Um dos destaques do turismo em Curitiba é a Linha Turismo. Em um ônibus com dois andares (com a parte de cima sendo muito cobiçada em dias ensolarados), a linha especial circula por mais de 20 pontos turísticos da capital paranaense. A rota circula por parques, praças, museus, teatros e monumentos marcantes. Com uma tarifa única de R$ 50, o passageiro consegue embarques ilimitados por 24 horas.
Assim, pode-se desembarcar em um ponto turístico, aproveitar o local, e embarcar em outro ônibus. A cada meia hora, tem um novo ônibus passando. O circuito começa às 8h30 e vai até 17h30 – mas atenção com horário, que aparece nos displays, o último veículo pode não fazer o percurso inteiro se embarcar no meio da rota. O ponto inicial é na famosa Rua 24 Horas, no centro da cidade e próximo de diversos hotéis. Ali, a partir das 9h tem lojinha de lembranças, barbearia e muitos restaurantes e bares para aproveitar até as 23h.
O cartão de embarque é individual, que só autoriza uma passagem a cada 30 minutos. Então, é preciso comprar um para cada pessoa que for realizar o passeio, à venda diretamente nos ônibus com pagamentos em dinheiro, débito ou crédito. Em cada ponto turístico, tem um totem indicando a parada do ônibus. Crianças de até 5 anos não pagam.
Separamos algumas dicas para aproveitar o passeio ao máximo!
Alguns pontos são muito próximos, valendo a pena se possível percorrer caminhos a pé. Por exemplo, o primeiro ponto da Rua 24 Horas fica a duas quadras da Praça Rui Barbosa, onde funciona um mercado popular. O Paço da Liberdade está a duas quadras da Praça Tiradentes, ponto histórico onde fica a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz.
Fique atento aos horários de visitação. Alguns pontos podem ser apreciados enquanto acontece o embarque de novos passageiros, sem precisar descer e esperar o próximo. Caso do Teatro do Paiol, construção que funcionava como abrigo de pólvora e hoje é um teatro com intensa programação cultural, mas que não abre pela manhã. O Paço da Liberdade, casarão histórico que tem até café, só funciona a partir das 10h. O Portal Italiano é bonito, mas ainda tem certa distância dos restaurantes de Santa Felicidade, então se for almoçar no bairro italiano, vale a pena descer na parada Santa Felicidade mesmo.
Algumas paradas podem levar mais de meia hora para serem apreciadas. Caso do Parque Barigui, caso decida dar a volta a pé na pista de corrida – onde muitas pessoas esperam encontrar as fofinhas capivaras (lembrando que não se deve tentar acariciá-las). O Parque São Lourenço também é extenso e abriga o Memorial Paranista, assim, pode levar mais tempo para curtir. O Museu Oscar Niemeyer (MON) também: por ser um dos maiores na América Latina, tem várias salas de exposições. Dica: o MON cobra entrada, porém às quartas-feiras é livre para todos os públicos. O espaço também conta com o Parcão, onde muitas pessoas levam seus pets, e tem algumas áreas de visitação gratuitas com esculturas.
Quem fizer o passeio à tarde, pode ir ver o pôr do sol no Parque Tanguá. Uma das vistas mais instagramáveis da cidade, o espaço tem duas pedreiras e uma queda d’água, ciclovia, lanchonete e um mirante, que rende fotos inesquecíveis.
Mais sobre a Linha Turismo no site https://turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/linha-turismo/10
Inovação e tecnologia são os conceitos que norteiam o Connect Week. Em sua segunda edição, o evento se consagra como referência no setor, conectando empresários, startups, investidores, estudantes e entusiastas de diferentes ecossistemas que pensam novas formas de revolucionar mercados e relações. Em 2024, contará com 120 eventos simultâneos, que vão de palestras a premiações espalhadas por toda Curitiba, reafirmando o tema “Inovação para todos”. O Connect Week acontece de 14 a 23 de junho, com inscrições e mais informações em connectweek.com.br.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.