John Wick: Baba Yaga repete – a esse ponto – tediante fórmula da franquia

Foto: Metropolitan FilmExport

Depois de três filmes que surpreendiam a cada frame, seria difícil John Wick: Baba Yaga superar seus antecessores. e não conseguiu. Pelo contrário, o personagem de Keanu Reeves permanece preso num loop de fazer e desfazer suas decisões dos outros filmes, o que revela uma falta de criatividade dos roteiristas Shay Hatten e Michael Finch. 

Em John Wick: Baba Yaga, o (quase) herói mercenário viaja o mundo em busca de sua rendição. Novos e velhos amigos o encontram nessa jornada que o leva de Otawa a Paris ao confronto final com o novo inimigo, Marquês de Garmont (Bill Skarsgård).

Óbvio que o que se espera ao assistir um filme desta franquia são as absurdas e instigantes cenas de ação. A coreografia dos longas é sempre um ponto alto da experiência e em Baba Yaga não é diferente. Desta vez a introdução de novos personagens permite a apresentação de novas técnicas que, mesmo cambeleando, fazem Reevus mostrar que é imbatível.

John Wick 4: Baba Yaga: Rina Sawayama

Foto: Metropolitan FilmExport

Os novos personagens também ganham seu destaque, ao invés de cenas curtas e brigas dispensáveis, o lançamento toma tempo para os diálogos entre os novos personagens – menos Wick, que aparentemente tem por volta de 50 palavras no vocabulário. Akira, interpretada por Rina Sawayama, é um bom exemplo desses novatos. Apesar do curto tempo de tela em quase 3h de filme, consegue gerar empatia e curiosidade assim como o desejo de talvez um spin-off.

O mesmo não pode se dizer do Marquês de Garmont. Se tornando a personificação da Mesa, o personagem de Skarsgård precisava de tempo para ser um antagonista à altura. Apesar de ser intragável, o Marquês não alcançou esse status do jeito certo. O vilão dessa temporada infelizmente é apenas um mauricinho monótono e ambicioso apesar de ter tudo ao seu dispor.

Quanto ao arco do protagonista, visto que aparenta ter chegado ao fim mesmo com mais um filme confirmado, eu diria que chegou ao fim do jeito certo. Infelizmente, John Wick não necessariamente passou por uma jornada necessária de fato, mas sim conheceu os louros da vingança.

Por Deyse Carvalho
24/03/2023 15h15

Artigos Relacionados

Pré-venda de Super Mario Bros – O Filme já está disponível no IMAX Palladium

Aniversário do Cine Passeio tem sessões gratuitas no terraço