
Considerado um dos museus mais importantes da América Latina, o Museu Oscar Niemeyer (MON) tem uma intensa pauta de exposições. Neste ano, seu calendário faz parte do Circuito Cultural Ademilar, que integra uma série de atividades ligadas a diferentes manifestações culturais em Curitiba.
O MON tem mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina. Por isso, suas 12 salas permitem realizar anualmente mais de 20 mostras. Desde sua inauguração, em 2002, o Museu já recebeu mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. Essa programação teve destaque internacional no calendário das artes: em 2017, 11 exposições do MON foram escolhidas entre as mais importantes, entre cerca de 450 mostras do mundo pela revista inglesa The ArtNewspaper.
Com sua arquitetura singular, também é conhecido como Museu do Olho, em virtude do arrojado projeto do renomado arquiteto que nomeia o espaço, Oscar Niemeyer. Em 2012, foi eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire, sendo considerado um dos pontos turísticos mais importantes da capital paranaense.
“Breu” – Júlia Kater
A mostra “Breu”, da artista Júlia Kater, é composta por mais de 50 obras, que montam uma instalação, e vídeos. A artista nasceu em Paris, mas adotou o Brasil como seu país de trabalho e vive atualmente em São Paulo. Na instalação “Desenhos Livres sobre Temas Impostos”, Júlia une seu trabalho de artista com o de pedagoga e provoca questões relacionadas ao desenho alfabetizado. Já no vídeo “Breu”, ela propõe o lugar de fala, em que homens trabalham com um processo semiartesanal de asfaltamento em um retângulo cortado sobre um gramado e uma mulher discursa ao fundo sobre o que seria certo e errado.
“Intangível”– Rafael Silveira
A instalação “Intangível” é fruto de um complexo processo criativo que traça um paralelo entre os planos físico e psíquico, por meio de um experimento pictórico que transita entre as linguagens das artes visuais, da moda, da fotografia e do desenho.
“Narrativas em Processo: Livros de Artista” – Coleção Itaú Cultural
A mostra reúne trabalhos que expandem o conceito e a forma de um objeto mágico – o livro – para muito além do que estamos acostumados. “Livros de Artista” se propõe a investigar as diferentes relações que podem ser estabelecidas entre objeto e artista. Com foco na criação brasileira, a exposição explora 150 anos desse tipo de produção.
“Seleta Crômica e Objetos”– Tony Camargo
A exposição apresenta cinco séries de obras do artista Tony Camargo: Planopinturas, Fotomódulos, Desenhos, Fotoplanopinturas e Videomódulos. São trabalhos que visam à expansão da linguagem da pintura como campo de pesquisa da atualidade. Segundo o curador, Artur Freitas, “Tony Camargo não é um pintor, mas um artista que pinta. Daí, portanto, a irreverência e, por isso mesmo, a leveza com que se movimenta diante do peso da tradição pictórica”. Textos críticos de Arthur do Carmo, Artur Freitas e Paulo Herkenhoff.
“Não Está Claro até que a Noite Caia” – Juliana Stein (até 17 de junho)
A artista Juliana Stein trabalha com a composição de palavras e formulações escritas, com objetivo de tencionar os campos da fotografia e da linguagem, partindo das escolhas que fundamentam a construção da imagem na trajetória de seu trabalho. Como sugere o título, elementos de aparição e práticas de interpretação são colocados em relação para produzir reflexões sobre imagem e fotografia contemporânea.
“Decantação e Desastres” – Carina Weidle e Ligia Borba
A mostra reúne o trabalho de duas artistas paranaenses: Carina Weidle e Ligia Borba. A ideia é estabelecer um diálogo entre as obras de ambas as artistas. A mostra possui esculturas, fotos, cerâmicas e pinturas.
“Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”
A exposição é a primeira realizada com peças da coleção de obras asiáticas doadas pelo diplomata Fausto Godoy ao MON. A mostra traz um recorte de 200 obras entre as três mil que compõem a coleção. Peças raras, de forte conteúdo simbólico, representam o cotidiano arcaico ou contemporâneo de civilizações asiáticas. China, Japão, Índia, Laos, Butão, Irã, Afeganistão e Vietnã são alguns dos países de origem das peças.
“Luz ≅ Matéria”
Apresenta uma seleção de obras do acervo do MON, buscando aquelas que têm como ponto comum a luz de um lado e, de outro, a materialidade. Embora aparentemente divergentes, diametralmente opostas, até convém lembrar que, para a física, estão muito mais próximas do que se pensa.
“Diálogo Design: Polônia Brasil”
A exposição reúne cartazes históricos e contemporâneos. Apresenta ícones do design polonês e brasileiro, estabelecendo uma justaposição entre design de produtos e design gráfico. Os cartazes históricos são exemplos de obras antigas usadas para a promoção da Polônia no exterior. Os designers gráficos contemporâneos desenvolveram cartazes sobre seus respectivos países, inspirados nos trabalhos dos seus predecessores. Há, também, produtos industriais contemporâneos considerados icônicos para o design da Polônia e do Brasil.
“Paisagens Construídas”
Hoje, toda paisagem é construída, toda natureza é modificada, domada. É o que a arte nos demonstra. Marlos Bakker descobriu nas redes sociais uma imensa comunidade que cultua não o céu, mas os aviões. Artur Lescher inventou um rio com a lógica das máquinas, como os pobres rios que escoam em hidroelétricas. Gisela Motta & Leandro Lima soltaram um raio no Olho. Um raio doméstico, portátil. Venha curtir a paisagem.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.