Marista Anjo da Guarda utiliza a educação para formar cidadãos para o mundo

Foto: Davi Carvalho

O Colégio Marista Anjo da Guarda celebra 60 anos de fundação em 2022 e alia sua tradição educacional à expertise humana e criativa para desenvolver alunos aptos para lidar com as constantes mudanças do mundo.

Ao reunir uma base sólida de conhecimento e experiências, a equipe pedagógica forma estudantes aptos não apenas para atuar em sociedade, mas com valores para atuar em sua transformação. Com uma proposta diferenciada, há seis décadas o Marista Anjo da Guarda é sinônimo de qualidade e uma experiência ímpar para os alunos. O “jeito Marista de ser” traz o acolhimento do ambiente escolar para crianças e adolescentes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Enquanto os menores participam de práticas colaborativas, mobilizando habilidades e informações para conhecer o mundo, os maiores ampliam o olhar de si para enxergar os desafios do mundo. Já os jovens pegam toda essa bagagem para construir a própria identidade, o seu projeto de vida, aliando a vida profissional e pessoal em um caminho único e com propósito.

A jornada é uma das chaves para o Marista Anjo da Guarda. Os alunos aprendem por meio da leitura, pintura, música, marcenaria, dança, teatro e yoga. Além dos eventos multidisciplinares e vivências promovidos ao longo do ano letivo. O acesso a diversas experiências, contextos e realidades constrói o senso de coletividade entre os alunos, professores, escola, família e sociedade.

Esse incentivo à cultura e às artes possibilita desenvolver um olhar mais sensível e empático, entrando em contato com a própria essência. Com laços fortes e duradouros, as crianças aprendem a se expressar e a respeitar a diversidade desde cedo. Com a multiplicidade de opiniões, gostos e personalidades, a liberdade é saudável e propícia para o crescimento, que encontra espaço, físico, mental e emocional, dentro da estrutura moderna e completa do Anjo.

Dos ateliês criativos aos laboratórios de ciências, do complexo esportivo e sala de xadrez à capela, todos os ambientes são pensados para trabalhar diferentes aspectos de cada criança. Afinal, somos indivíduos plurais desde o nascimento.

Por isso, os estudantes aprendem de forma natural e intuitiva, usando o melhor da individualidade em favor do coletivo. O foco é desenvolver cidadãos globais preparados, tanto acadêmica quanto socialmente, para enfrentar desafios, dilemas e obstáculos. Prontos para entrar em ação, constroem uma vida com propósito para si e para as pessoas à sua volta, sempre valorizando a natureza, as relações humanas e a importância da cultura e da arte para todos.

Por Deyse Carvalho
24/11/2022 16h38