O Reino do Rock tem sua princesa. Ela, que nunca deixou de encantar e provocar com a sua música, é uma das mais ousadas nesse Reino completamente maluco. Uma artista incrível e criativa, sempre na vanguarda e transbordando atitude. Essência d’Os Mutantes e tradução do rock n’ roll. Com vocês, vossa majestade Rita Lee Jones.
Antes mesmo de deixar Os Mutantes, a futura carreira solo da Rita já despertava interesse das gravadoras. Isso, aliado a um período de férias entre discos da banda, fez com que, já em 1970, acontecesse a primeira investida nesse projeto. Rita Lee, acompanhada de seu então marido, Arnaldo Baptista, e do maestro Rogério Duprat, assinou seu primeiro disco: Build Up. A construção de um som que misturou a Rita d’Os Mutantes com a Rita Lee da carreira solo. O disco ainda conta com o incrível Lanny Gordin, que, na ausência do Sérgio Dias, foi o responsável pelas guitarras. Mesmo com Os Mutantes ativos na época, o Build Up não é um elo entre o ‘A Divina Comédia‘ (1970) e ‘Jardim Elétrico‘ (1971). Já nesse primeiro álbum é possível notar a atitude necessária para reinar sobre o Rock.
Esse disco é como um livro de gravuras onde a Rita Lee fez o quis em cada página. Cada música é uma surpresa e uma amostra de inventividade. De José a John Lennon, da cozinha ao cabaré, do chiclete ao coco. Tudo cabe no universo da Rita. O disco começa ‘Sucesso, Aqui Vou Eu (Build Up)’. Como uma ‘Desculpe, Baby’ escrita na Broadway, essa parceria da Rita com o Arnaldo já mostra que o álbum vai caprichar nos arranjos e ousar nas músicas. A próxima faixa é a ótima ‘Calma’, com um baita órgão e com a Rita chutando portas. É uma música de pós-amor. Não é fácil.
Em ‘Viagem ao Fundo de Mim’, Rita desfila seu charme numa noite de lisergia, do começo ao fim. ‘Precisamos de Irmãos’ me lembra o Zé Rodrix e a Elis numa ‘Casa no Campo‘, mas, em vez de café, tomando um chá. Se você é daqueles que já escreveram uma receita de bolo numa prova, te desafio a escrever uma receita de macarrão num rock. Porque ‘Macarrão com Linguiça e Pimentão’ é exatamente isso. Azeite, linguiça calabresa, pimentões vermelhos, tomates e, é claro, um tablete de caldo de carne em banho maria, fogo brando. A música desse disco que teve maior destaque foi ‘José’, uma versão cantada em português de ‘Joseph’, assinada pelo Georges Moustaki e pela Nara Leão. Eu gosto de entender essa versão da Rita num contexto de rock e transgressão. Desse jeito, essa canção fica ainda mais bela.
https://www.youtube.com/watch?v=MT2Pf4jHfSM
‘Hulla-Hulla’ é uma canção havaiana sobre a globalização com uma superparticipação do Lanny na guitarra slide. ‘And I Love Him’ é uma versão revisitada do clássico dos Beatles. Com um clima diferente, mais dançante e noturno, Rita explora um vocal mais grave e um arranjo bem rock n’ roll. ‘Tempo Nublado’ é uma música sobre saudade com participações psicodélicas, tanto do órgão quanto da guitarra. Em ‘Prisioneira do Amor’, Rita fala do amor em uma das suas formas mais intensas, entre o tango e o bolero, entre o português e o espanhol, e com gostinho de Caetano. Por fim, o disco termina com a pancada ‘Eu Vou Me Salvar’, com muito rock e energia. Um ótimo jeito de fechar um disco.
A Rita Lee é uma das figuras mais significativas da nossa música. A sua arte transcende o som, e a própria Rita é uma representação da sua obra. Uma vez uma amiga me disse que a Rita entende como poucos as mulheres e, um tempo depois, outra amiga completou: a Rita entende as mulheres do rock. Tenha em mente isso ao escutar um discão como ‘Fruto Proibido‘ e desdobre ainda mais possibilidades na música da Rita. Toda mulher é uma princesa, pois existe um reino para cada uma delas. No reino do Rock, quem dá as cartas é ela.
E aí, curtiu os sons? Explore os links e desvende mais músicas! Tem alguma dica de discão ou sonzeira? Comente! A música boa é infinita 😀
Até mais!
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Minions 2: A Origem de Gru é a continuação das aventuras dos Minions, e desta vez, eles ajudam um Gru ainda criança, descobrindo como ser vilão. Na década de 1970, Gru está crescendo no subúrbio. Fã de um grupo de supervilões conhecido como Vicious 6, Gru traça um plano para se tornar malvado o suficiente para se juntar a eles.
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 3 de julho de 2022
Nesta série original da HBO Latin America que se passa em um Brasil que aprovou a descriminalização da maconha, o jovem traficante Biriba enfrenta um dilema: permanecer no mundo do crime ou tentar a sorte na legalidade. Mas fugir da sua antiga vida não será tão fácil quanto parece.
Data de Lançamento: 29 de junho