O show estava marcado para as 21 horas do dia 12 de abril, ingressos esgotados, muitas expectativas, estavam ali todos ansiosos, jovens e não tão jovens assim, pessoas que acompanham a pouco tempo e fãs de longa data do famoso canto da cigarra. Entre os corredores do teatro ouvia-se as pessoas todas num zumbido total entoando suas expectativas quase como um mantra, fãs de todas as partes vieram prestigiar o espetáculo “É melhor ser” e como toda gente que ama viver, sempre é bom ser, e muito melhor quando se tem uma cantora do potencial de Simone que é e sempre foi assim, a cantante dos apaixonados, das mulheres, da alma e do corpo brasileiro, desse jeito, ser, fica fácil de uma maneira simples quase que despercebida, mas sempre sendo.
A direção do espetáculo ficou por conta de Christiane Torlloni, grande amiga da cantora, Simone conta que em um jantar em sua casa quando Christiane levava o garfo a boca, fez o convite a amiga que de susto paralisou-se por alguns instantes, mastigou e disse se poderia pensar por alguns minutos, obviamente a atriz sabia o que significava este convite e sabiamente aceitou.
O show foi incrivelmente belo em todos os aspectos da postura da cantora, cenário simples e singelo com um coração vermelho pendurando em um círculo de prata que de vez em quando Simone girava-o dando combustível para a máquina de todos os seres humanos.
E num completo breu a canção “A proposito” (trecho musicado da carta de Fernanda Montenegro enviada a cantora) inicia o espetáculo, com uma percussão agressiva como a batida de um coração eufórico, as luzes se acendem e a contagiante “Mulher o suficiente” levanta o público atento a cada gesto e palavra dita pela interprete. Depois é a vez de “Aquele plano para me esquecer” da cantora e compositora Adriana Calcanhotto que gravou esta canção em seu disco “micróbio do samba”, esta canção é uma delícia a roupagem dada pela cantora caiu como uma luva e mostra com clareza o trabalho delicado do disco e do show de desnudar as canções e toma-las como próprias e desconhecidas mesmo sendo velhas conhecidas dos ouvintes.
Logo é a vez da balada romântica meio bossa nova “Descaminhos” de Joana e Sarah Benchimol, que levemente passeia pelo imaginário do público abrindo os corações e emocionando a muitos. “Só se for” parceria de Simone com Zélia Duncan é um bolero dançante que dá vontade de dançar agarradinho por horas, aumentar o som e abrir o coração, um bolero com curvas bem definidas e sensuais, uma bela composição, uma delícia esperança alegre aos apaixonados de plantão.
Um dos melhores momentos do show com certeza foi o medley Haicai (Fátima Guedes) / Vai lavar siri (domínio público) / Não chora, Neném (Ivone Lara) / Tiê (Ivone Lara / Mestre Fuleiro / Tio Hélio) Simone vem a frente com direito a samba no pé, bater de palmas e com um pandeirinho que ela mesmo toca faz o público passear e se divertir por canções de uma leveza e alegria que a vontade é de abrir uma roda e botar o povo pra dançar como numa festa de rua, Simone não consegue esconder a alegria e o público todo sorri e canta junto. Depois segue com Candeeiro (Teresa Cristina) ainda em clima de festa, e num ar mais calmo “Canteiros” (Fagner sobre poema de Cecília Meireles).
Um dos destaques do show é a versão dada à música “mutante” da cantora e compositora Rita Lee, que o público canta junto e se emociona. “Jura secreta” de Sueli Costa e Abel Silva foi de arrepiar e tirar o folego (pra quem acompanha a carreira da cantora sabe do que eu estou falando) e encerra o espetáculo. De BIS tivemos a maravilhosa versão de “A noite do meu bem” de Dolores Duran e “Alma” de Sueli Costa e Abel Silva, onde Simone se aproxima do público e lhes oferece rosas brancas numa delicadeza e generosidade causando um frisson na plateia.
Se o disco já é belíssimo no show ganhou ainda mais peso e presença, fazendo crescer as interpretações e intenções da cantora num espaço sagrado como o teatro, alimentando a alma de todos ali presente numa noite memorável e inesquecível. E como a cantora mesmo definiu perfeitamente “o disco é cheio de curvas como o corpo de uma mulher” é só ouvindo pra entender.
SETLIST do Show
1. A propósito (Simone sobre carta de Fernanda Montenegro)
2. Mulher o suficiente (Alzira E / Vera Lúcia Motta)
3. Aquele plano para me esquecer (Adriana Calcanhotto)
4. Descaminhos (Joana / Sarah Benchimol)
5. Trégua suspensa (Teresa Cristina / Lula Queiroga)
6. Só se for (Simone / Zélia Duncan)
7. Haicai (Fátima Guedes) / Vai lavar siri (domínio público) / Não chora, Neném (Ivone Lara) /
Tiê (Ivone Lara / Mestre Fuleiro / Tio Hélio)
8. Candeeiro (Teresa Cristina)
9. Canteiros (Fagner sobre poema de Cecília Meireles)
10. O tom do amor (Moska / Zélia Duncan)
11. Outra vez (Isolda)
12. Só nos resta viver (Angela Ro Ro)
13. Acreditar (Ivone Lara / Délcio Carvalho)
14. Mutante (Rita Lee / Roberto de Carvalho)
15. Charme do mundo (Marina Lima / Antonio Cícero)
16. Primeira estrela (Luli / Lucina)
17. Vida de artista (Sueli Costa / Abel Silva) /
18. Jura secreta (Sueli Costa / Abel Silva)
19. BIS: A noite do meu bem (Dolores Duran)
20. BIS: Alma (Sueli Costa / Abel Silva)
Por Bruno Bueno Requena
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
No documentário Frevo Michiles é apresentado a história de um dos maiores compositores vivo de frevo no país. Durante sua trajetória, Jota Michiles transformou o marcante ritmo pernambucano e eternizou o seu legado nas marchinhas carnavalescas. Sua visão de mundo poética e carnavalesca é o mote do documentário, esmiuçando sua originalidade e amor pela música. Com participação de artistas como Alceu Valença, Spok, Getúlio Cavalcanti e Edson Rodrigues é possível mergulhar no mundo criativo do compositor e reviver a alegria que ele trouxe para a alma do carnaval nacional.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em As Cores e Amores de Lore, uma série de encontros do cineasta Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch resulta numa investigação da trajetória artística de uma das artistas mais influentes da arte contemporânea brasileira. Conhecida como Lore, a pintora nasceu em 1926 na Alemanha e é a única discípula de Volpi, com quem teve uma relação criativa por muitos anos. Bodanzky faz um resgate do legado da pintora em seus últimos anos de vida e revela as complexidades por trás de sua veia artística e emoções. O filme acompanha a intimidade das longas conversas e dos depoimentos emocionantes dos dois artistas e traz um rico material de acervo comentado pela própria Eleonore. Em suas falas, a pintora discorre sobre seu processo artístico e sua vida íntima, assim como temas como sexualidade, feminismo e amadurecimento.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Aos Pedaços, Eurico Cruz (Emílio de Melo) mantém um relacionamento secreto com duas mulheres chamadas Ana. Ele vive entre duas casas idênticas: uma no deserto, outra à beira-mar. Cada uma habitada por uma das esposas: Ana e Anna. Certo dia, ele recebe a visita de Eleno e um bilhete anônimo assinado apenas por “A”, anunciando sua morte. A partir daí, sua vida se torna uma grande espiral de paranoia, desconfiado de seus dois amores e do resto das pessoas ao seu redor. Quem realmente o ameaça? Os espaços, os personagens, as suspeitas e as paixões se embaralham nesse quebra-cabeça que, cada vez mais, confunde realidade e obsessão.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Bridget Jones: Louca pelo Garoto acompanhamos a vida de mãe solteira e viúva de Bridget (Renée Zellweger) depois que seu marido Mark (Colin Firth) faleceu. Quatro anos se passaram e Bridget passa os dias cuidando de seus dois filhos Billy, de 9 anos, e Mabel, de 4 anos. Vivendo nesse limbo entre o luto e a vontade de seguir em frente, Bridget pensa em voltar a namorar, encorajada por seus amigos fiéis, sua ginecologista Dra. Rawlings (Emma Thompson) e até mesmo seu antigo amor, e agora amigo, Daniel Cleaver (Hugh Grant). De volta na pista, Bridget entra nos aplicativos de namoro e precisa conciliar seu trabalho, vida amorosa e obrigações domésticas e maternas, enquanto também enfrenta a legião de mães perfeitas da escola, lida com a saudade que Billy sente do pai e vive situações constrangedores (e potencialmente atraentes) com o professor de ciências das crianças Mr. Wallaker (Chiwetel Ejiofor).
Data de lançamento: 13 de novembro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Capitão América: Admirável Mundo Novo é o próximo filme do famoso herói da Marvel. Desta vez, o filme dá continuidade à minissérie de televisão Falcão e o Soldado Invernal, onde o escudo está nas mãos de Sam Wilson (Anthony Mackie), após Steve Rogers (Chris Evans) o entregar em Vingadores: Ultimato. Durante a série, Sam aceita seu dever como o novo Capitão América ao lado de Bucky Barnes (Sebastian Stan). Admirável Mundo Novo compõe a Fase Cinco do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O enredo promete explorar os desafios e responsabilidades de Wilson em seu novo papel, enquanto enfrenta novas ameaças e aliados inesperados. A direção está a cargo de Julius Onah, conhecido por seu trabalho em The Cloverfield Paradox, e o roteiro foi escrito por Malcolm Spellman, que também foi o showrunner de Falcão e o Soldado Invernal.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.