
Junho está sendo um marco para Curitiba: eventos de porte nacional têm movimentado a cidade com centenas de opções. Cultura, entretenimento e inovação se encontram na capital paranaense, passando por workshops, palestras, sessões de cinema, shows e muito mais. Participantes tanto da cidade quanto turistas circulam por pontos turísticos e ganham as ruas.
“Só neste mês de junho, projetos como o Festival da Palavra, a Oficina de Música – Edição de Inverno, o Olhar de Cinema e todos os eventos que acontecem em teatros e centros culturais são um feliz exemplo de uma cidade que vive o presente com um olhar apurado para o futuro”, comenta Edson Bueno, Diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba.
A capital vem construindo uma imagem ligada à inovação e cultura. A tradição de grandes festivais como o Festival de Curitiba, que começou voltado ao teatro e depois ampliou para outras áreas como gastronomia, tem ajudado nesse sentido. Assim como, na parte tecnológica, iniciativas como o Vale do Pinhão, dedicado a startups, consagram a cidade como pioneira, construindo um ideal de metrópole com planejamento urbano vanguardista.
A alta oferta de opções culturais torna-se um dado relevante na avaliação de um município como inovador. A pesquisa “Hábitos Culturais”, parceria da Fundação Itaú com o Datafolha realizada em setembro de 2023, revelou que 54% dos brasileiros entrevistados valorizam práticas culturais. Mais da metade concordou que esse tipo de atividade melhora a qualidade de vida, os relacionamentos pessoais e no trabalho e ajudam a reduzir estresse e solidão. E a capital paranaense tem sido um centro de destaque nesse sentido. “Curitiba vive uma fase de extrema pujança cultural, respira uma alegria de ser que reflete em diversos aspectos da cidade, como o social, o econômico, o urbano e, como não poderia deixar de ser, o artístico”, complementa Bueno.
Desde o dia 14 até 23 de junho, Curitiba é palco do Connect Week, evento de tecnologia e inovação que chega a sua segunda edição. Serão 120 eventos simultâneos, de palestras e bate-papos, bem como premiações. Profissionais do setor, como empresários, investidores, estudantes e entusiastas de variados ecossistemas, se encontram para pensar novas formas de revolucionar mercados e relações.

Connect Week, evento de tecnologia e inovação. Foto: Bruno Covello.
Um dos eventos que fazem parte do Connect Week é o ConectaPR, voltado as startups do Paraná. Logo na abertura, contou com palestra de Diego Barreto, presidente do iFood. Já durante o Connect Week Summit, que começa dia 19, estão confirmados nomes como o ex-Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o ex-Vice-Presidente da Renault Brasil, Alain Tissier. Temas como gerenciamento de crise, inteligência artificial, criação de conteúdo e blockchain fazem parte do evento.

André Henning na CASACOR PR Café Bistrô. Foto: Ian Guimarães.
Junho também contou com a abertura da CASACOR Paraná 2024. O evento, que acontece em diferentes cidades da América Latina, tem sua edição no estado comemorando 30 anos. Trazendo tendências em arquitetura e design de interiores, a mostra se consagra com 34 projetos e 47 profissionais que protagonizam a inovação nessa área. Nesse sentido, temas como sustentabilidade fazem parte dos ambientes.
O retorno às origens como parte essencial para se pensar o futuro faz parte do mote desse ano. Depois de várias edições em ambientes comerciais, a CASACOR Paraná 2024 acontece em uma casa que é símbolo da cidade, reforçando a importância de notar o que é essencial no design de interiores. O toque afetivo e o fortalecimento de identidade permeiam ambientes como o hall, trabalhado com o maximalismo de Karolinna Venturi, e o café bistrô intimista com forte presença de elementos naturais de André Henning.
Curitiba entrou de vez para o circuito das grandes mostras de cinema com o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Em sua 13ª edição, acontece até 20 de junho, exibindo mais de 80 filmes e realizando palestras e debates com presenças nacionais e internacionais.

Olhar de Cinema na Ópera de Arame. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.
A primeira exibição nacional de “Retrato de Um Certo Oriente”, filme de Marcelo Gomes que adapta um livro de Milton Hatoum, aconteceu na abertura do festival, na Ópera de Arame. A cópia restaurada do primeiro longa-metragem dirigido por uma pessoa negra no Sul do país, “Um É Pouco, Dois É Bom”, também estreou no evento. O Olhar de Cinema mostra, dessa forma, tanto o seu potencial de resgate histórico quanto de lançamento para o circuito de cinemas.
Dividido em diferentes mostras, o evento consegue valorizar aspectos diferentes da sétima arte. Novos Olhares, por exemplo, celebra filmes que questionam e subvertem tradições da linguagem do cinema, propondo novas e inovadoras estéticas, enquanto a mostra Foco tem como conceito orientador o “cinema de luta”, dando protagonismo a obras que busquem causar uma mudança no seu entorno.
A partir do domingo (16), a capital realiza também o Festival da Palavra. Reunindo mais de 150 profissionais da área de literatura, o evento acontece com o intuito de promover ações que reforçam a importância não só da leitura como da produção dessa arte.
Participações como a de Daniel Munduruku, Conceição Evaristo e Denise Stoklos, que realiza oficinas em que a escrita dialoga com outras artes, consagram a segunda edição do festival. A programação é toda gratuita e vai até 22 de junho.

Conceição Evaristo confirmada para o Festival da Palavra. Foto: Aline Macedo.
Um destaque é o circuito 24 Horas de Prosa, na qual escritores locais são convidados a ler e discutir sua arte. Fomentando a cena local, o evento consegue formar um público interessado. Ou seja, o consumo de livros e de práticas de leitura no país é incentivado por essa iniciativa.

Jovem Dionísio, atração da Oficina de Música. Foto: Divulgação.
A Oficina de Música de Curitiba ganha uma edição de inverno a partir do dia 21. Será a segunda etapa da 41ª edição do festival, com a participação de nomes como Sandra Sá e Sidney Magal. Sucesso local, a banda Jovem Dionísio, que a cada disco conquista novos hits na internet, estreia a nova turnê durante o evento. Nesse sentido, a Oficina funciona como vitrine para a música nacional.
Vários espaços da cidade serão ocupados pela Oficina, como os teatros Guaíra e Paiol e a Capela Santa Maria. O festival não tem apenas shows – 20 atividades pedagógicas que vão de cursos e palestras a simpósios e workshops completam a agenda, que vai até 30 de junho.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.