Projeto transformará entorno do Mercado Municipal em área de convivência

Os passeios pelo Mercado Municipal não serão mais os mesmos: o novo projeto da Prefeitura de Curitiba, anunciado no dia 7 de julho, transformará uma área de dez quadras no entorno do Mercado Municipal. Com o objetivo de utilizar o espaço público como local de encontro e permanência, não apenas passagem, o projeto prioriza pedestres e veículos não motorizados, assim como a melhoria da paisagem urbana, da segurança nos deslocamentos e novas conexões cicloviárias e de favorecimento à caminhabilidade.

De acordo com o IPPUC, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o anteprojeto para a área está pronto, enquanto os projetos executivos de paisagismo, iluminação, drenagem e pavimentação estão sendo feitos. A previsão do início das obras é 2022.

Com foco nos pedestres, serão implantadas calçadas com faixa acessível em concreto, nova arborização, áreas de convivência e nova iluminação para pedestres, além da organização de placas e postes na área de serviços das calçadas. Uma ciclofaixa no eixo da Sete será integrada às estruturas cicloviárias da via lenta da canaleta do expresso e da Mariano Torres seguindo até o eixo do Parque Ambiental.

A General Carneiro, transversal à Sete de Setembro, será transformada em boulevard e eixo de animação com áreas de estar, nova arborização e iluminação para pedestres, decks de convivência junto ao Mercado Municipal e faixa acessível, com 3 metros de largura, em concreto.

Onde a Sete de Setembro encontra a General Carneiro será feita a adequação geométrica das esquinas, com as ruas e o cruzamento no mesmo nível das calçadas. No conjunto de vias, será implantada rede lógica e infraestrutura para futura instalação de pontos de abastecimento de veículos elétricos.

Ilustração: IPPUC

Nas demais vias do entorno as guias rebaixadas serão padronizadas, as calçadas ampliadas e com faixa acessível com 1,5 metro de largura em concreto, alinhamento predial com acabamento em petit-pavê preto e o pavimento das faixas de serviços com reaproveitamento das lousinhas utilizadas no calçamento atual.

A região do entorno do Mercado Municipal também contará com uma estrutura ampliada de apoio social. Lá estão instalados e em instalação equipamentos como o Restaurante Popular do Capanema; o futuro Armazém da Família – Espaço Social, que está em obras sob o viaduto do Capanema no lado oposto ao Restaurante Popular; e o Centro de Referência Especializado de Atenção à População em situação de rua (Centro Pop), na Praça Plínio Tourinho. Integrados, os equipamentos darão suporte à capacitação voltada à produção de alimentos e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Por Julia Schneider
12/07/2021 17h25