Moda é tudo o que traz movimento, um comportamento novo, não só no vestir, mas no ouvir, no sentir, nos hábitos diários”, disse Ana Clara Garmendia, fotógrafa e jornalista que trouxe para Curitiba a exposição “Paris Aqui”, localizada no shopping Pátio Batel.

Logo que cheguei na mostra, duas coisas chamaram minha atenção: as cores e a presença da década de 1970 na composição de cada look. Dessa vez, não vai dar para se camuflar com os tons escuros da estação, você pode apostar no verde, vermelho, amarelo e azul, pois, como eu disse na última publicação, 2015 terá cinquenta tons, exceto cinza e derivados. Marcado por manifestos, músicas, drogas e moda, “os anos 70 vão estourar novamente por tudo”, afirma Ana Clara, porém “em três meses estaremos exaustos da década, por isso, existem outras referências na exposição que vão tentar aliviar a pressão desse momento”, completa.

E pode ser que isso seja verdade. No segundo semestre de 2014, por exemplo, os anos 90 tentaram dar uma pincelada no nosso estilo, mas não duraram muito e acabaram sendo apenas um “remember” de quando você era mais [email protected] Para alguns, é claro, a inspiração deu e continuará dando certo, porém a temporária brincadeira com o passado foi bem nítida, principalmente, se você vive nas redes sociais e viu inúmeras pessoas usando a gargantilha de henna e o piercing fake no septo.

Além de referências, a exposição tem grandes exemplos da combinação de looks de épocas passadas, como a geometria, que também ficou popular em 1970, com a possível mudança moderna, que pode até ter uma pegada de cybermoda, quem sabe. Para mim, a fotografia de Ana Clara que consegue explicar isso é a da moça com corte de cabelo playmobil que está usando óculos cat eye azul – este acessório apareceu em 1950 com a personagem Dame Edna, em seguida foi popularizado entre os anos 60 e 70 e hoje ganha uma transformação justamente no espelhado presente nas lentes. Entre todas os retratos, este é o meu favorito.

A mostra, que começou nessa terça-feira (31), contém imagens de street style capturadas durante a última Semana de Moda de Paris e tem intenção de inspirar o nosso outono e inverno. Além do trabalho de Ana Clara, há também fotografias em still de Rafa Vieira, escolhidas pelo produtor de moda Chrystyan Kishida, nelas estão as indicações de produtos semelhantes aos looks de Paris que podem ser encontrados também no shopping.

Para quem for, não recomendo dar apenas uma “olhadinha”, mas prestar atenção nas imagens. Os detalhes e as explicações oferecidas em cada fotografia precisam ser interpretadas, caso contrário: temos aí um leque enorme de sites que você pode olhar rapidamente sem dar importância. Como disse Ana Clara, a moda é feita de hábitos, por isso, tenha o hábito de apreciar os retratos, é a partir disso que a inspiração realmente funcionará.

Serviço
Paris Aqui – Exposição fotográfica de Ana Clara Garmendia
Local: Piso L1, Átrio Luz, Pátio Batel
Data: De 31 de março à 26 de abril de 2015
Horário: segunda a sábado das 10h às 22h e domingo das 14h às 20h

[masterslider id=”9″]

Fotos: Uliane Tatit