ‘DreamWorks’. E infelizmente não será dessa vez.

A produção do filme foi feita inteiramente por chineses (lá foi lançado inacreditáveis 10 meses atrás) e ele é baseado numa história da região, talvez esses sejam os únicos pontos de “grande” diferença no longa. Rock Dog: No Faro do Sucesso acompanha o sonho de um Mastiff Tibetano chamado Bodi, que foi criado para cuidar de ovelhas e que na verdade deseja se tornar um astro da música.

A direção, história e roteiro são de Ash Brannon (dividindo os últimos quesitos com o criador do mangá que originou tudo, Zheng Jun). Ash já tem certo repertório coadjuvante na produção de animações, incluindo os dois primeiros ‘Toy Story’ e ‘Vida de Inseto’, e aqui teve a chance de brilhar. Porém, Rock Dog é escancaradamente um trabalho feito com medo de arriscar e isso o torna morno em tudo.

É visível o quanto essa trama já é batida, tipo uma jornada do herói para crianças, que não serve quando é reproduzida de forma tão desleixada. Temos o protagonista (Bodi) que não está contente com sua vida e decide se aventurar mundo afora em busca de seu sonho, mas não antes de dificultar a relação com o pai e causar problemas ao vilarejo. Rock Dog deixa claro os caminhos que irá tomar e mesmo com alguns elementos que poderiam ser bem explorados, tudo é articulado na maneira mais simples possível.

Obviamente existem alguns momentos fofos, assim como grande parte das animações, e boas tentativas de emplacar na mescla de poderes/música. Só que não vai pra frente, empaca e não conseguimos sentir o que Rock Dog deveria repassar. Investir em animais como protagonistas, com teor musical e diversos momentos de humor bobo mostram a falta de vontade de querer algo maior (até mesmo a qualidade gráfica é bem fraca). Rock Dog está ali, firme na zona de conforto para tentar arrancar algum sorriso amarelo e só.

Nota: 3,5

Trailer – Rock Dog: No Faro do Sucesso

Por Adalberto Juliatto
04/05/2017 17h08