Lei Paulo Gustavo tem 1.368 projetos culturais inscritos em Curitiba

Foto: Cido Marques

Em maio deste ano,  Presidente Luís Inácio Lula da Silva assinou a Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura. Apelidado de SUS da “Cultura”, a medida prevê o investimento de R$ 3,8 bilhões do superavit do Fundo Nacional da Cultura destinados ao desenvolvimento de atividades culturais.

Em Curitiba foram destinados R$ 14,7 milhões, sendo 70% da verba destinada a projetos audiovisuais. A capital, a primeira cidade a lançar os editais, recebeu as inscrições de 1.368 projetos culturais até esta segunda-feira (21), data limite prevista nas orientações.

Além de prever o direcionamento de verba para projetos audiovisuais, a lei especifica que parte dos recursos são destinados a projetos da população negra, LGBTQIA+, indígenas e outros. Dentro dessas categorias, 145 projetos foram inscritos por negros e negras, 204 por mulheres, 86 por pessoas LGBTQIA+ e dois projetos representam os povos indígenas, incluindo um documentário.

Agora, o processo de seleção analisará os candidatos e os classificará de acordo com os critérios estabelecidos. Serão escolhidos aqueles que cumprirem 70% dos requisitos e serão anunciados até o fim de outubro,  e os projetos contemplados terão início de execução a partir de 2024.

Por Deyse Carvalho
23/08/2023 09h55

Artigos Relacionados

Mostra reúne peças originais no Teatro Zé Maria em homenagem a Fátima Ortiz

Exposição imersiva Van Gogh anuncia novas datas em Curitiba