Quando era da primeira turma de biblioteconomia da USP, Inezita Barroso talvez não imaginasse a sólida carreira musical que construiria ao longo da vida. Em mais de 60 anos de trabalho, a artista gravou em torno de 80 discos, entre compactos, LPs, CDs e coletâneas, e foi aclamada com diversos prêmios. Paulista, cresceu em uma família apaixonada por cultura, começou a tocar viola aos sete anos e, adulta, se consolidou como uma das maiores incentivadoras da produção sertaneja.

A bonita história da artista que morreu este ano, aos 90 anos, está sendo contada na exposição O Brasil Sertanejo de Inezita Barroso, 90 anos de uma desbravadora da cultura popular brasileira. A mostra, realizada no Teatro Canal da Música, no Mercês, tem entrada franca e fica aberta até o dia 25 de abril.

De acordo com a produtora do Departamento de Eventos do Teatro Canal da Música, Soêvia Pires, a exposição já estava prevista antes do falecimento de Inezita e o lançamento em março homenagearia o aniversário de 90 anos da artista, que morreu antes da abertura.

A história de Inezita é apresentada em uma linha do tempo de painéis plotados. Além disso, mostra em forma de intervenção a projeção do DVD “Cabocla eu sou”. O vídeo resume a carreira da artista desde os primeiros filmes até o programa “Viola, minha viola”. Há também discos da apresentadora que pertencem ao acervo particular do pesquisador de música caipira Maikel Monteiro.

Soêvia explica que Inezita foi escolhida para ser tema da exposição anual do Teatro que, a cada edição, fala sobre um assunto relacionado a musica. Essa lembrança não foi por acaso. A produtora diz que a apresentadora do Viola Minha Viola tem uma importância essencial na história da música de raiz e merece destaque sempre: “Ela é um ícone, uma daquelas referências que desbrava e luta até o final para a sua preservação” .

Serviço – O Brasil sertanejo de Inezita Barroso

Quando: 17 de março a 24 de abril

Onde: Canal da Música – Rua Júlio Perneta, 695 / Mercês

Horário: das 10h às 18h, todos os dias

Quanto: gratuito