Quem é Neil Young? Mestre do folk, padrinho do grunge, icone da contracultura, ambientalista, revolucionário. Neil Young é isso e muito mais porque ele sempre escolheu a direção para os seus passos. Trata-se de um cara que participou de Woodstock, mas não aceitou aparecer no filme por desconfiar do interesse comercial por trás da revolução. Desde os anos 1970 é um ambientalista preocupado com o futuro do planeta. Até hoje se posiciona e faz música com conteúdo político e contra grandes corporações — como Monsanto e Starbucks. Recentemente iniciou uma empreitada em favor da qualidade do áudio e lançou até um aparelho de reprodução de alta qualidade. E, como eu disse, Neil Young é muito mais.
https://www.youtube.com/watch?v=gALPWW9QByQ
Uma das faces mais fortes dele está presente em três discos lançados nos anos 1970 e que seriam conhecidos como a ‘ditch trilogy’: Time Fades Away, Tonight’s The Night e On The Beach. Isso porque ele vivia dias difíceis, e todos seus sentimentos transbordam nesses três álbuns. Era uma época em que o Neil experimentava o lado ruim fama. Carregando o peso de perder o grande amigo e companheiro de banda, o guitarrista Danny Whitten, numa overdose de heroína, Neil buscava se expressar de forma mais crua após o sucesso do Harvest. Muito mais triste, indignado e desiludido, esses discos se traduzem num relato pessoal e honesto. Em 1973, Neil Young lançou o On The Beach, que, apesar de ser o segundo disco da trilogia a ser lançado, foi o último a ser gravado.
On the Beach é um desabafo de alguém triste com as coisas do mundo e com as suas próprias coisas. Cada faixa tra\ uma face da angustia, misturando euforia e serenidade. Escutar o disco inteiro dá a sensação daquela montanha-russa de sentimentos, típica de uma cabeça com problemas demais. E tem dias que tudo incomoda: o futuro, o presente, a destruição da natureza, o Charles Manson, o Nixon, o relacionamento com a mulher. Enfim, às vezes as coisas são duras.
https://www.youtube.com/watch?v=S2coygw1HT0
Nesse disco a gente percebe algumas músicas serenas e melancólicas. ‘Montion Pictures’, por exemplo, é uma balada que fala sobre seu relacionamento com a atriz Carrie Snodgress, mãe de seu primeiro filho. Com a participação do inacreditável Levon Helm na bateria, ‘See the Sky Is About Rain’ é uma musica pessoal com um piano elétrico que dita o clima e o ritmo. Esse piano elétrico não é o único instrumento a fazer uma participação especial. O banjo de ‘For The Turnstiles’ é um dos pontos altos do disco e define o ótimo e simples arranjo da canção.
Esse disco também tem muita energia e raiva. Muito disso está nos blues desse álbum. Escute ‘Revolution Blues‘, que, além de contar também com a participação do Levon, tem o ótimo baixão do Rick Danko. A voz do Neil Young guia essa pancada que critica as insanidades, assassinatos e mentiras à la Charles Manson. Outra crítica forte e certeira está em ‘Vampire Blues’. O ano era 1973 e o Neil já dizia que destruir o mundo pelo progresso é uma conta que não fecha. Estamos falando de identificar uma tendência com uns 30, 40 anos de antecedência. Incansável, o disco termina com ‘Ambulance Blues‘, em que Neil mostra sua insatisfação com Richard Nixon. Repare na manchete do jornal presente na capa do disco: ‘Senator Buckley Calls for Nixon to Resign’. É quase inacreditável que esses três blues, juntos, caibam num mesmo disco.
https://www.youtube.com/watch?v=cAKTy_9Yok0
Porém, o ponto alto está em duas músicas. Na faixa que abre o disco, ‘Walk On’, e na faixa que dá nome ao disco, ‘On The Beach’.
‘Walk On’ fala não só sobre seguir em frente, mas também sobre a dificuldade disso. O swing e o slide das guitarras podem até fazer dançar, afinal, cedo ou tarde tudo torna-se real. Já ‘On The Beach’ é um desabafo. O arranjo e a percussão criam o clima de desilusão e incerteza que Neil Young sentia na época. A letra é daquelas de uma sinceridade que choca. Num disco com frases fortes, temos uma pérola aqui também: ‘though my problems are meaningless, that don’t make them go away’. A combinação dos sentimentos e das incertezas presentes nas duas músicas revelam muito sobre a tristeza que Neil sentia e, consequentemente, sobre a tristeza que todos nós sentimos.
https://www.youtube.com/watch?v=CKgj1FNToWY
On The Beach é um discão. É forte, preciso e verdadeiro. Sua sonoridade crua, quase ao vivo, cria uma atmosfera ainda mais intensa para a obra. Lá estava Neil Young, no meio dos 1970, entre o álcool e as honey slides, tentando entender tudo o que não parava de passar na sua frente.
E aí, curtiu os sons? Explore os links e desvende mais músicas! Tem alguma dica de discão ou sonzeira? Comente! A música boa é infinita 😀
Até semana que vem!
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Empate é um documentário focado em apresentar as vozes do movimento seringueiro dos anos 70 e 80 concentrados no Estado do Acre. Refletir sobre a importância e os efeitos desse momento histórico ainda hoje na Amazônia é o foco do filme. Mesmo com todas as repercussões do assassinato de Chico Mendes, líder seringueiro que foi baleado há mais de 30 anos a mando de grandes organizações, o Brasil continua sendo palco de grandes ataques dos latifundiários. Entre memórias, reflexões e questionamentos para o futuro, companheiros da luta de Chico se reúnem-se e debatem os novos desafios que precisarão enfrentar nos próximos anos para manterem suas terras longe dos interesses do agronegócio.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Os Sonhos de Pepe acompanha o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica em suas viagens pelo mundo e seus deveres políticos, ressaltando sua visão progressista pautada pela sustentabilidade e pela justiça social. Em meio a um cenário de crise climática, a posição de Mujica é divergente da predominante que sustenta e incentiva o modelo predatório e consumista da humanidade. O documentário de Pablo Trobo, diretor uruguaio, sabe que a voz e as preocupações de Mujica são advertências sérias sobre o que está por vir. Os Sonhos de Pepe, com isso, visa apresentar a vida, o trabalho e as convicções de Mujica já com 90 anos, enquanto acompanha sua rotina diplomática por um mundo mais igualitário, mais consciente e mais verde.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Reality de Horror – Influencers em Pânico é um filme norte-americano de terror e suspense dirigido por Dame Pierre e Mike Ware. A trama segue um grupo de influencers das redes sociais que estão reunidos em uma luxuosa mansão em Hollywood Hills para uma programa de TV. O reality show acompanha o cotidiano do confinamento desse famosos blogueiros na casa em Los Angeles. Eles só não contavam com uma virada macabra na estadia: de repente, cada um deles se encontra preso em um jogo cujo resultado pode determinar quem irá sobreviver. Por trás de todo esse pesadelo, está um misterioso assassino psicopata que começa a revelar todos os seus segredos mais profundos e obscuros antes de começar uma matança sangrenta e desenfreada.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Em Chapeuzinho Vermelho – Herança de Família, a jovem Chapeuzinho Vermelho (Taisya Kalinina) enfrenta uma ameaça iminente: a cidade está sendo aterrorizada por lobos misteriosos. Para salvar sua casa e descobrir a origem dos ataques, ela precisa desvendar o enigma do desaparecimento de seu pai, Volkoboy (Danila Yakushev), que sumiu sob circunstâncias enigmáticas. Em sua jornada, Chapeuzinho enfrentará seus maiores medos e desafios, confrontando obstáculos que testam sua coragem e determinação. Com a ajuda de aliados e enfrentando perigos sobrenaturais, ela terá que descobrir a verdade sobre seu pai e seu próprio destino. Chapeuzinho Vermelho – Herança de Família é um emocionante conto de fantasia russo, estrelado por Taisya Kalinina, Danila Yakushev e Ekaterina Klimova, e sob a direção de Artyom Aksenenko onde coragem e bravura são essenciais para superar os desafios e salvar a cidade da ameaça dos lobos.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Em Sting – Aranha Assassina, uma noite fria e tempestuosa em Nova York, um objeto misterioso cai do céu, quebrando a janela de um prédio de apartamentos decadente. Dentro dele, um ovo eclode, dando vida a uma estranha aranha. Charlotte (Alyla Browne), uma garota rebelde de 12 anos e fã de histórias em quadrinhos, descobre a criatura e a nomeia Sting. Enquanto sua mãe e seu padrasto, Ethan (Ryan Corr), lutam para se ajustar à chegada de um novo bebê, Charlotte se sente cada vez mais isolada e encontra consolo na amizade com Sting. No entanto, à medida que a aranha cresce em tamanho e apetite, os animais de estimação dos vizinhos começam a desaparecer, seguidos pelos próprios moradores. Quando a verdadeira natureza de Sting é revelada, Charlotte se vê em uma corrida contra o tempo, sozinha em sua luta para salvar sua família e os excêntricos habitantes do prédio de um aracnídeo voraz que agora os caça. Determinada a proteger aqueles que ama, Charlotte deve encontrar uma maneira de deter a criatura antes que seja tarde demais.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Inexplicável é um filme dirigido por Fabrício Bittar no qual é baseado em uma história real descrita no livro O Menino que Queria Jogar Futebol: Uma História de Fé e Superação, do escritor Phelipe Caldas. Essa trama será desenrolada a partir da história do jogador mirim de 8 anos, natural da Paraíba, Gabriel Varandas (Miguel Venerabile). Gabriel conquistou o título de campeão no futsal, no entanto, após esse grande feito ele enfrentou graves problemas de saúde chegando a ser declarado morto e deixando sua família a mercê da fé para encarar essas complicações. Surpreendentemente, o jovem jogador se recupera, deixando toda sua equipe médica sem explicação do que houve. Inexplicável promete levar uma mensagem de fé e superação para os espectadores que o assistem.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
O Conde de Monte Cristo é uma nova versão do clássico romance o Conde de Monte Cristo do autor atemporal Alexandre Dumas. Essa nova produção, dirigida por Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte e indicada ao Festival de Cannes 2024, irá mostrar uma interpretação épica da história de traição, riqueza misteriosa e vingança meticulosa. O filme acompanha Edmond Dantès (Pierre Niney) um jovem marinheiro que sofre uma trágica injustiça no dia de seu casamento: ele é preso devido a uma enorme conspiração contra ele organizada pelos seus supostos amigos. Se passam 14 anos desde esse fatídico dia, Edmond recebe a ajuda de um outro prisioneiro para fugir do sinistro Château d’If após o mesmo dizer a localização exata de um tesouro perdido. Edmond, então, consegue achar esse tesouro que o torna enriquecido mas desiludido. Dantès reaparece na sociedade parisiense como o misterioso e magnífico Conde de Monte Cristo com um único objetivo: vingar-se daqueles que destruíram a sua vida.