Museu Paranaense tem programação com colheita da horta e cozinha itinerante

Foto: Munir Bucair Filho.

Bateu uma fome de comida e arte? Como continuação do programa “Se eu enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas”, o Museu Paranaense agora conta com novas atividades até este domingo (13). De forma gratuita, o público de todas as idades poderá participar de uma colheita coletiva da horta, provar preparos com os ingredientes colhidos, observar abelhas nativas e também conferir uma performance e uma nova exposição.

A partir desta quinta-feira (10), o espaço expositivo apresenta duas obras do artista Marcelo Moscheta. A mostra é composta pela instalação “LINNAEUS”, que reflete sobre o desejo incansável do homem em classificar e ordenar o mundo à sua volta, e pela videoarte “Pau-Brasil”, obra sobre esta árvore ligada à constituição do país e recurso natural historicamente explorado à exaustão.

No sábado (12), às 16h, a artista Bia Figueiredo apresenta a performance Polvo, abordando as correlações entre corpo e natureza e trazendo como extensão da pele uma rama de batata-doce cultivada por aproximadamente oito meses. O projeto acontece na intersecção entre os trabalhos de Bia Figueiredo, artista do corpo e cultivadora da terra, e Leco de Souza, fotógrafo e permacultor.

Também no sábado, às 17h, as idealizadoras do projeto Central do Abacaxi preparam alguns pratos no jardim do Mupa usando apenas ingredientes de produtores locais e vegetais colhidos na horta feita no museu em janeiro. Enquanto cozinham, Amanda Kosinski e Camila Lovato Frankiv vão bater um papo com o público a respeito da importância do consumo alimentar consciente, levando em conta a sazonalidade dos alimentos, e do incentivo aos pequenos produtores locais. Ao longo da ação, os participantes irão experimentar preparos que têm como base pancs, beterraba, repolho, quiabo e a mandioca. A atividade conta com 40 vagas, distribuídas por ordem de chegada, a partir das 17h.

Nas manhãs de sábado (12) e domingo (13), a Equipe Educativa do Museu ainda preparou duas atividades imperdíveis para as crianças: no sábado, das 10h30 às 12h, haverá oficina de colheita coletiva da horta do museu, semanas depois do evento do plantio comunitário promovido em ação anterior. Já no domingo, das 10h30 às 13h, acontece a observação em grupo guiado das abelhas nativas do jardim. Para a colheita, as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através por aqui. A observação de abelhas não requer inscrição prévia.

O Museu Paranaense fica na Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco. Toda a programação é gratuita.

Por Julia Schneider
10/03/2022 09h58

Artigos Relacionados

Festival de Curitiba terá peças gratuitas em São Luiz do Purunã

Exposição “OSGÊMEOS: Segredos” ganha novo catálogo com imagens inéditas