Mj Rodriguez e a força da mulher trans na TV americana

Academia de Artes e Ciências Televisivas revelou os indicados à 73ª edição do Emmy na última terça-feira (13). O prêmio é o maior e mais prestigiado destinado a programas e profissionais de televisão, homenageando vários setores da indústria televisiva.

Neste ano, entre as indicações para Melhor Atriz, Mj Rodriguez se destaca ao se tornar a primeira mulher trans a ser indicada ao Emmy na categoria principal de atuação. A indicação é por seu papel em “Pose”, interpretando Blanca. A série do canal FX também concorre como Melhor Série Dramática.

A indicação é um marco na representatividade de artistas trans na indústria televisiva e cinematográfica, que lutam por reconhecimento enquanto atores cisgênero interpretam personagens transgênero. Em comemoração à nomeação de Mj, o Curitiba Cult relembrou alguns personagens de pessoas trans na televisão.

Jules, Euphoria

Foto: Reprodução.

Interpretada pela modelo Hunter Schafer, Jules é a melhor amiga de Rue, personagem de Zendaya, na série televisiva Euphoria, da HBO. Em seu primeiro trabalho como atriz, teve a oportunidade de retratar uma personagem transexual assim como ela, e viu a oportunidade de contar a sua história. Hunter declarou à revista estadunidense Variety que “Precisamos de mais papéis onde pessoas trans não estão lidando apenas com serem trans; elas são trans enquanto lidam com outros problemas. Nós somos muito mais complexos do que nossa identidade.

Sophia Burset, Orange is the New Black

Foto: Reprodução.

Sophia, assim como sua intérprete Laverne Cox, é uma mulher transexual. A série retrata sua relação difícil com a família, colegas e outros presos por conta de sua mudança, além da transfobia. Laverne foi a primeira mulher trans a ser indicada ao Emmy de melhor atriz convidada numa série de comédia. Em entrevista, a atriz declarou: “Sophia é escrita como um caráter multi-dimensional que o público pode realmente sentir empatia com. – De repente eles estão sentindo empatia com uma pessoa real, trans. E para as pessoas lá fora, que precisam ver representações de pessoas que são como eles e de suas experiências, que é quando ele se torna realmente importante”.

Nomi, Sense8

Foto: Reprodução.

Jamie Clayton interpreta, em “Sense8″, a ativista e blogueira política Nomi. Sua personagem tem orgulho de ser uma mulher transexual e lésbica, e, em um dos episódios, declara: “A verdadeira violência, a violência que percebi que era imperdoável, é a violência que cometemos contra nós mesmos, quando temos medo de ser quem realmente somos.” A atriz já criticou a emissora Globo por escalar uma atriz cisgênero — Carol Durte — para interpretar o personagem transexual Ivan na novela “A Força do Querer”.

Pose

Foto: Justin Bettman.

E por último, mas não menos importante, a série que rendeu a indicação de Melhor Atriz à Mj Rodriguez. “Pose” é a produção com maior elenco transexual na indústria televisa, onde as cinco atrizes trans interpretam personagens também trans. Criada por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Steven Canals e ambientada nos anos 80 e 90, em Nova York, retrata os bailes underground de drag queens da época e a resistência LGBTQIA+ no auge da epidemia de HIV/AIDS.

Por Julia Schneider
18/07/2021 18h00