O mundo cinematográfico está cheio de opções variadas para todos os tipos de gostos, isso é um fato. Existem gêneros e mais gêneros voltados a toda forma de espectador, e o intuito é geralmente atingir a maior massa possível. Volta e meia, porém, surgem alguns exemplares que vão contra tal fluxo e se arriscam ao tentar bater de frente com o próprio público. O cinema ganha nesta quinta (21) o maior exemplo disso aí, e ele atende pelo nome de Mãe!.
Desde a cogitação de seu lançamento e todos os fatores de produção que foram se desenrolando, uma estranheza sempre pairou. Com uma trama pouco reveladora, pôsteres suspeitos e um trailer beirando uma pegada de suspense psicológico. Nunca foi fácil entender e agora que Mãe! já está disponível à audiência, a tarefa parece mais difícil ainda.
A direção e roteiro vieram das mãos de Darren Aronofsky, e isso já significa muito. Ele é responsável por ‘Réquiem Para um Sonho’, ‘Cisne Negro’ e mais recentemente ‘Noé’. As duas primeiras obras são elogiadas pela forma nada usual de abordar distúrbios, tanto envolvendo drogas quanto mentais. Agora em Mãe! ele vai além, mas muito além mesmo, e produz algo que foge do “fácil” entendimento humano.
Temos na premissa inicial, e o que nos é divulgado em trailers e sinopse, algo bem simples. Nada mais do que o relacionamento de um casal, até então tranquilo e estável. Que é colocado em risco com a chegada e atitudes bem estranhas de visitas não convidadas. Os protagonistas são Jennifer Lawrence e Javier Bardem, premiados por ‘O Lado Bom da Vida’ e ‘Onde os Fracos Não Têm Vez’ respectivamente. O elenco ainda conta com Ed Harris e Michelle Pfeiffer.
Sinceramente, é muito difícil falar de Mãe! pela tamanha complexidade e abrangência que o filme representa. Nada é entregue de forma simples e é preciso uma ampla visão de mundo para captar o que está ali. É fácil reparar no show de atuações, não só de Lawrence que domina todo o filme para si, mas do “ressurgimento” de Pfeiffer e da frieza de Bardem. O modo seco como Aronofsky conduz tudo, sem usar trilha sonora e caprichando no efeito sonoro para causa impacto. O estilo de filmagem que migra de primeira pessoa para closes, tudo num plano bem fechado e com pouco brilho. Não há profundidade de roteiro, os personagens não tem nome e tudo acontece de forma abrupta que não deixa espaço para compreensões rápidas. E tudo isso tem um sentido brilhante, que na cabeça de Aronofsky funciona perfeitamente e se mostra poeticamente acertado.
Mãe! foi vendido muito mal, o que explica a má aceitação, baixo público e bilheteria, além da possível aparição em grandes premiações posta em cheque. Não é um suspense, não da forma usual pelo menos, e não é um filme para qualquer um. É o tipo de obra que atinge e agrada poucos, dá até para se dizer que não é filme para cinema.
Na tentativa suprema de não soltar spoilers, tudo em Mãe! trata de questões humanitárias e religiosas; e ninguém esperava por isso. Ninguém espera também por tanta linguagem metafórica e simbolismo exagerado, com o único intuito de chocar. Numa tentativa superficial de explicar o que está acontecendo ali, vos explico. É uma recriação cheia de liberdade poética para o início de tudo e o modo que a humanidade lida com o planeta conforme sequencias da Bíblia. Falar mais do que isso já pode arruinar a experiência que Mãe! proporciona, um experimento bem confuso e revelador; daquele que é impossível não debater a respeito.
Nota: 8,0
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Empate é um documentário focado em apresentar as vozes do movimento seringueiro dos anos 70 e 80 concentrados no Estado do Acre. Refletir sobre a importância e os efeitos desse momento histórico ainda hoje na Amazônia é o foco do filme. Mesmo com todas as repercussões do assassinato de Chico Mendes, líder seringueiro que foi baleado há mais de 30 anos a mando de grandes organizações, o Brasil continua sendo palco de grandes ataques dos latifundiários. Entre memórias, reflexões e questionamentos para o futuro, companheiros da luta de Chico se reúnem-se e debatem os novos desafios que precisarão enfrentar nos próximos anos para manterem suas terras longe dos interesses do agronegócio.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Os Sonhos de Pepe acompanha o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica em suas viagens pelo mundo e seus deveres políticos, ressaltando sua visão progressista pautada pela sustentabilidade e pela justiça social. Em meio a um cenário de crise climática, a posição de Mujica é divergente da predominante que sustenta e incentiva o modelo predatório e consumista da humanidade. O documentário de Pablo Trobo, diretor uruguaio, sabe que a voz e as preocupações de Mujica são advertências sérias sobre o que está por vir. Os Sonhos de Pepe, com isso, visa apresentar a vida, o trabalho e as convicções de Mujica já com 90 anos, enquanto acompanha sua rotina diplomática por um mundo mais igualitário, mais consciente e mais verde.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Reality de Horror – Influencers em Pânico é um filme norte-americano de terror e suspense dirigido por Dame Pierre e Mike Ware. A trama segue um grupo de influencers das redes sociais que estão reunidos em uma luxuosa mansão em Hollywood Hills para uma programa de TV. O reality show acompanha o cotidiano do confinamento desse famosos blogueiros na casa em Los Angeles. Eles só não contavam com uma virada macabra na estadia: de repente, cada um deles se encontra preso em um jogo cujo resultado pode determinar quem irá sobreviver. Por trás de todo esse pesadelo, está um misterioso assassino psicopata que começa a revelar todos os seus segredos mais profundos e obscuros antes de começar uma matança sangrenta e desenfreada.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Em Chapeuzinho Vermelho – Herança de Família, a jovem Chapeuzinho Vermelho (Taisya Kalinina) enfrenta uma ameaça iminente: a cidade está sendo aterrorizada por lobos misteriosos. Para salvar sua casa e descobrir a origem dos ataques, ela precisa desvendar o enigma do desaparecimento de seu pai, Volkoboy (Danila Yakushev), que sumiu sob circunstâncias enigmáticas. Em sua jornada, Chapeuzinho enfrentará seus maiores medos e desafios, confrontando obstáculos que testam sua coragem e determinação. Com a ajuda de aliados e enfrentando perigos sobrenaturais, ela terá que descobrir a verdade sobre seu pai e seu próprio destino. Chapeuzinho Vermelho – Herança de Família é um emocionante conto de fantasia russo, estrelado por Taisya Kalinina, Danila Yakushev e Ekaterina Klimova, e sob a direção de Artyom Aksenenko onde coragem e bravura são essenciais para superar os desafios e salvar a cidade da ameaça dos lobos.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Em Sting – Aranha Assassina, uma noite fria e tempestuosa em Nova York, um objeto misterioso cai do céu, quebrando a janela de um prédio de apartamentos decadente. Dentro dele, um ovo eclode, dando vida a uma estranha aranha. Charlotte (Alyla Browne), uma garota rebelde de 12 anos e fã de histórias em quadrinhos, descobre a criatura e a nomeia Sting. Enquanto sua mãe e seu padrasto, Ethan (Ryan Corr), lutam para se ajustar à chegada de um novo bebê, Charlotte se sente cada vez mais isolada e encontra consolo na amizade com Sting. No entanto, à medida que a aranha cresce em tamanho e apetite, os animais de estimação dos vizinhos começam a desaparecer, seguidos pelos próprios moradores. Quando a verdadeira natureza de Sting é revelada, Charlotte se vê em uma corrida contra o tempo, sozinha em sua luta para salvar sua família e os excêntricos habitantes do prédio de um aracnídeo voraz que agora os caça. Determinada a proteger aqueles que ama, Charlotte deve encontrar uma maneira de deter a criatura antes que seja tarde demais.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Inexplicável é um filme dirigido por Fabrício Bittar no qual é baseado em uma história real descrita no livro O Menino que Queria Jogar Futebol: Uma História de Fé e Superação, do escritor Phelipe Caldas. Essa trama será desenrolada a partir da história do jogador mirim de 8 anos, natural da Paraíba, Gabriel Varandas (Miguel Venerabile). Gabriel conquistou o título de campeão no futsal, no entanto, após esse grande feito ele enfrentou graves problemas de saúde chegando a ser declarado morto e deixando sua família a mercê da fé para encarar essas complicações. Surpreendentemente, o jovem jogador se recupera, deixando toda sua equipe médica sem explicação do que houve. Inexplicável promete levar uma mensagem de fé e superação para os espectadores que o assistem.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
O Conde de Monte Cristo é uma nova versão do clássico romance o Conde de Monte Cristo do autor atemporal Alexandre Dumas. Essa nova produção, dirigida por Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte e indicada ao Festival de Cannes 2024, irá mostrar uma interpretação épica da história de traição, riqueza misteriosa e vingança meticulosa. O filme acompanha Edmond Dantès (Pierre Niney) um jovem marinheiro que sofre uma trágica injustiça no dia de seu casamento: ele é preso devido a uma enorme conspiração contra ele organizada pelos seus supostos amigos. Se passam 14 anos desde esse fatídico dia, Edmond recebe a ajuda de um outro prisioneiro para fugir do sinistro Château d’If após o mesmo dizer a localização exata de um tesouro perdido. Edmond, então, consegue achar esse tesouro que o torna enriquecido mas desiludido. Dantès reaparece na sociedade parisiense como o misterioso e magnífico Conde de Monte Cristo com um único objetivo: vingar-se daqueles que destruíram a sua vida.