Após a 2ª Guerra Mundial, Hollywood viveu a Era de Ouro dos Musicais, e mesmo com a queda desde então no número de produções, é comum anualmente um longa-metragem se destacar no que podemos considerar um “musical moderno”. Foi assim com Moulin Rouge! (2001), Chicago (2002), O Fantasma da Ópera (2004), Dreamgirls (2006), Nine (2009), Mamma Mia! (2008), Os Miseráveis (2012) e até o recente La La Land (2016).
A maior parte desses musicais teve grande destaque nas principais premiações do cinema, como Oscar e Globo de Ouro, e com O Rei do Show não será diferente. O longa já garantiu três categorias no Globo de Ouro de 2018 (Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Canção Original) e é um forte candidato para disputar, ao menos, a categoria de Melhor Canção Original no Oscar por This Is Me.
De origem humilde e desde a infância sonhando com um mundo mágico, P.T. Barnum (Hugh Jackman) desafia as barreiras sociais se casando com a filha do patrão do pai e dá o pontapé inicial na realização de seu maior desejo abrindo uma espécie de museu de curiosidades. O empreendimento fracassa, mas ele logo vislumbra uma ousada saída: produzir um grande show estrelado por freaks, fraudes, bizarrices e rejeitados de todos os tipos.
Com referências visuais semelhantes a de Baz Luhrmann, o diretor estreante Michael Gracey consegue transformar o espetáculo circense em um espetáculo cinematográfico. Deixando de lado o comprometimento com a veracidade, Gracey segue as convenções que o gênero musical consolidou ao longo dos anos, explorando o lúdico e concretizando em tela o pacto existente entre obra e expectador: naquele universo em que a narrativa acontece, vale tudo. E com o tempo, o incômodo que a primeira quebra narrativa – para a inserção de uma música – causa logo é esquecido. As músicas, inclusive, são responsabilidade de Benj Pasek and Justin Paul – os mesmos compositores das canções de La La Land – não tinha como dar errado.
Hugh Jackman, no auge dos seus 49 anos, entrega mais uma atuação impecável – como já estamos acostumados. Mas ter um protagonista de peso recebendo tanto destaque – como acontece no longa – tem seus problemas. Preocupada em fazer com a história de Hugh fique em evidência – o que parece óbvio, uma vez que este é o protagonista – a narrativa negligencia personagens tão interessantes e promissores quanto o herói(?). É o caso dos personagens de Zac Efron e Zendaya, que tem o seu romance bem explorado no início do filme, porém, logo perde espaço para mais e mais Hugh Jackman. Entretanto, mesmo com pouco tempo de tela, o casal é responsável por uma das mais belas canções do longa: Rewrite The Stars.
A construção dramática também não é o forte do filme. Conflitos e obstáculos são resolvidos com a mesma facilidade e rapidez com que aparecem, fazendo com que os personagens não tenham que enfrentar verdadeiramente os desafios presentes no enredo. Mas isso não necessariamente enfraquece a narrativa, que continua tocante e com cenas deslumbrantes esteticamente. No fim, tudo parece perdoável quando todos estão em cena cantando, dançando e entregando uma mensagem de aceitação e amor.
O Rei do Show estreia neste Natal (25), mas alguns cinemas estão realizando sessões de pré-estreia durante toda a semana.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Eu Sou Maria é um drama nacional dirigido por Clara Linhart que acompanha a protagonista (Núbia Maurício), de 15 anos, que mora em uma comunidade do Rio de Janeiro com a mãe, Célia, e o irmão mais novo. Por se destacar em uma prova de redação, Maria consegue uma bolsa em um dos melhores colégios particulares da Zona Sul. Porém, agora, ela deve lidar com uma realidade muito diferente daquela com a qual estava acostumada, encarando o desafio de manter suas notas altas e provar que merece estar ali.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Digimon Adventure 02: O Início é a sequência de Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna, lançado em 2020. O filme se passa dez anos após seu antecessor, e acompanha Daisuke Motomiya (Fukujurou Katayama), agora com vinte anos de idade. Após os acontecimentos da aventura no Mundo Digital, Daisuke e os outros escolhidos estão mudando gradativamente – tanto em aspectos físicos quanto em seus estilos de vida. Em uma noite qualquer, eles são surpreendidos por uma enorme Digitama que surge no céu acima da Torre de Tóquio. Dela, eles conhecem o misterioso Lui Ohwada (Megumi Ogata), que compartilha informações surpreendentes: ele é o primeiro escolhido humano da história.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Folhas de Outono é um filme finlandês de comédia dramática dirigido e roteirizado por Aki Kaurismäki. O longa acompanha a história de Ansa (Alma Pöysti) uma estoquista de supermercado, e Holappa (Jussi Vatanen), um ex-alcoólatra. Completamente desconhecidos, os caminhos dos dois acabam se cruzando acidentalmente em um bar de karaokê numa noite qualquer em Helsinki. Automaticamente atraídos um pelo outro, eles decidem sair em um encontro e, talvez, começar um relacionamento improvável que pode ser a solução para afastar a solidão existencial de ambos – mas uma série de adversidades e mal-entendidos faz com que os dois acabem se afastando.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Monster é um filme japonês de drama e suspense dirigido por Kore-eda Hirokazu (Assuntos de Família, Ninguém Pode Saber). A história mostra o drama de Saori (Sakura Ando), uma mãe desconfiada dos comportamentos estranhos que seu filho começou a apresentar recentemente e, ao que tudo indica, sem nenhuma explicação. Porém, logo Saori descobre que a situação é culpa de um professor que dá aulas na escola de seu filho, e ela decide ir até o local para saber o que está acontecendo. Enquanto acompanhamos o desenrolar desse mistério partindo do ponto de vista da mãe, do filho e do professor, a verdade vai, pouco a pouco, começando a surgir.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Pedágio é um filme brasileiro de drama dirigido e roteirizado por Carolina Markowicz (Carvão, O Órfão) e estrelado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga. Na trama, Suellen (Jinkings) é uma mulher que leva uma vida simples trabalhando como cobradora de um pedágio. Um dia, ela percebe que pode usar o emprego como uma forma de fazer uma renda extra – mas de maneira ilegal. Ela decide arriscar, mas acredita ter um motivo muito bom para tal: o dinheiro seria totalmente destinado a uma caríssima “cura gay” para seu filho Tiquinho (Alvarenga), ministrada por um pastor estrangeiro muito conhecido.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Em O Jogo da Invocação, um grupo de adolescentes de Salem descobre uma faca amaldiçoada que libera um demônio, que os força a jogar versões horríveis e mortais de jogos infantis onde não pode haver vencedores, apenas sobreviventes. Na trama aterrorizante, Billie (Natalia Dyer) e Marcus (Asa Butterfield) são irmãos que se envolvem no jogo demoníaco e perigoso que acaba indo longe demais. A família acaba destruída após os filhos participarem da brincadeira demoníaca. A história do longa então acompanha a família de Salem e seus personagens que se envolvem com a entidade maligna, cujo objetivo é brincar com suas vítimas até a morte.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Os Segredos do Universo por Aristóteles e Dante é um filme norte-americano dirigido por Aitch Alberto (Hara Kiri, She Kills He) e baseado no livro best-seller Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, de Benjamin Alire Sáenz. A história – ambientada em 1987 – acompanha os dois personagens-título, os jovens Aristóteles (Max Pelayo) e Dante (Reese Gonzales), que, em um verão qualquer, acabam se conhecendo por acaso e – mesmo com personalidades e vidas bem distintas – iniciam uma amizade especial e duradoura. Juntos, os garotos aprendem a lidar com as frustrações de serem adolescentes mexicano-americanos solitários e exploram os caminhos para a autodescoberta.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Poliana é uma garota que sempre soube ver o lado bom da vida. Ela aprendeu com seu pai o “jogo do contente” e com ele encontra algo de positivo até nas situações mais difíceis. Mas desde que o pai Otto Pendleton sumiu no ano anterior, ela não consegue mais entrar na brincadeira. No seu aniversário de 15 anos, Poliana ganha um lindo colar que pertenceu à mãe, e leva o presente para o famoso Campo de Férias. Quando Poliana e seus amigos começam a viver situações estranhas, eles resolvem descobrir os mistérios daquele lugar – e encontram muito mais do que esperavam.