Museu da Língua Portuguesa será reinaugurado em São Paulo

O Museu da Língua Portuguesa, um dos primeiros museus dedicados a um idioma, será reinaugurado no dia 31 de julho com transmissão ao vivo da cerimônia oficial de inauguração pelas redes sociais. A instituição, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, foi reconstruída após ser atingida por um incêndio em dezembro de 2015.

Localizado em São Paulo, o Museu está instalado na cidade com o maior número de falantes de português no mundo e conduz seus visitantes a um mergulho na história e na diversidade do idioma, com experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos.

A abertura ao público terá restrições de acordo com as medidas de combate à COVID-19. Os ingressos poderão ser adquiridos apenas pela internet, com dia e hora marcados e capacidade de público é 40 pessoas a cada 45 minutos. Para evitar toque nas telas interativas, os visitantes receberão chaveiros touchscreen.

No acervo, continuam as instalações “Palavras Cruzadas”, que mostra as línguas que influenciaram o português no Brasil; e “Praça da Língua”, espécie de ‘planetário do idioma’ que homenageia a língua portuguesa escrita, falada e cantada, em um espetáculo imersivo de som e luz. Além disso, a exposição temporária de reabertura do Museu, “Língua Solta”, traz a língua portuguesa em seus amplos e diversos desdobramentos na arte e no cotidiano. Também há novas instalações como “Línguas do Mundo”, que destaca 23 das mais de 7 mil línguas faladas hoje no mundo; “Falares”, que traz os diferentes sotaques e expressões do idioma no Brasil; e “Nós da Língua Portuguesa”, que apresenta a língua portuguesa no mundo, com os laços, embaraços e a diversidade cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Foto: Ana Mello.

O Museu fica localizado em um dos principais prédios históricos de São Paulo, a Estação da Luz, uma das portas de entrada para milhares de imigrantes que chegavam ao Brasil. Era lá que eles, depois de desembarcarem dos navios em Santos, tinham o primeiro contato com a língua portuguesa. O local passou por uma completa recuperação arquitetônica e readequação de seus espaços internos, com obras de restauro e reconstrução, mantendo conceitos estruturantes do projeto de intervenção original, e recebeu aperfeiçoamentos e melhorias de infraestrutura e segurança, especialmente contra incêndios.
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Roberto Marinho e tem como patrocinador máster a EDP; como patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú Unibanco e Sabesp; e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O ID Brasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão.
Por Julia Schneider
18/07/2021 15h13