Vamos começar com o lançamento do dia – coloca pra tocar “Butter”, do BTS, que desembarcou nesta sexta-feira, 21, e já está quebrando a internet. Ainda vou falar mais do grupo e da música em futuras colunas, mas por hoje só aproveita para conhecer o hit e entrar no clima.
Eu amo premiações musicais. É sempre a hora de ver interações entre os artistas, conhecer algum nome que por algum motivo ainda não havia ouvido, saber o que está em alta, além de curtir momentos muito divertidos (mesmo quando a premiação está chata – entra no Twitter e sempre tem como dar algumas risadas). No último ano, todos tiveram que inovar nos formatos devido às limitações da pandemia. O Billboard Music Awards foi um dos primeiros a voltar à cena após ser adiado – seria originalmente em abril de 2020, e aconteceu finalmente em outubro. Em 2021, ele retorna para mais uma edição neste domingo, e aqui você vai ficar por dentro de tudo que você precisa saber para curtir ainda mais a premiação. Já separa a pipoca!
A premiação conta com apresentações muito esperadas do The Weeknd – recordista em indicações com 16 no total – BTS, que traz pela primeira vez na televisão o seu novo single (que você já está ouvindo), e P!nk, que leva a honra do prêmio ICON Award. O encerramento vai ficar por conta dos Jonas Brothers ao lado de Marshmello, com a recém-lançada “Leave Before You Love Me”. Mas antes, vamos voltar no tempo e nos sentir um pouquinho velhos?
Abaixo você vê cinco momentos especiais do Billboard Music Awards 2011 – isso mesmo, de dez anos atrás. Parece que foi ontem? Pra entrar no clima, vamos mudar a trilha sonora: coloca “Dynamite” de Taio Cruz pra tocar (isso mesmo, não é a do BTS). Essa música foi a vencedora de um dos prêmios mais importantes da noite, Top Hot 100 Song, em 2011.
Dá para acreditar que em 2011 (opa, foi ontem?) o Justin Bieber levava pra casa o prêmio de Top New Artist? Ele concorreu ao lado de Taio Cruz, Ke$ha, Bruno Mars (!) e Nicki Minaj (!!). Essa categoria inteira está meio inacreditável, pois a impressão que temos é que esse pessoal já está na nossa playlist há muito mais tempo. Bieber também levou o prêmio de Top Streaming Song com “Baby” e o cobiçado prêmio de Top Social Artist. Quem quiser relembrar, dá uma olhada no vídeo do cantor recebendo o prêmio com apenas 17 anos (e quem é fã de Jelena, por favor, não fiquem tristes).
O ano era 2011 e o Top Artist foi o Eminem. Ele concorreu ao lado de Justin Bieber, Lady Gaga, Taylor Swift e Rihanna. Além desse prêmio, o rapper também foi o Top Male Artist, e levou o prêmio de Top Billboard 200 Album com Recovery. Taylor Swift, por sua vez, já levava para casa o prêmio de Top Billboard 200 Artist – esse foi o ano de lançamento de Speak Now, terceiro álbum da cantora.
Sem dúvida o hit “Waka Waka (This Time for Africa) da Shakira é e sempre será a melhor trilha sonora de qualquer Copa do Mundo. Nada chegou nem perto desse hino. O videoclipe contabiliza hoje 2,8 bilhões de visualizações no YouTube – e na época, ajudou a cantora a levar para casa o prêmio de Top Latin Artist.
Essa foi uma das melhores apresentações da noite. Beyoncé trouxe à tona toda a sua força com o hit “Run the World (Girls)” em uma performance inesquecível. Antes da apresentação, até mesmo Michelle Obama, que na época era a primeira-dama dos Estados Unidos, apareceu enfatizando a importância da artista como exemplo para jovens de todo o mundo. Nesse ano, a artista levou o Millennium Award.
Quem está com saudades da Rihanna? Em 2011 ela abriu o Billboard Music Awards ao lado de Britney Spears. A princesa do pop voltou ao palco mais tarde, com “Till the World Ends”.
O Billboard Music Awards é um pouquinho diferente de outras premiações. A grande maioria das categorias não são votadas por fãs, e nem mesmo por um júri técnico. O evento premia os artistas mais populares baseado nas paradas da Billboard – vendas digitais, streaming de áudio e vídeo, inserção nas rádios e engajamento nas redes sociais. Apenas duas categorias em 2021 são votadas pelo público – Top Collaboration (Melhor Colaboração) e Top Social Artist (Maior artista das redes sociais). Essa última só teve até hoje dois vencedores. De 2011 a 2016, quem levou foi o prêmio foi Justin Bieber – até que o pódio foi dominado pelo BTS, vencedores de 2017 a 2020. Nesse ano, o grupo concorre novamente ao lado de Blackpink, Ariana Grande, SB19 e Seventeen.
Para 2021, a apresentação da noite fica por conta de Nick Jonas (depois de três anos liderada por Kelly Clarkson), e vai ter algo para quem curte todos os estilos musicais. O BTS, um dos mais esperados, traz o novo single “Butter” em sua estreia na televisão. Duran Duran se apresenta pela primeira vez na premiação, com o seu novo single diretamente de Londres, na Inglaterra. Alicia Keys vai trazer uma trajetória de mais de 20 anos de hits ao palco do BBMAs. P!nk se apresenta e ainda leva o prêmio ICON Award (ela vai ser a mais jovem a receber a honra!). Drake leva o prêmio de Artista da Década, e Trae Tha Truth o Change Maker Award. Ainda estão previstas apresentações de Bad Bunny, Karol G, BTS, AJR, DJ Khaled com H.E.R. e Migos, Duran Duran, Glass Animals, twenty one pilots e The Weeknd – recordista em indicações esse ano, com 16.
Confira abaixo todos os indicados nas principais categorias e façam suas apostas para domingo! A premiação é transmitida no Brasil pelo canal TNT, e o Esquenta começa a partir das 20h30 deste domingo, 23!
Top Artist
Drake
Juice WRLD
Pop Smoke
Taylor Swift
The Weeknd
Top New Artist
Gabby Barrett
Doja Cat
Jack Harlow
Pop Smoke
Rod Wave
Top Male Artist
Drake
Juice WRLD
Lil Baby
Pop Smoke
The Weeknd
Top Female Artist
Billie Eilish
Ariana Grande
Dua Lipa
Megan Thee Stallion
Taylor Swift
Top Duo/Group
AC/DC
AJR
BTS
Dan + Shay
Maroon 5
Top Billboard 200 Artist
Drake
Juice WRLD
Pop Smoke
Post Malone
Taylor Swift
Top Hot 100 Artist
DaBaby
Drake
Dua Lipa
Pop Smoke
The Weeknd
Top Streaming Songs Artist
DaBaby
Drake
Lil Baby
Pop Smoke
The Weeknd
Top Song Sales Artist
Justin Bieber
BTS
Megan Thee Stallion
Morgan Wallen
The Weeknd
Top Radio Songs Artist
Justin Bieber
Lewis Capaldi
Dua Lipa
Harry Styles
The Weeknd
Top Social Artist (Fan Voted)
BLACKPINK
BTS
Ariana Grande
SB19
Seventeen
Top Billboard 200 Album
Juice WRLD, Legends Never Die
Lil Baby, My Turn
Pop Smoke, Shoot for the Stars, Aim for the Moon
Taylor Swift, folklore
The Weeknd, After Hours
Top Hot 100 Song Presented by Rockstar
24kGoldn ft. iann dior, “Mood”
Gabby Barrett ft. Charlie Puth, “I Hope”
Chris Brown & Young Thug, “Go Crazy”
DaBaby ft. Roddy Ricch, “ROCKSTAR”
The Weeknd, “Blinding Lights”
Top Streaming Song
Cardi B ft. Megan Thee Stallion, “WAP”
DaBaby ft. Roddy Ricch, “ROCKSTAR”
Future ft. Drake, “Life Is Good”
Jack Harlow ft. DaBaby, Tory Lanez, & Lil Wayne, “WHATS POPPIN”
The Weeknd, “Blinding Lights”
Top Selling Song
Gabby Barrett ft. Charlie Puth, “I Hope”
BTS, “Dynamite”
Cardi B ft. Megan Thee Stallion, “WAP”
Megan Thee Stallion ft. Beyoncé, “Savage”
The Weeknd, “Blinding Lights”
Top Radio Song
Gabby Barrett ft. Charlie Puth, “I Hope”
Chris Brown & Young Thug, “Go Crazy”
Dua Lipa, “Don’t Start Now”
Harry Styles, “Adore You”
The Weeknd, “Blinding Lights”
Top Collaboration (Fan Voted)
24kGoldn ft. iann dior, “Mood”
Gabby Barrett ft. Charlie Puth, “I Hope”
Chris Brown & Young Thug, “Go Crazy”
DaBaby ft. Roddy Ricch, “ROCKSTAR”
Jack Harlow ft. DaBaby, Tory Lanez, & Lil Wayne, “WHATS POPPIN”
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em A Última Sessão, acompanhamos o menino Samay em sua descoberta do mundo mágico do cinema. Nessa história sensível, em uma cidade no interior da Índia, o menino de 9 anos assiste um filme no Galaxy Cinema e sua vida muda completamente e uma paixão feroz começa. Samay passa a faltar às aulas do colégio e a roubar um pouco de dinheiro da casa de chá de seu pai para assistir filmes. Com um desejo enorme de se tornar cineasta, Samay conhece Fazal, o projecionista do cinema e os dois fazem um acordo: Samay traz para Fazal as deliciosas comidas preparadas por sua mãe, enquanto Fazal permite que Samay veja infinitos filmes todos os dias na sala de projeção. Uma amizade profunda é forjada pelos dois e, logo, é colocada a teste graças a escolhas difíceis e transformações nacionais importantes. Agora, para perseguir seu sonho, Samay deve deixar tudo o que ama e voar para encontrar o que mais deseja.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Marcello Mio, Chiara (Chiara Mastroianni), filha dos icônicos Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve (Catherine Deneuve), é uma atriz que vive um verão de intensa crise existencial. Insatisfeita com sua própria vida, ela começa a se questionar sobre sua identidade e, em um momento de desespero, afirma a si mesma que preferiria viver a vida de seu pai, uma lenda do cinema, do que enfrentar a sua realidade. Determinada, Chiara começa a imitar Marcello em tudo: veste-se como ele, adota seu jeito de falar, respira como ele. Sua obsessão é tamanha que, com o tempo, as pessoas ao seu redor começam a entrar nessa sua estranha transformação, passando a chamá-la de Marcello. Em um jogo de espelhos entre passado e presente, Marcello Mio explora a busca por identidade, legado e o impacto da fama na vida pessoal de uma mulher perdida em sua própria sombra.
Data de Lançamento: 11 de dezembro
O grupo de K-pop NCT DREAM apresenta sua terceira turnê mundial nesse concerto-documentário único. Gravada no icônico Gocheok Sky Dome, em Seul, a apresentação reúne um espetáculo vibrante, com coreografias e performances extraordinárias. O filme ainda conta com cenas de bastidores, mostrando o esforço depositado para dar vida a um show dessa magnitude. O concerto se baseia na história do Mystery Lab, um conceito cunhado pelo grupo. NCT DREAM Mystery Lab: DREAM( )SCAPE dá o testemunho de uma grandiosa turnê.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Queer é um filme de drama histórico dirigido por Luca Guadagnino, baseado na obra homônima de William S. Burroughs e inspirado em Adelbert Lewis Marker, um ex-militar da Marinha dos Estados Unidos. A trama segue a vida de Lee (Daniel Craig), um expatriado americano que se encontra na Cidade do México após ser dispensado da Marinha. Lee vive entre estudantes universitários americanos e donos de bares que, como ele, sobrevivem com empregos de meio período e benefícios do GI Bill, uma lei que auxiliou veteranos da Segunda Guerra Mundial. Em meio à vida boêmia da cidade, Lee conhece Allerton (Drew Starkey), um jovem por quem desenvolve uma intensa paixão. O filme explora temas de solidão, desejo e a busca por identidade em um cenário pós-guerra, com uma ambientação que retrata fielmente a atmosfera da Cidade do México nos anos 1950.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
A Different Man, é um thirller psicológico, dirigido e roteirizado por Aaron Schimberg, terá a história focada no aspirante a ator Edward (Sebastian Stan), no qual é submetido a passar por um procedimento médico radical para transformar de forma completa e drástica a sua aparência. No entanto, o seu novo rosto dos sonhos, da mesma forma rápida que veio se foi, uma vez que o mesmo se torna em um grande pesadelo. O que acontece é que, por conta da sua nova aparência, Edward perde o papel que nasceu para interpretar. Desolado e sentindo o desespero tomar conta, Edward fica obcecado em recuperar o que foi perdido.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
As Polacas é um drama nacional dirigido por João Jardim e selecionado para o Festival do Rio de 2023. O filme é inspirado na história real das mulheres que chegaram ao Brasil vindas da Polônia em 1867 com a esperança de uma vida melhor. Fugindo da perseguição aos judeus e da guerra na Europa, o longa acompanha a saga de Rebeca (Valentina Herszage), uma fugitiva polonesa que vem ao Brasil com o filho, Joseph, para reencontrar o esposo e começar a vida do zero. Porém, as promessas caem por terra quando, ao chegar no Rio de Janeiro, a mulher descobre que o marido morreu e, agora, está sozinha em um país desconhecido. Até que seu caminho cruza com o de Tzvi (Caco Ciocler), um dono de bordel envolvido com o tráfico de mulheres que faz de Rebeca seu novo alvo. Refém de uma rede de prostituição, Rebecca se alia às outras mulheres na mesma situação para lutar por liberdade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Do aclamado diretor Alejandro Monteverde, conhecido por Som da Liberdade, Cabrini, narra a extraordinária jornada de Francesca Cabrini (Cristiana Dell’Anna), uma imigrante italiana que chega a Nova York em 1889. Enfrentando um cenário de doenças, crimes e crianças abandonadas, Cabrini não se deixa abater. Determinada a mudar a realidade dos mais vulneráveis, ela ousa desafiar o prefeito hostil em busca de moradia e assistência médica. Com seu inglês precário e saúde fragilizada, Cabrini utiliza sua mente empreendedora para construir um império de esperança e solidariedade. Acompanhe a ascensão dessa mulher audaciosa, que, enfrentando o sexismo e a aversão anti-italiana da época, se torna uma das grandes empreendedoras do século XIX, transformando vidas e deixando um legado de compaixão em meio à adversidade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Kraven – O Caçador, acompanhamos a história de origem de um dos vilões da franquia Homem-Aranha. De origem russa, Kraven (Aaron Taylor-Johnson) vem de um lar criminoso e de uma família de caçadores. Seus poderes nascem de uma força sobrenatural e super humana que o faz um oponente destemido e habilidoso. A relação complexa com seu pai Nicolai Kravinoff (Russell Crowe) o leva para uma jornada de vingança e caos para se tornar um dos maiores e mais temidos caçadores de sua linhagem. De frente para questões familiares, Kraven mostra sua potência nesse spin-off.