Natal é aquela época única do ano em que todos da família podem se reunir em volta da lareira usando o mesmo suéter listrado vermelho e branco, relembrando histórias divertidas dos seus entes queridos e comendo guloseimas deliciosas, enquanto, lá fora, a neve cai suavemente, elfos felizes entoam canções fofas e um velho bonachão de barba branca e traje vermelho viaja entregando presentes pelas chaminés de cada casa. Isso no hemisfério norte.
No hemisfério sul as coisas mudam um pouquinho. Calor, parentes desconhecidos que só são vistos em casamentos, velórios e eventos de final de ano, tios gordos temperando a carne assada com cerveja barata, tias trazendo travessas de arroz branco coberto por uva passa, cenoura cozida e pimentão verde, panetone Visconti, Roberto Carlos cantando na Globo, nozes por todos os lados, os cachorros morrendo de medo do barulho dos fogos e, pra completar, aquele Papai Noel magricelo de loja de departamento, com o semblante da fome, usando roupa de cetim amassada, barba sintética amarelada e entregando balas freegells.
Independente do hemisfério em que você vá comemorar essa data, em ambos existe uma coisa que melhora tudo. É aquela coisa especial que une a todos, traz felicidade, divertimento e nos ajuda a ter resiliência, paz de espírito e calma: álcool. Mas como eu já fiz uma matéria só sobre drinks (você pode ler aqui), não vou me tornar repetitivo, por mais que o tema me seja aprazível. Portanto, vamos falar de algo tão bom quanto: sobremesa!
Se você é um brasileiro típico, muito provavelmente o seu expediente vai até às 18h, desta sexta-feira, o que não te dá muito tempo de sobra para pensar em receitas, ingredientes e ainda enfrentar filas gigantescas em shoppings para comprar presentes de última hora. Por isso, aqui vão 5 receitas urgentes, fáceis e não muito caras de sobremesas que combinam perfeitamente com o Natal. São doces clássicos, que todos vão gostar, em variações que eu fui aprimorando ao longo dos anos, com diferentes níveis de custo e tempo de preparo.
Alguns ingredientes são um pouco mais difíceis de conseguir, mas sempre tem tudo no Mercado Municipal – que serve como um ótimo passeio no sábado, pela manhã, podendo proporcionar ainda uma parara pra almoçar um PF ótimo no Box do Eliseu.
“Mas pode substituir uma coisa por outra?”
Claro. Se precisar, faça a substituição que desejar. Pode trocar a cereja por morango. Pode fazer metade da receita, se achar muito grande. Pode tirar o creme e colocar espaguete, fazendo uma macarronada no lugar. Pode inclusive não fazer. Você é livre.
Mas pra colaborar naquele clima motivacional e tornar tudo mais legal, eu preparei uma playlist no Spotify pra você ouvir enquanto cozinha ou pra deixar rolando enquanto lê as receitas. Tem só o melhor e mais irritantemente grudento dos hits natalinos.
Depois que fizer algumas dessas receitas poste uma foto legal no Instagram ou no stories com a hashtag #foodimis para que o mundo possa ver essa sua criação maravilhosa.
Preparo: 40 minutos
Cozimento: 180 minutos
Geladeira: 300 minutos
Rendimento: 15 pessoas
Custo aproximado: R$ 75,00
Ingredientes
Base
– 200 gramas de BISCOITO
– 100 gramas de NOZES ou CASTANHA
– 150 gramas de MANTEIGA SEM SAL
Massa
– 1KG de CREAM CHESSE
– 2 xícaras de AÇÚCAR REFINADO
– 2 colheres de sopa de FARINHA DE TRIGO
– 2 favas de BAUNILHA
– 5 OVOS
Geleia
– 300 gramas de MORANGO
– 200 gramas de CEREJA
– ½ xícara de chá de AÇÚCAR
– ½ xícara de chá de ÁGUA QUENTE
– suco de 1 LIMÃO
– Folhas de MANJERICÃO a gosto
Cheesecake é a mais complexa. E também é a mais vistosa e que dá orgulho de mostrar e tirar foto. Se vencer esse desafio, as outras ficam bem fáceis.
Comece pelo mais fácil, a base.
No processador ou liquidificador, bata o biscoito. Pode ser biscoito maisena, ao leite ou qualquer outro tipo de biscoito doce sem recheio que proporcione uma farofa seca como resultado. Depois junte as nozes (ou outra oleaginosa similar, como castanha, avelã e amêndoa) e bata novamente até virar uma farofinha. Retire do processador, coloque em uma cumbuca (essa palavra é tão melhor do que bowl) e acrescente a manteiga derretida. Misture bem até formar uma massa.
Coloque essa mistura numa forma redonda de fundo removível com mais ou menos 30cm de diâmetro e preencha toda a base e um pouco nas laterais. Então leve para assar em forno a 180°C por 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar até o próximo passo.
Agora a massa.
Para essa etapa é importante ter todos os seus ingredientes em temperatura ambiente, por isso deixe tudo descansando fora da geladeira por pelo menos duas antes do início do preparo. Isso facilita na hora de misturar os ingredientes com a colher. Caso não tenha tempo, pode misturar os ingredientes gelados na batedeira, mas isso deixará a consistência mais aerada do que a receita clássica. Já que serão raras as vezes em que você repetirá essa receita, tente fazer tudo bonitinho e do jeito certo.
Numa cumbuca grande, coloque todo o cream cheese, o açúcar e a farinha de trigo e misture bem com uma colher. Depois acrescente os ovos, um de cada vez. Misture apenas o suficiente para ter uma massa homogênea e não aerar.
A parte mais legal vem agora. Pegue as favas de baunilha e corte longitudinalmente. Ou seja, no mesmo sentido do comprimento, de uma ponta a outra. Abra a fava em duas e raspe a polpa com a ponta da faca cuidadosamente, retirando todas as sementes, e misture tudo na massa para dar sabor e aquele aspecto pontilhado. Se não tiver fava ou for muito cara, pode colocar no lugar extrato de baunilha, que é meio difícil de encontrar, ou essência, que é a versão tabajara, mas funciona.
Feito isso, coloque a massa sobre a base e leve ao forno pré-aquecido a 180°C para assar por 180 minutos em banho maria. Gasta gás assim? Muito. Mas vale o esforço numa vez ao ano. Assar lentamente a massa desse jeito deixa o a massa com uma consistência incrível.
Se sua forma de fundo falso for boa, parabéns. Se não for muito lá grande coisa, é preciso revestir toda parte exterior com papel alumínio, para não correr o risco de entrar água quente por uma fresta e alagar sua base.
Passadas as 3 horas, desligue o forno e deixe o cheesecake esfriar lá dentro mesmo. Depois leve à geladeira por, pelo menos, 5 horas antes de servir. O melhor é fazer um dia antes e deixar a torta passando a noite na geladeira.
A geleia!
A geleia será feita logo após o cheesecake ir pro forno. Primeiro vale os morangos, manjericão e as cerejas e limpe as frutas, tirando folhas, cabos e sementes, mas reserva algumas inteiras pra decoração. Depois pique em pequenos pedaços. Numa panela grande, preferencialmente naquelas frigideiras grandes de rico com mais de 30 centímetros de diâmetro, mas pode ser na sua guerreira riscada e sem teflon mesmo, coloque as frutas picadas e aqueça, mexendo com uma colher. Cozinhe as frutas por alguns minutos, quantos elas soltam líquido e perfumam o ambiente, depois acrescente o manjericão picado, o suco de limão e o açúcar. Cozinhe mais um pouco, sempre mexendo. Coloque a água quente e mexa. Espere reduzir, até atingir a consistência de geleia. Deixe esfriar.
Depois do cheesecake estar gelado, tire-o da forma, coloque em um prato natalino que sua mãe adora e cubra com a geleia. Para decorar, faça um montinho de morango e cerejas no meio, intercalando com folhas de manjericão. Eu também joguei por cima de tudo açúcar de confeiteiro, pra dar aquele aspecto nevado, mas só funciona pra foto em Instagram, depois ele umedece e desaparece. Então nem faça isso.
Preparo: 90 minutos
Cozimento: 30 minutos
Geladeira: 120 minutos
Rendimento: 15 pessoas
Custo aproximado: R$ 45,00
Ingredientes
Pão
– 2 BAGUETES amanhecidas
– 400 gramas de LEITE CONDENSADO
– 1 litro de LEITE
– 3 xícaras de chá de AÇÚCAR
– ½ xícara de CANELA
– 1 litro de óleo para fritura
Crème Patissière
– 5 GEMAS
– 80 gramas de FARINHA DE TRIGO
– 100 gramas de AÇÚCAR
– 500 ml de LEITE INTEGRAL
– 4 ANIS ESTRELADO
Geleia
– 400 gramas de MORANGO
– ½ xícara de chá de AÇÚCAR
– ½ xícara de chá de ÁGUA QUENTE
– suco de 1 LIMÃO
– Wasabi a gosto
Essa é obviamente a mais gostosa, por que é fritura. Esqueça o low carb e aproveite essa maravilha.
O creme precisa gelar, por isso é o primeiro passo.
Bata as gemas com o açúcar até formar um creme e acrescente a farinha de trigo e misture. Se você usar amido de milho no lugar da farinha, o creme fica com um gosto melhor, mas a farinha dá uma consistência mais firme, que é a que precisamos nesse caso.
Coloque o leite numa panela e acrescente o anis estrelado. Leve para ferver. Depois, com ajuda de uma colher, retire o anis. A receita original leva baunilha, mas aqui o anis compõe melhor com o wasabi da geleia.
Aos poucos, incorpore o leite fervente ao creme de gemas, mexendo sem parar. Leve ao fogo baixo e continue mexendo até que o creme engrosse. Retire da panela, deixe esfriar, coloque um plástico filme cobrindo todo o recipiente, deforma que encoste no creme e o leve à geladeira.
O artigo principal é a rabanada. Que é bem fácil. A receita só dá certo com pão amanhecido. Quanto mais duro, melhor. Portanto, tente comprar o pão antes ou peça ao padeiro.
Numa panela, esquente óleo para fritar. Num recipiente fundo, coloque o leite e o leite condensado. Misture de forma que fique líquido. Fatie as baguetes uniformemente. Embeba as fatias de pão no leite adocicado e coloque no óleo quente. Frite até ficar dourado, retire e escorra o excesso de gordura.
Enquanto isso, pegue um prato e misture o açúcar com a canela e mexa rapidamente. Pegue as fatias de pão fritas e empane nessa mistura, cobrindo os dois lados. Reserve.
Geleia de morango!
A geleia segue o mesmo processo da receita do cheesecake. Morangos limpos e picados. Coloque numa panela e aqueça. Cozinhe por alguns minutos e acrescente o suco de limão e o açúcar. Cozinhe mais um pouco. Coloque a água quente e mexa. Espere reduzir, até atingir a consistência de geleia. Deixe esfriar. Depois coloque o wasabi, mexendo e experimentando. Se não encontrar o wasabi em pasta, pode pegar o em pó e misturar um pouco de água até atingir a consistência, para, depois, incluir na geleia. Parece exótico, mas fica delicioso e dá um toque único ao doce.
A montagem pode ser feita apenas com uma colher. Mas como é natal, coloque o creme num saco de confeitar de bico estrela e pressiona sobre uma fatia de rabanada. Coloque por cima um pouco da geleia. Depois cubra com outra fatia de rabanada, formando um tipo de sanduíche. No topo, faça uma ponta com o creme. Sirva na sequência.
Eu fiz as porções individuais e também fiz uma versão tamanho família. A versão maior serve bem 4 pessoas e funciona quase como um naked cake.
Preparo: 30 minutos
Cozimento: 40 minutos
Geladeira: 360 minutos
Rendimento: 12 pessoas
Custo aproximado: R$ 40,00
Ingredientes
– 10 GEMAS
– 700ml de CREME DE LEITE FRESCO
– 200ml de LEITE
– 1 xícara de AÇUCAR REFINADO
– 1 colher de sopa de MANTEIGA SEM SAL
– 3 BANANAS MADURAS
– CANELA em pó a gosto
– AÇUCAR DEMERARA para caramelizar
O preparo todo é bem rápido, por isso já ligue o forno a 160°C e deixe pré-aquecendo.
Primeiro o creme base.
Comece pelo mais difícil. Pegue 10 ovos e separe as claras das gemas. Nessa receita, as claras não terão utilidade, mas não jogue fora! Aproveite para fazer suspiros, ou começar academia com uma dieta à base de albumina, ou ainda passar no cabelo.
Coloque as 10 gemas numa cumbuca, junte o açúcar (reserva um pouquinho pra banana) e bata com um fouet, aquele batedor bonito, ou com um garfo mesmo, até formar um líquido amarelo bem claro. Depois acrescente o creme de leite fresco e o leite e misture com uma colher. Deixe descansar.
Depois passe pro preparo das bananas.
Pique a as bananas de forma grosseira. Numa frigideira, coloque a manteiga. Deixe aquecer, mas cuidado que a manteiga queima rápido. Coloque a banana picada, depois o açúcar e a canela. Misture e deixe fritar. Quando a banana estiver dourada, pode desligar e deixe esfriar.
A montagem fica mais bonita em ramequins, aqueles potes de louça branca bonitos que a gente vê no Pinterest. Mas são facilmente substituíveis por uma forma refratária grande que possa ir ao forno.
Distribua porções iguais da banana nos ramequins ou a porção toda na forma. Pegue o creme que estava descansando e retire a espuma que se formou por cima com ajuda de uma colher. Coloque o creme por cima das bananas, cobrindo totalmente as bananas. Coloque os ramequins ou forma dentro de outra forma maior e leve ao forno. Coloque água fervendo dentro da forma maior, para assar o creme em banho-maria por aproximadamente 40 minutos a 160°C. É importante manter a temperatura baixa para que o creme não ferva e talhe.
Retire do forno, deixe e esfriar e leve à geladeira por, no mínimo, 6 horas, até firmar bem.
A maravilha do creme vem na hora de servir e fazer jus ao nome do doce. Há dois jeitos de se chegar aquele ponto de casquinha crocante por cima. O melhor é ter um maçarico pequeno de cozinha. Jogue uma fina cama de açúcar demerara sobre o creme e taca-lhe pau nesse carrinho. Queime todo o açúcar com o maçarico. Se achar que não está derretendo, aumente a chama.
O outro jeito é usar uma colher de alumínio. Coloque uma fina camada de açúcar sobre o creme, aqueça a colher na chama do fogão e passe por cima do açúcar, queimando todo ele e formando a casca de aspecto vitrificado.
O importante é não se delongar muito nesse processo, senão o creme começa a derreter, e não colocar muito açúcar, senão fica uma casca grossa e enjoativa. Sirva logo em seguida.
Preparo: 45 minutos
Cozimento: 15 minutos
Geladeira: 180 minutos
Rendimento: 12 pessoas
Custo aproximado: R$ 30,00
Ingredientes
– 400 gramas de CHOCOLATE RALADO
– 400 gramas de LEITE CONDENSADO
– 600ml de LEITE
– 300 gramas de CREME DE LEITE
– 6 OVOS
– 3 colheres de sopa de AÇÚCAR
– 4 colheres de sopa de AMIDO DE MILHO
– 400 gramas de CASTANHAS PICADAS
– FRUTAS para decorar
Natal não é natal sem a piada de tio gordo do pavê ou pra comê. Só por isso a sobremesa é um item imprescindível na ceia. Além disso, a receita é bem simples e a mais barata das opções qui listadas.
O preparo se divide na feitura de dois cremes: o branco e o amarelo. Comece pelo amarelo, que vai ao fogo.
Primeiro separe as claras das gemas. Numa panela, acrescente o leite e dissolva o amido de milho. É mais fácil se você dissolver o amido de milho em uma xícara, colocando pequenas porções de leites aos poucos, até obter um creminho e depois despejar no restante do leite. Feito isso, acrescente o leite condensado e mexa. Em seguida, as gemas. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar até que se forme um creme mais denso. Desligue e deixe esfriar.
O creme amarelo está pronto. Agora comece o branco.
Bata as claras em neve até atingir um ponto consistente e, então, junte o açúcar e continue batendo. Acrescente o creme de leite e volte a bater até obter um creme homogêneo e liso.
Chega a parte da montagem. Você pode optar por pelo método clássico de montagem da forma refratária de vidro que sua mãe ganhou da sua tia, o que deixa a sobremesa com aquele aspecto clássico de objeto de cena da Grande Família. Ou pode apostar em porções individuais e dar uma desconstruída na imagem do doce. De qualquer forma, a montagem é simples: acrescente uma camada de creme amarelo, cubra com o chocolate ralado e as castanhas, intercale com outra cama de creme amarelo, outra de chocolate e cubra com o creme branco. Por cima, coloque frutas para decorar e quebrar um pouco com o sabor exageradamente doce do chocolate.
Independente de como escolher montar, será um sucesso, porque as pessoas amam esse doce na mesma proporção em que adoram menosprezá-lo.
Preparo: 10 minutos
Rendimento: 15 drinks
Custo aproximado: depende do Gin
Ingredientes
Drink
– 60ml de GIM
– 3 FRAMBOESAS
– 100ml de ÁGUA TÔNICA
– 15ml de XAROPE DE HIBISCO
– GELO
Xarope de Hibisco
– 200 gramas de HIBISCO DESIDRATADO
– 1,5 litros de ÁGUA
– 500 gramas de AÇÚCAR
Uma máxima é verdade: não existe festa ruim, existe falta de drink. Por isso essa sobremesa é muito necessária e sempre desejada.
Inicie pela feitura do xarope de hibisco. Separe 500ml de água e leve para esquentar. Antes de ferver, misture o açúcar e mexa bem, até dissolver completamente. Reserve.
Esquente o 1 litro de água restante. Antes de ferver, acrescente o hibisco desidratado e deixe infusionar. Depois que a água adquirir uma coloração vermelha, coe e espere esfriar. Misture com o outro líquido reservado e está pronto o xarope.
Para o Gin Tônica de fato, comece colando gelo na taça em que o drink será servido e deixe descansar. Numa coqueteleira, acrescente gelo, 60ml de gim, 15ml de xarope de hibisco e as 3 framboesas, amassando as frutas dentro da coqueteleira para que solte o suco. Bata bem.
Retire o gelo da taça e acrescente o líquido da coqueteleira, sem as pedras de gelo. Complete com a água tônica e decore com framboesa.
Data de Lançamento: 30 de janeiro
O ano é 1976 e um casal entra numa rota sem volta em direção ao caos e à loucura. Armando (Carlos Ramirez) é um imigrante latino-americano casado com Sonja (Gilda Nomacce). A relação dos dois passa a viver em meio a insanidade quando Sonja se debruça cada vez mais em sua gestação, querendo descobrir cada detalhe do processo de geração de seu filho Ivan. Enquanto a loucura toma conta da mulher, Armando precisa sobreviver sua realidade disfuncional e viver entre as fraturas abertas e que os cercam, obrigando-o a entender de onde parte esse delírio.
Data de lançamento: 30 de janeiro.
Data de Lançamento: 30 de janeiro
Inspirado na obra de Domingos Oliveira e no filme Todo Mundo Tem Problemas Sexuais (2008), Todo Mundo (Ainda) Tem Problemas Sexuais apresenta uma divertida e reflexiva abordagem sobre as complexidades dos relacionamentos amorosos. A trama reúne quatro histórias curtas e independentes, que exploram as delícias, os desafios e os dilemas do cotidiano das relações. Com humor afiado e sem pudores, o filme aborda temas como infidelidade, ciúmes, inseguranças e desejos, mergulhando em situações que revelam tanto a fragilidade quanto a intensidade do amor. Cada narrativa é construída com uma mistura de sensibilidade e descontração, evidenciando as particularidades dos laços humanos e suas consequências emocionais. A obra convida o público a refletir sobre as diferentes formas de amar e sobre as imperfeições que tornam os relacionamentos únicos e, muitas vezes, irresistíveis.
Data de lançamento: 30 de janeiro.
Data de Lançamento: 30 de janeiro
(G)I-DLE WORLD TOUR [IDOL] é o registro cinematográfico da emocionante apresentação em Seul que deu início à turnê mundial 2024 do grupo de K-pop (G)I-DLE. Reconhecido como um dos grupos femininos mais influentes da quarta geração do K-pop, o (G)I-DLE conquistou fãs globais com hits como “TOMBOY”, “Nxde”, “Queencard” e “LATATA”. Desde sua estreia em 2018, o grupo acumula prêmios e consolidou sua popularidade com performances marcantes e criatividade musical. A experiência traz o público para o universo único do (G)I-DLE, destacando a energia vibrante do show, com figurinos deslumbrantes, coreografias poderosas e um setlist repleto de sucessos. A turnê “[IDOL]” reforça a conexão emocional do grupo com seus fãs, proporcionando momentos inesquecíveis e interações emocionantes. O filme é uma celebração da trajetória e do impacto global do (G)I-DLE, levando aos cinemas uma produção que combina música, dança e emoção em um espetáculo visual impressionante.
Data de lançamento: 30 janeiro.
Data de Lançamento: 30 de janeiro
Alma do Deserto explora os desafios de Georgina Epiayu por reconhecimento em meio a um ambiente preconceituoso. Já aos setenta anos, Georgina é uma mulher trans da etnia Wayúu que perde todos os seus documentos após ter sua casa queimada num incêndio criminoso, provocado por seus vizinhos intolerantes, que não aceitam sua presença. Atrás de afirmar sua identidade, a idosa tenta se virar para obter novos registros, agora com as devidas correções com relação ao seu gênero. O documentário de Mônica Taboada-Tapia acompanha o longo e desafiador caminho que se apresenta à frente de Georgina para obter seus direitos civis fundamentais, incluindo o de votar nas eleições colombianas. A jornada da anciã reflete as dúvidas e a luta de um grupo marginalizado a partir de um olhar sensível e de uma experiência resiliente.
Data de lançamento: 30 de janeiro.
Data de Lançamento: 30 de janeiro
Parque de Diversões aborda a trama de figuras anônimas que percorrem pelas ruas de Belo Horizonte, Minas Gerais, em busca de encontros, até que uma delas quebra o portão de um parque municipal e, a partir daí, o grupo começa a explorar o espaço vazio e proibido abrindo as suas portas para o desejo. Parque de Diversões aborda a experiência do “cruising”, um termo que descreve jogos e atos sexuais gratuitos, consensuais e anônimos praticados em locais públicos. Explorando esse universo como um território de excitação, adrenalina, segredo e alteridade, o filme reúne uma performance que aborda o corpo e as sexualidades, voyeurismos e exibicionismos, fetiches, práticas sexuais não-heterocentradas, desafiando os conceitos de identidade e gênero. Entre a poesia das imagens e a dança dos corpos, o longa-metragem traz cenas de sexo explícito, abordando sem tabus ou normas as múltiplas possibilidades do desejo.
Data de lançamento: 30 de janeiro.
Data de Lançamento: 30 de janeiro
Música e política se misturam nesse documentário sobre o processo de descolonização do Congo. Trilha Sonora para um Golpe de Estado reconstitui os últimos meses antes de Patrice Lumumba, primeiro presidente eleito democraticamente do Congo, ser assassinado em 1961. Em protesto, os músicos Abbey Lincoln e Max Roach invadem o Conselho de Segurança da ONU. Ao mesmo tempo, Louis Armstrong é enviado para o país como uma cortina de fumaça dos planos norte-americanos de depor Patrice. É a partir desse episódio, um bom representante das conexões entre imperialismo, capitalismo e jazz, que o diretor Johan Grimonprez traz o panorama das artimanhas políticas que incendiaram o contexto internacional da época. Marcado pela Guerra Fria, pelo movimento de independência pan-africanista, pelas mudanças no quadro de poder das Nações Unidas e pelas lutas por direitos civis nos EUA, o século XX e suas revoluções são o mote para um documentário ávido em entender os dilemas de uma história em disputa.
Data de lançamento:30 de janeiro.
Data de Lançamento: 30 de janeiro
Viva a Vida! é uma comédia dramática brasileira que segue a trajetória de Jessica (Thati Lopes), uma jovem dedicada ao trabalho e às responsabilidades, que leva uma vida regrada e cheia de contas a pagar. Ela trabalha em uma loja de antiguidades e parece não ter tempo para si mesma, sempre colocando suas obrigações à frente de seus desejos e sonhos. No entanto, sua rotina monótona sofre uma reviravolta quando, um dia, no trabalho, ela encontra um medalhão idêntico à joia deixada para ela por sua mãe, que faleceu quando ela era ainda muito jovem. Com o coração acelerado pela descoberta, Jessica vê o medalhão como um sinal do passado que finalmente se conecta com seu presente. Determinada a desvendar o mistério, ela se junta a Gabriel (Rodrigo Simas), um homem que afirma ser seu primo, mas cuja identidade e relação com ela permanecem incertas. Juntos, partem para Israel, onde começam uma jornada em busca das origens do medalhão e das pistas que ele pode revelar sobre sua família e sua história. À medida que exploram a terra cheia de mistérios e memórias, Jessica vai se deparando com mais surpresas do que imaginava: ela encontra parentes perdidos, descobre segredos de família guardados por gerações e, no meio dessa aventura, acaba se apaixonando. O que começa como uma busca por respostas sobre seu passado, acaba sendo uma jornada de autodescoberta, onde Jessica encontra não só suas raízes, mas também um lugar onde se sente completa e feliz.
Data de lançamento: 30 de janeiro.
Data de Lançamento: 30 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme inspirado em histórias reais apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 30 de janeiro.
Data de Lançamento: 30 de janeiro
A Verdadeira Dor, com roteiro e direção de Jesse Eisenberg, é uma comédia dramática que explora as complexidades das relações familiares e a busca por identidade. A trama acompanha David (Jesse Eisenberg), um pai reservado e pragmático, e Benji (Kieran Culkin), seu primo excêntrico e boêmio. Apesar de suas diferenças, eles embarcam juntos em uma viagem à Polônia para homenagear a avó recentemente falecida, participando de uma excursão que revisita memórias do Holocausto e conecta o grupo às raízes familiares. Durante a jornada, antigas tensões entre os primos ressurgem, transformando a viagem em uma experiência emocionalmente intensa. À medida que exploram o passado da família e enfrentam as diferenças que os separam, David e Benji são forçados a confrontar suas próprias escolhas e perspectivas de vida. Com momentos de humor e melancolia, o filme oferece uma reflexão profunda sobre memória, legado e reconciliação, equilibrando leveza e emoção em uma narrativa envolvente.
Data de lançamento: 30 de janeiro.
Data de Lançamento: 30 de janeiro
Em O Maravilhoso Mágico de Oz, a clássica história ganha uma nova adaptação, acompanhando a jornada de Ellie (Ekaterina Chervova) e seu fiel cachorro, Totoshka, após serem levados por um furacão conjurado pela bruxa malvada Gingema (Vasilina Makovtseva). Transportados para o país mágico dos Munchkins, Ellie descobre que sua única chance de voltar para casa é buscar a ajuda do poderoso Mágico na Cidade das Esmeraldas. Seguindo a estrada de tijolos amarelos, ela encontra companheiros igualmente determinados: o Espantalho, que deseja um cérebro; o Homem de Lata, que sonha em ter um coração; e o Leão Covarde, que almeja coragem. Juntos, enfrentam desafios e perigos, enfrentando forças sombrias enquanto criam um vínculo de amizade e descobrem sua força interior. Essa releitura traz uma visão encantadora e emocionante da jornada de Ellie e seus amigos, destacando temas como coragem, autodescoberta e o poder dos laços que formamos. A história é uma celebração atemporal de esperança, perseverança e magia, ideal para todas as idades.
Data de lançamento: 30 de janeiro.
Data de Lançamento: 30 de janeiro
Uma troca de lealdade coloca Big Nick (Gerard Butler) e Donnie (O’Shea Jackson Jr.) do mesmo lado numa operação perigosa. Em Covil de Ladrões 2, Big Nick está à procura de Donnie, que escapou da Europa e está planejando seu próximo plano: roubar uma carga de diamantes que equivale a mais de 800 milhões de euros do Centro de Diamantes, o prédio mais seguro da Europa Continental. Dessa vez, porém, Big Nick não está atrás de capturá-lo, mas sim está determinado a fazer parte do elaborado assalto organizado por Donnie e seu grupo, Os Panteras, deixando para trás seus dias de policial e xerife. O que ninguém imaginava era que, mergulhados no mundo complexo e imprevisível dos ladrões de pedras preciosas, o esquema deles envolveria os diamantes de outra máfia. Agora, é preciso escapar com vida de uma caçada letal com outros criminosos enquanto organizam o maior plano de suas carreiras.
Data de lançamento: 30 de janeiro.
Data de Lançamento: 30 de janeiro
5 de Setembro, dirigido por Tim Fehlbaum, é um drama histórico que reconta o trágico Massacre de Munique de 1972 sob a perspectiva única da equipe de transmissão da ABC Sports. Durante os Jogos Olímpicos de Verão na Alemanha, a tranquilidade da Vila Olímpica é interrompida quando o grupo terrorista Setembro Negro invade o local e faz 11 atletas israelenses reféns. O que deveria ser uma celebração esportiva se transforma no maior atentado terrorista da história dos eventos esportivos. A trama acompanha os jornalistas esportivos que, de forma inesperada, precisam abandonar a cobertura das competições para reportar ao vivo os desdobramentos de uma tragédia em tempo real. Em meio à tensão e à incerteza, eles enfrentam dilemas éticos e emocionais enquanto o mundo inteiro assiste. O filme explora a transição de uma cobertura esportiva leve para uma reportagem de crise, evidenciando a pressão, os perigos e o impacto humano por trás das câmeras. Com uma narrativa intensa e emocionante, 5 de Setembro oferece uma visão diferente de um dos eventos mais marcantes da história moderna, mostrando o poder e os desafios da imprensa em momentos de crise global.
Data de lançamento: 30 de janeiro.
Data de Lançamento: 30 de janeiro
Uma lenda feita para assustar crianças malcriadas pode não ser apenas uma fábula no fim das contas. Em O Homem do Saco, uma família vive um pesadelo após serem perseguidos por uma criatura mitológica maligna, o Homem do Saco. Patrick McKee (Sam Claflin) acaba de retornar para sua cidade natal com seu filho Jake (Caréll Rhoden) e sua mulher Karina (Antonia Thomas). Quando era criança, o pai de Patrick costuma contar, para ele e seu irmão Liam, a história desse monstro que levava crianças inocentes numa sacola e as devorava. Convencido de que escapou de um encontro com o homem do saco na juventude, Patrick permanece com os traumas desse dia assombroso até os dias de hoje. Agora, a entidade parece estar de volta, ameaçando a paz e a segurança de sua família e com o menino Jake na sua mira.
Data de lançamento: 30 de janeiro.