
Não é fácil manter-se no topo, principalmente após vender 1.1 milhão de cópias na primeira semana de lançamento de um disco – feito que Born This Way atingiu em 2011. ARTPOP, sucessor de Born This Way, vendeu “apenas” metade disso em sua estreia, o que foi suficiente para a cantora ser taxada de flopada e sumir da mídia por um tempo. Mas não foram só as baixas vendas que transformaram a era ARTPOP na mais conturbada da carreira de Gaga. Após romper com seu empresário Troy Carter e brigar com sua gravadora, a cantora declarou que a súbita fama a traumatizou, sendo necessário recorrer a antidepressivos, e que muitas vezes se sentia apenas como uma máquina de fazer dinheiro, obrigada a sufocar sua criatividade. Gaga interrompeu sua já consolidada carreira pop e juntou-se a Tony Bennett para lançar Cheek to Cheek – vencedor do Grammy Best Traditional Pop Vocal Album em 2015.
Longe do pop, Gaga apresentou-se no Oscar por dois anos consecutivos – em 2015 com um tributo ao filme Noviça Rebelde e em 2016 com Til It Happens To You, que concorreu a categoria de Melhor Canção Original -, encarnou David Bowie no palco do Grammy um mês após seu falecimento e abriu o Super Bowl com o hino dos Estados Unidos. Foram três anos de expectativa para seu álbum novo.
Há pouco mais de um mês, Gaga revelou o título e capa de seu novo trabalho: Joanne – título que não soou estranho para os fãs de longa data da artista. Além de ser o segundo nome de Gaga (Stefani Joanne Angelina Germanotta), Joanne é também o nome de sua falecida tia que morreu aos 19 anos após uma batalha contra o lúpus. Em entrevistas, Gaga já revelou ter uma conexão espiritual com Joanne, quase como se a cantora fosse a reencarnação de sua falecida tia.

Capa de “Joanne”.
Apenas com o título já foi possível prever o disco como algo pessoal e familiar, e Perfect Illusion apenas confirmou o esperado. O primeiro single do álbum trouxe uma nova Lady Gaga: a Mãe Monstro, que antes se vestia de carne e escondia sua voz em sintetizadores pop, agora usa shorts jeans, camiseta preta básica e a voz crua. Lady Gaga agora é rock.
Iniciando a divulgação de Joanne, Gaga uniu-se a Bud Light (uma das cervejas do grupo Budweiser) e deu início a Dive Bar Tour – uma série de pocket shows em pequenos bares dos Estados Unidos, apresentando algumas músicas de seu novo trabalho. Com uma roupa estilo cowgirl, Gaga cantou Sinner’s Prayer, A-Yo, Million Reasons e a já conhecida Perfect Illusion. Lady Gaga agora é country.
https://www.youtube.com/watch?v=Hb6MdbZ6hn0
A soma do rock de Perfect Illusion e country das canções da Dive Bar Tour sintetizam bem o álbum. Diamond Heart abre Joanne com esse perfeito equilíbrio. A-YO e John Wayne, com a mesma construção country/rock, se assemelham respectivamente a MANiCURE e Mary Jane Holland, de ARTPOP, e são boas apostas de próximos singles. Em Dancin’ In Circles, Gaga experimenta o ritmo latino, como em Alejandro, mas sem as amarras do pop, com um suingue diferente de todas as músicas do álbum. Joanne, Million Reasons e Angel Down são as baladas românticas do álbum, e fica fácil imaginar que Gaga performe estas canções em sua próxima tour ao piano, como fazia com Yoü and I, Hair e Speechless. Sinner’s Prayer, que parece ter saído de um filme de faroeste (western), é a musica mais puramente country do álbum, criando um perfeito contraponto com Perfect Illusion, que sustenta o rock. A única participação especial do álbum é a de Florence Welch em Hey Girl, uma canção que pode ser encarada como de empoderamento feminino e parceria entre mulheres.
Com todas essas opções, não dá pra entender a decisão de gravadora em lançar Perfect Illusion (canção tão distante da proposta do álbum quanto Come To Mama, esta ao menos empolgante) como primeiro single de Joanne. O refrão repetitivo pode, a princípio, parece a melhor opção para as rádios, mas os charts mostraram que não – principalmente por não passar uma imagem clara sobre o álbum.
É difícil prever como será a recepção do álbum. Temos uma artista originalmente pop se aventurando por outros estilos, mas, mesmo sem músicas “pop farofa”, outros álbuns tão conceituais quanto Joanne, como Lemonade (Beyoncé) e ANTI (Rihanna), tiveram uma boa aceitação do público. Sucesso ou fracasso de vendas, Joanne é uma prova do amadurecimento da artista. Amém, Lady Gaga.

Joanne chega às lojas de todo o Brasil na próxima sexta-feira (21). E lembrando que dia 1º de Novembro teremos no Soviet a festa do lançamento oficial do álbum em Curitiba. Então, corra e confirme sua presença aqui 😉

Data de Lançamento: 5 de novembro
Em Archangel, um militar ex-Boina Verde é um especialista e engenheiro de armas. Quando uma poderosa e implacável corporação ameaça uma comunidade rural em Wyoming, o engenheiro decide ajudar seus vizinhos, protegendo-os da empresa que tenta tomar suas terras e posses à força.

Data de Lançamento: 5 de novembro
O Gatola da Cartola, o felino mais animado e engraçado da literatura agora embarca numa aventura épica e hilária. Na trama, Gatola enfrenta seu maior desafio até agora no I.I.I.I. (Instituto da Instituição da Imaginação e a Inspiração limitada). Conhecido por seu jeito atrapalhado, Gatola precisa alegrar dois irmãos com dificuldade de se adaptar à nova cidade para onde acabaram de se mudar. Gabby e Sebastian conhecerão as travessuras inigualáveis e a personalidade caótica de Gatola, enquanto que, para o herói, essa missão pode ser a última chance de provar a si mesmo, com o risco de perder sua cartola mágica. Será que esse agente do caos sairá ileso das próprias tramoias?

Data de Lançamento: 5 de novembro
Em Cavalo Selvagem Nove, dois agentes da CIA são enviados para a ilha de Páscoa como um teste de confiança. Pouco tempo depois do golpe de Pinochet tomar o governo do Chile em 1973, os detetives da CIA Chris (John Malkovich) e Lee (Sam Rockwell) são transferidos de Santiago para a ilha de Páscoa por seu chefe MJ (Steve Buscemi). Entre as icônicas estátuas, os dois parceiros de longa data enfrentam seus passados sombrios e recentes conspirações. Chris, porém, pode colocar a perder a viagem de todos para esse paraíso quando ele se envolve com um grupo de estudantes rebeldes e revolucionários.
Quando: 5 de novembro

Data de Lançamento: 5 de novembro
“Braço Forte” é um drama que se passa na antiga zona portuária de Pelotas (RS), mostrando o cotidiano de trabalho e a escuridão que se instala no local

Data de Lançamento: 5 de novembro
Nova Éden acompanha o jovem Damião (Welket Bungué), um padre negro que chega ao Sul do Brasil na década de 1920 para catequizar uma vila formada por agricultores poloneses. No entanto, os colonos imigrantes logo passam a expor os seus preconceitos e se recusam a aceitar a presença do homem negro naquele local. Em pouco tempo, Damião conhece a história de Cecília, uma mulher milagrosa que conquistou o coração de todos. E mesmo sem ter muito convívio com os moradores, ele logo descobre que há na verdade uma força sobrenatural sinistra que ordena a cidade.

Data de Lançamento: 5 de novembro
Em Night of The Reaper, depois da morte da sua irmã Emily (Summer H. Howell), Denna (Jessica Clement) decide retornar à sua cidade natal para apoiar seus pais durante um período extremamente difícil. E quando sua amiga fica doente de última hora, ela precisa ser babá do filho do xerife da cidade, Rodney Arnold (Ryan Robbins), durante a noite sombria próxima ao halloween. Mas durante a noite na casa, Rodney começa a receber pistas estranhas sobre a morte de Emily e fitas VHS intituladas de “Night Of The Reaper”. Conforme assiste aos vídeos, os mistérios do presente aumentam e acabam retomando um outro assassinato do passado da cidade, logo a noite pacífica se transforma em uma luta para entender a verdade.

Data de Lançamento: 5 de novembro
Vicentina pede Desculpas traz um olhar sobre luto e a força de uma mulher para superar o que parece ser impossível. No que parecia ser uma manhã normal em Belo Horizonte, um acidente de trânsito causa mais barulho do que o normal na capital. O motorista de ônibus Wesley (Renato Novaes) perdeu o controle da direção ao cruzar um viaduto fazendo o veículo despencar para a via de baixo. Mas, quanto mais a polícia investiga, mais evidências surgem para provar que o acidente que matou quase todos os passageiros, incluindo o motorista, na verdade foi uma tentativa sucedida de suicídio. Vicentina (Rejane Faria), mãe de Wesley, vê as manchetes nos jornais e fica cada vez mais arrasada até que decide buscar as famílias das vítimas para pedir desculpas e tentar seguir em frente.

Data de Lançamento: 5 de novembro
George Michael: The Faith Tour acompanha duas apresentações de uma das estrelas mais influentes de sua geração, principalmente por conta de sua voz marcante e composições que definiram o estilo musical da época. Em 1988, os shows no Palais Omnisports de Paris-Bercy conseguiram capturar a essência do artista, mais especificamente no auge do seu poder criativo. A turnê também bateu recordes ao redor do mundo, levando às telas uma experiência imersiva espetacular.
Quando: 5 de novembro

Data de Lançamento: 5 de novembro
Baseado em uma história real, Assalto à Brasileira acompanha um jornalista recém desempregado chamado Paulo (Murilo Benício) que, enquanto tirava sua rescisão no banco, se vê envolvido em um dos maiores roubos da história do país: um crime à mão armada na maior agência bancária de Londrina em 1987, com mais de 300 reféns. Rapidamente o repórter faz bom uso da oportunidade e prepara um grande furo jornalístico. Paulo decide ajudar os mandantes do assalto, Moreno (Christian Malheiros) e Barba (Robson Nunes), durante as negociações com a polícia. Enquanto as autoridades rondam e isolam o local, o jornalista aproveita seu passe exclusivo e livre pela cena do crime e começa a entrevistar os reféns, reunindo evidências, histórias de vida e perspectivas do ocorrido para sua história. Ambientado em um cenário de crise econômica, o longa lembram o assalto ao Banestado que marcou e repercutiu na memória do país.
Quando: 5 de novembro

Data de Lançamento: 5 de novembro
Klara e o Sol trata-se de uma distopia futurista dirigida por Taika Waititi e baseada no aclamado romance de Kazuo Ishiguro. Nela, a tecnologia e o emocional se entrelaçam em uma história comovente. Klara (Jenna Ortega) é uma garota robô projetada para aliviar a solidão humana. Programada para compreender e interagir com os sentimentos dos seres humanos, Klara é comprada por uma mãe dedicada, Chris (Amy Adams), para sua filha, Josie (Tharia), uma jovem brilhante que enfrenta uma doença misteriosa. Josie logo se apega a Klara, encontrando consolo na companhia da robô, mas a sua condição está se deteriorando rapidamente. Determinada a ajudar sua nova amiga e a família que a acolheu, Klara embarca em uma jornada para descobrir a cura para a doença de Josie. Em sua busca, Klara se depara com os desafios e complexidades do amor e da perda humana, aprendendo sobre a profundidade dos sentimentos que vão além de sua programação. Enquanto Klara explora os limites do que significa realmente cuidar e amar, ela enfrenta dilemas éticos e emocionais, revelando como a verdadeira conexão pode surgir até mesmo em um mundo onde a tecnologia parece dominar. Klara and The Sol é uma reflexão tocante sobre a natureza do amor, a solidão e o que significa ser verdadeiramente humano.
Quando: 5 de novembro

Data de Lançamento: 5 de novembro
Godzilla Minus Zero se passa dois anos após a guerra reduzir o Japão a zero e todos terem que reiniciar suas vidas. Agora, em 1949, o país finalmente conseguiu se recuperar e retomar sua vida cotidiana, mas a família Shikishima encontra uma nova ameaça capaz de provocar mais um estado de calamidade tão ruim quanto o anterior. Depois de um longo período tentando se agarrar a um pouco de esperança, toda uma nação vê ela ser esmagada em um instante. Sem possibilidade de retorno, dessa vez não terá terceira chance. Tudo termina aqui, independente dos resultados. O tempo será curto, mas determinante para decidir todo o futuro do país.

Data de Lançamento: 5 de novembro
Rocha (Charles Paraventi) decide bancar o casamento da filha em San Martinez, uma ilha paradisíaca, e convida os inseparáveis Alexandre (Antônio Fragoso), Lima (Maurício Manfrini) e Diguinho (Nilton Bicudo), acompanhados de suas famílias, para uma celebração com tudo pago. Entre praias de águas cristalinas, resort luxuoso e festa à beira-mar, a viagem parecia perfeita. Porém, como o histórico dos amigos já indica, a tranquilidade dura pouco. Conflitos familiares, segredos do passado, inseguranças e muita confusão transformam o passeio em uma sucessão de perrengues. Enquanto Renata (Danielle Winits) e Vanete (Elisa Pinheiro) aumentam a tensão, Lima e Jussara (Cacau Protásio) apostam no famoso jeitinho brasileiro.
Quando: 5 de novembro

Data de Lançamento: 5 de novembro
Uma história emocionante de amor e memória familiar. Feito Pipa acompanha a relação de um menino queer de 11 anos chamado Gugu e sua avó Dilma que lentamente sente o avanço do Alzheimer tomar conta. Destemido, Gugu vive nas proximidades de uma barragem com Dilma. A condição de sua avó se agrava e Gugu, com medo de ter que morar com seu pai homofóbico, tenta esconder de todos o que está acontecendo. Entre as memórias e o esquecimento, o futuro incerto tanto de Gugu quanto de Dilma paira entre os dois.
Quando: 5 de novembro