Jardim Botânico troca suas flores para o Outubro Rosa

E quando vemos… Outubro já está quase aí! Os amores-perfeitos da paisagem florida do Jardim Botânico de Curitiba estão sendo trocados por bocas-de-leão e petúnias. A troca de flores acontece, em média, a cada três meses, de acordo com as estações do ano. Os tons rosados das novas flores nos canteiros do Jardim Francês do Botânico não foram escolhidos por acaso: em outubro acontece a campanha de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa.

O movimento teve início nos Estados Unidos, na década de 1990, e tem como objetivo alertar, principalmente as mulheres, sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.

O tempo para que as novas 100 mil mudas floresçam é de cerca de 15 dias. O trabalho de troca é feito por equipes e deve durar alguns dias. As flores, produzidas no Horto Municipal do Guabirotuba, devem chegar ainda nos canteiros da Rua XV, da Avenida Manoel Ribas e nos parques Barigui e Passeio Público.

Por Julia Schneider
18/08/2021 16h50