A 25ª edição do Festival de Curitiba está chegando! Para você se preparar para o evento, que começa no dia 28 de março, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas. Vem com a gente porque faltam 13 dias!
Dia 30 de março, às 18h, a produção do Blank fará um ensaio técnico aberto à imprensa e ao público. A ideia é chamar um ator ou uma atriz local e ter plateia cheia para testar projeção, microfone e outros detalhes técnicos do espetáculo. Nenhum dos atores convidados vai participar para não descaracterizar a ideia do ator receber o texto apenas quando já estiver no palco, mantendo assim o elemento surpresa. Em Curitiba, Blank terá Gregório Duvivier, Du Moscovis, Camila Pitanga, Julia Lemmertz, Caio Blat e Deborah Bloch.
O espetáculo “Involuntários da Pátria” é uma das apresentações da Mostra do 26º Festival de Curitiba e será apresentado na Praça Osório, nos dias 07 e 08 de abril às 17h. A performance foi criada a partir do texto do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro e surgiu de um encontro entre a gestora cultural Sonia Sobral e a artista e ativista Fernanda Silva. A proposta da peça é tratar da sobreposição dos interesses econômicos aos dos povos indígenas e outros grupos tradicionais brasileiros.
Na Casa Hoffmann, no dia 2 de Abril às 19h, estréia o espetáculo “Louca por Cheiro de Mar”, que faz parte da Mostra do 26º Festival de Curitiba. Com direção, coreografia e interpretação de André Masseno, a peça provoca uma reflexão cultural e social, por meio de temas ligados à arte do corpo, e promove a interação de ícones de beleza das praias cariocas com o morador da periferia do Rio de Janeiro. A peça também será apresentada na Casa Hoffmann no dia 03 de abril, às 21h.
A peça teatral Agreste é baseada em fatos reais. A história, escrita pelo dramaturgo Newton Moreno, fala da relação ao desconhecimento do corpo e da própria sexualidade. O drama aborda a vida de um casal de lavradores que se apaixona e foge para viver este amor. Décadas depois o marido morre e o romântico dá espaço ao trágico. O texto, que recebeu em 2004 os prêmios Shell de Teatro e da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), ganhou uma versão paranaense pelas mãos da diretora Fátima Ortiz. O espetáculo será apresentado no Fringe no Espaço Cultural Pé no Palco, em Curitiba, de 31 de março a 3 de abril, sempre às 20h, e faz parte da Mostra Especial Pé No Palco.
Dos mais de 300 espetáculos do Festival de Curitiba, quase 50 são grátis e, além desses, há 41 em que o público paga o quanto quiser. Isso mesmo: você vai, avalia e, no final, paga o quanto acha que vale. Esse é o nome do conceito: Pague Quanto Vale. A ideia foi lançada nas mais recentes edições do festival de Curitiba pelo coletivo Ave Lola, que tem uma mostra especial no Fringe. Para saber quais são os espetáculos que adotaram esta modalidade de pagamento: no site do Festival, clique em “programação”, no menu, e selecione “todas as atrações”. A seguir, em valor, clique em “gratuito” e, depois, em buscar. As atrações da modalidade Pague o Quanto Vale estarão entre essas.
Estão abertas as inscrições para artistas e grupos que queiram participar do Curitiba Urge, programação da II Curitiba Mostra, no Festival de Curitiba, e que busca ampliar vozes e reflexões sobre o momento que vivemos. O Curitiba Urge é aberto a manifestações de shows musicais, manifestos, performances, leituras, pequenas cenas e outras ações artísticas de curta duração, a serem apresentadas na área externa do Teatro José Maria Santos. Os interessados podem inscrever seus trabalhos pelo e-mail: [email protected]. As cenas e outras participações devem ser curtas, entro entre 5 e 15 minutos. O Curitiba Urge acontece entre 19h e 20h (a serem apresentadas antes dos espetáculos que integram a Mostra Principal da II Curitiba Mostra).
Os três teatros do Shopping Novo Batel (Fernanda Montenegro, Paulo Autran e João Luiz Fiani) serão palco de alguns espetáculos do Fringe, que faz parte da programação do 26º Festival de Curitiba. Os destaques são as comédias. Elas prometem ao espectador um humor inteligente e sem apelações. A mostra conta com “A Morte Veste Jeans”, “Como Eliminar a sua Sogra” e “Um dia de Loucos”, além das estréias “Dr. Cats” e “Operação Bikini”.
Os ingressos para Os Vilões de Shakespeare, com Marcelo Serrado, nos dias 1º e 2 de abril acabaram. Neste momento, 3 espetáculos estão quase lotados: a noite de 29 de março do Risorama com Rafael Portugal, do Portas dos Fundos, a apresentação de Blank, com Du Moscovis, no dia 31 de março, as apresentações de Macumba: Uma Gira Sobre Poder (3, 4 e 5 de abril).
A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em A Última Sessão, acompanhamos o menino Samay em sua descoberta do mundo mágico do cinema. Nessa história sensível, em uma cidade no interior da Índia, o menino de 9 anos assiste um filme no Galaxy Cinema e sua vida muda completamente e uma paixão feroz começa. Samay passa a faltar às aulas do colégio e a roubar um pouco de dinheiro da casa de chá de seu pai para assistir filmes. Com um desejo enorme de se tornar cineasta, Samay conhece Fazal, o projecionista do cinema e os dois fazem um acordo: Samay traz para Fazal as deliciosas comidas preparadas por sua mãe, enquanto Fazal permite que Samay veja infinitos filmes todos os dias na sala de projeção. Uma amizade profunda é forjada pelos dois e, logo, é colocada a teste graças a escolhas difíceis e transformações nacionais importantes. Agora, para perseguir seu sonho, Samay deve deixar tudo o que ama e voar para encontrar o que mais deseja.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Marcello Mio, Chiara (Chiara Mastroianni), filha dos icônicos Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve (Catherine Deneuve), é uma atriz que vive um verão de intensa crise existencial. Insatisfeita com sua própria vida, ela começa a se questionar sobre sua identidade e, em um momento de desespero, afirma a si mesma que preferiria viver a vida de seu pai, uma lenda do cinema, do que enfrentar a sua realidade. Determinada, Chiara começa a imitar Marcello em tudo: veste-se como ele, adota seu jeito de falar, respira como ele. Sua obsessão é tamanha que, com o tempo, as pessoas ao seu redor começam a entrar nessa sua estranha transformação, passando a chamá-la de Marcello. Em um jogo de espelhos entre passado e presente, Marcello Mio explora a busca por identidade, legado e o impacto da fama na vida pessoal de uma mulher perdida em sua própria sombra.
Data de Lançamento: 11 de dezembro
O grupo de K-pop NCT DREAM apresenta sua terceira turnê mundial nesse concerto-documentário único. Gravada no icônico Gocheok Sky Dome, em Seul, a apresentação reúne um espetáculo vibrante, com coreografias e performances extraordinárias. O filme ainda conta com cenas de bastidores, mostrando o esforço depositado para dar vida a um show dessa magnitude. O concerto se baseia na história do Mystery Lab, um conceito cunhado pelo grupo. NCT DREAM Mystery Lab: DREAM( )SCAPE dá o testemunho de uma grandiosa turnê.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Queer é um filme de drama histórico dirigido por Luca Guadagnino, baseado na obra homônima de William S. Burroughs e inspirado em Adelbert Lewis Marker, um ex-militar da Marinha dos Estados Unidos. A trama segue a vida de Lee (Daniel Craig), um expatriado americano que se encontra na Cidade do México após ser dispensado da Marinha. Lee vive entre estudantes universitários americanos e donos de bares que, como ele, sobrevivem com empregos de meio período e benefícios do GI Bill, uma lei que auxiliou veteranos da Segunda Guerra Mundial. Em meio à vida boêmia da cidade, Lee conhece Allerton (Drew Starkey), um jovem por quem desenvolve uma intensa paixão. O filme explora temas de solidão, desejo e a busca por identidade em um cenário pós-guerra, com uma ambientação que retrata fielmente a atmosfera da Cidade do México nos anos 1950.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
A Different Man, é um thirller psicológico, dirigido e roteirizado por Aaron Schimberg, terá a história focada no aspirante a ator Edward (Sebastian Stan), no qual é submetido a passar por um procedimento médico radical para transformar de forma completa e drástica a sua aparência. No entanto, o seu novo rosto dos sonhos, da mesma forma rápida que veio se foi, uma vez que o mesmo se torna em um grande pesadelo. O que acontece é que, por conta da sua nova aparência, Edward perde o papel que nasceu para interpretar. Desolado e sentindo o desespero tomar conta, Edward fica obcecado em recuperar o que foi perdido.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
As Polacas é um drama nacional dirigido por João Jardim e selecionado para o Festival do Rio de 2023. O filme é inspirado na história real das mulheres que chegaram ao Brasil vindas da Polônia em 1867 com a esperança de uma vida melhor. Fugindo da perseguição aos judeus e da guerra na Europa, o longa acompanha a saga de Rebeca (Valentina Herszage), uma fugitiva polonesa que vem ao Brasil com o filho, Joseph, para reencontrar o esposo e começar a vida do zero. Porém, as promessas caem por terra quando, ao chegar no Rio de Janeiro, a mulher descobre que o marido morreu e, agora, está sozinha em um país desconhecido. Até que seu caminho cruza com o de Tzvi (Caco Ciocler), um dono de bordel envolvido com o tráfico de mulheres que faz de Rebeca seu novo alvo. Refém de uma rede de prostituição, Rebecca se alia às outras mulheres na mesma situação para lutar por liberdade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Do aclamado diretor Alejandro Monteverde, conhecido por Som da Liberdade, Cabrini, narra a extraordinária jornada de Francesca Cabrini (Cristiana Dell’Anna), uma imigrante italiana que chega a Nova York em 1889. Enfrentando um cenário de doenças, crimes e crianças abandonadas, Cabrini não se deixa abater. Determinada a mudar a realidade dos mais vulneráveis, ela ousa desafiar o prefeito hostil em busca de moradia e assistência médica. Com seu inglês precário e saúde fragilizada, Cabrini utiliza sua mente empreendedora para construir um império de esperança e solidariedade. Acompanhe a ascensão dessa mulher audaciosa, que, enfrentando o sexismo e a aversão anti-italiana da época, se torna uma das grandes empreendedoras do século XIX, transformando vidas e deixando um legado de compaixão em meio à adversidade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Kraven – O Caçador, acompanhamos a história de origem de um dos vilões da franquia Homem-Aranha. De origem russa, Kraven (Aaron Taylor-Johnson) vem de um lar criminoso e de uma família de caçadores. Seus poderes nascem de uma força sobrenatural e super humana que o faz um oponente destemido e habilidoso. A relação complexa com seu pai Nicolai Kravinoff (Russell Crowe) o leva para uma jornada de vingança e caos para se tornar um dos maiores e mais temidos caçadores de sua linhagem. De frente para questões familiares, Kraven mostra sua potência nesse spin-off.