Um ser humano que seja capaz de expressar de modo eloquente todo o seu imaginário e seu subconsciente; dando forma às suas angústias sexuais, suas alegrias mais serenas, seus devaneios amorosos, seus traumas afetivos e suas desilusões pessoais, bem como seu mal-estar ante a inevitabilidade da morte e a casualidade da vida, estará inequivocamente traduzindo a experiência de seus pares e de seus contemporâneos. Poderia haver outro propósito na arte?
Ingmar Bergman, cineasta sueco, teria completado 100 anos em 2018. Certamente, um dos mais celebrados diretores de cinema de todos os tempos.
Sua carreira – prolífica no teatro, no cinema e na televisão – parece ter sido uma de suas escassas forças terapêuticas. Ali, entre o desamparo metafísico dos personagens de Luz de Inverno ou a desesperada tentativa de racionalização da morte em O Sétimo Selo, Bergman expurga seus próprios demônios.
Em seu exercício de imersão psicológica autobiográfica – mais aparente em filmes como Morangos Silvestres ou Fanny e Alexander –, ele resgata das profundezas de sua alma o que há de mais humano em cada um de nós. Eis a força catártica de sua obra.
O mal-estar de Bergman não é individualista; ele é generoso. Ele é o mal-estar civilizatório, que se faz latente em todo ser que respira, caminha e pensa. Ao falar de si, Bergman expressa o sentimento da coletividade frente o mundo, bem como a solidão, reificação e alienação individual.
Cineasta do pós-guerra, de uma sociedade desacreditada no progresso humano e horrorizada com a ambivalência bárbara do processo civilizatório, Bergman se recusa a buscar respostas fáceis ou soluções simplistas em um pessimismo cataclísmico e apocalíptico. Diferentemente de um outro célebre realizador escandinavo, Bergman dialoga e se encaixa numa tradição artística, cultural e filosófica humanista – o que requer sensibilidade.
Isso significa dizer que, em seus filmes, o drama e as aflições humanas não se encerram em si; mas são produtos de uma sociedade doente que pode ser superada pelo esforço individual e coletivo, a caminho da construção de um mundo melhor.
Seja praticando uma inspeção minuciosa acerca do grave e oneroso fardo dos compromissos e obrigações familiares em Gritos e Sussuros, ou sofrendo os tormentos do processo de anulação de identidade em Persona, Bergman insiste em deixar caminhos abertos para que seus personagens sejam capazes de trilhar uma saída para o sofrimento; seja na contemplação de tudo o que há de belo e harmônico, seja na insistência coletiva de seguir-se em frente, apoiando-nos uns nos outros.
Merecidamente, o diretor falecido em 2007, ganha uma retrospectiva no Cine Passeio, com a exibição de cinco de seus mais famosos longas. A mostra também exibirá um documentário acerca da vida do cineasta – Bergman 100 anos, dirigido por Jane Magnusson – que curiosamente nos oferece uma pérola; a confissão do diretor sobre qual seria a cena pela qual ele teria maior apreço em toda sua filmografia. A revelação diz muito; o close-up final no rosto do Dr. Isak Borg (Victor Sjöström) enquanto ele contempla as reminiscências agridoces de sua vida, com um olhar sereno e resignado.
02 de maio, às 18h – Bergman 100 Anos. Suécia, 2018. Dir.: Jane Magnusson
03 de maio, às 18h – O Sétimo Selo. Suécia, 1957. Dir.: Ingmar Bergman
04 de maio, às 14h – Palestra: Bergman, o Mestre das Obras Primas – com Ernani Buchman
04 de maio, às 16h – A Ilha de Bergman. Suécia, 2004. Dir.: Marie Nyreröd
04 de maio, às 18h – Morangos Silvestres. Suécia, 1957. Dir.: Ingmar Bergman
05 de maio, às 18h – Persona. Suécia, 1966. Dir.: Ingmar Bergman
07 de maio, às 18h – Gritos e Sussurros. Suécia, 1972. Dir.: Ingmar Bergman
08 de maio, às 18h – Sonata de Outono. Suécia, 1978. Dir.: Ingmar Bergman
Data de Lançamento: 15 de agosto
Princesa Adormecida é um longa dirigido por Claudio Boeckel e trata-se da segunda adaptação dos livros Princesas Modernas, de Paula Pimenta (Cinderela Pop). A trama irá conta sobre Rosa (Pietra Quintela), uma adolescente, que assim como qualquer outra, sonha em ter a sua liberdade e independência. No entanto, essa conquista fica sendo apenas um sonho, uma vez que seus três tios que a criaram como uma filha, Florindo (Aramis Trindade), Fausto (Claudio Mendes) e Petrônio (René Stern), superprotegem a menina a todo custo, não permitindo que ela viva as experiências que a adolescência traz. Quando Rosa completa seus 15 anos, ela descobre que o mundo ao qual ela pertence, na verdade é um sonho, e o mundo com o qual ela sonhava, é a sua verdadeira realidade. Rosa é uma princesa de um país distante e, por isso, sua vida pode estar em perigo. Rosa é mais que uma simples jovem que vai à escola e se diverte com sua melhor amiga e troca mensagens com o seu crush. Um mistério do passado volta à tona e uma vilã vingativa coloca sua vida em perigo.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Dirigido por Fede Álvarez, Alien: Romulus é um thriller de ficção científica que retorna às raízes da franquia de sucesso Alien, o 8º Passageiro (1979). Ambientado entre os eventos do filme de 1979 e Aliens, O Resgate (1986), a trama acompanha um grupo de jovens colonizadores espaciais que se aventuram nas profundezas de uma estação espacial abandonada. Lá, eles descobrem uma forma de vida aterrorizante, forçando-os a lutar desesperadamente por sua sobrevivência. O elenco inclui Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux e Isabela Merced. A produção é assinada por Ridley Scott, enquanto o roteiro é de autoria do próprio Álvarez, baseado nos personagens criados por Dan O’Bannon e Ronald Shusett. Com essa nova abordagem, o filme busca resgatar a atmosfera claustrofóbica e o terror psicológico que consagraram a franquia, prometendo agradar tanto aos fãs antigos quanto aos novos espectadores.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Meu Filho, Nosso Mundo, longa dramático do renomado diretor Tony Goldwyn, irá acompanhar o comediante de stand-up, com casamento e carreira falidos, Max Bernal (Bobby Cannavale) e por conta dessas complicações da sua vida, ele convive com o seu pai, Stan (Robert De Niro). Max têm um filho de 11 anos, chamado Ezra (William A. Fitzgerald), junto com a sua ex-esposa, Jenna (Rose Byrne), com quem vive brigando sobre a melhor maneira de criar o menino, uma vez que o mesmo é diagnosticado com o espectro autista. Cansado de ser forçado a confrontar decisões difíceis sobre o futuro do filho e decidido a mudar o rumo do jogo, Max parte com Ezra em uma viagem de carro cross-country para encontrar um lugar onde possam ser felizes, algo que resulta em um impacto transcendente em suas vidas e na relação íntima de pai e filho.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Protagonizado por Haley Bennett e dirigido por Thomas Napper, o A Viúva Clicquot apresenta a história de Barbe-Nicole Ponsardin – uma viúva de 27 anos que depois da morte prematura do marido – desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos. Sem apoio, ela passa a conduzir a empresa e a tomar decisões políticas e financeiras desafiando todos os críticos da época ao mesmo tempo em que revolucionava a indústria de Champagne ao se tornar uma das primeiras empresárias do ramo no mundo. Hoje, a marca Veuve Clicquot é uma das mais reconhecidas e premiadas do setor e sua ousadia já a sustenta por 250 anos de história.