Antes de qualquer coisa vamos voltar no tempo, lá no ano de 1994 onde o primeiro grande jogo de corrida livre era lançado: o Need for Speed. Digamos que foi um sucesso estrondoso, já que o sonho de qualquer um é poder controlar milhares de carros famosos em rachas na rua e fugir da polícia. É meio ilegal tal pensamento, mas sempre agradou os viciados em corrida. Agora estamos em 2014 (20 anos após o lançamento do jogo) e enfim lançaram um filme baseado no jogo às telonas: Need for Speed – O Filme.
Que maravilha não é, temos a oportunidade de ver carros caros de verdade correndo e não mais virtualmente. Podemos acompanhar rachas insanos, perseguições velozes e corridas em alta velocidade. Seria um sonho se não houvesse um único porém de que há 13 anos em 2001 era lançado um filme um tanto quanto parecido: Um tal de “Velozes e Furiosos”, que atualmente encontra-se em meados do sétimo filme. Digamos então que existe um problema grave ai de timing cinematográfico. De uma ou outra, ou tentaram lançar o NFS na tentativa de substituir Velozes, ou simplesmente acharam que por ter o nome do jogo ninguém pensaria que se tratava de mais uma cópia barata de Velozes (já que todo ano várias produções horríveis de corrida são lançadas).
Deixando de lado o pequeno problema citado, vamos ao filme e seus acertos / erros. O papel de protagonista foi dado ao ator da moda, Aaron Paul de “Breaking Bad”, que passa o filme todo com a mesma cara e uma atuação bem forçada que chega a desanimar quem assiste. Mas não é só ele, na verdade todas as atuações de todos os atores foram fraquíssimas, uma leve exceção ao rapper Kid Cudi que conseguiu trazer um ar mais leve e cômico à produção. Aos interessados em “50 tons de cinza”, a intérprete de Anastasia no longa é a Anita aqui, papel secundário de ex-interesse amoroso do protagonista.
O filme falha nas atuações e graças a isso todas as cenas que deveriam causar algum tipo de emoção são estragadas. A trama não se desenvolve e a história central é muito perdida. São personagens mal utilizados e pouco aprofundados, 2h10 de duração onde quase tudo é só enrolação que não acrescenta em nada ao filme e muitas tentativas de investir onde não dá certo.
Tá, mas o que deu certo então? O que dá certo é exatamente a razão de levar as pessoas ao cinema por este filme: as corridas. E que estranhamente são muito boas e bem feitas, sem sombra de dúvidas os destaques do filme. Outro problema é que são poucos os minutos dedicados a corrida. E quando acontece remete fielmente ao jogo com imagens em primeira pessoa, guias estilo GPS para as ruas (bela sacada de avião dando coordenadas), os carros hiper-caros (alguns que você nunca viu na vida) acelerando ao extremo, os rachas, manobras e até a polícia interferindo.
Corrida era o que todos queriam, mas não só em 10 minutos do filme. Queremos um filme inteiro de corrida, com turbo, armadilhas e perseguições. O que ninguém queria era ter que esperar por 20 anos pra ver Need for Speed nas telonas e notar que nem 1/10 do filme é fiel ao jogo e sim uma tentativa de emplacar um novo “Velozes e Furiosos”. O tempo passou e já não tem como bater de frente com Vin Diesel e companhia, é esperar pra ver se pelo menos em uma possível continuação teremos um filme 100% NFS.
Adalberto Juliatto para o Curitiba Cult
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Minions 2: A Origem de Gru é a continuação das aventuras dos Minions, e desta vez, eles ajudam um Gru ainda criança, descobrindo como ser vilão. Na década de 1970, Gru está crescendo no subúrbio. Fã de um grupo de supervilões conhecido como Vicious 6, Gru traça um plano para se tornar malvado o suficiente para se juntar a eles.
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 3 de julho de 2022
Nesta série original da HBO Latin America que se passa em um Brasil que aprovou a descriminalização da maconha, o jovem traficante Biriba enfrenta um dilema: permanecer no mundo do crime ou tentar a sorte na legalidade. Mas fugir da sua antiga vida não será tão fácil quanto parece.
Data de Lançamento: 29 de junho