A 25ª edição do Festival de Curitiba está chegando! Para você se preparar para o evento, que começa no dia 28 de março, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas. Vem com a gente porque faltam 11 dias!
Os curadores da Mostra do Festival de Curitiba, Guilherme Weber e Marcio Abreu, escolheram 13 espetáculos para cultuar o poder criativo feminino. A Mostra é inspirada pela frase “Só me interessa o que não é meu”, do Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, um texto em que, entre outras coisas, exalta a ousadia do matriarcado e o poder criativo feminino.
Com direção de Rafael Gomes, a peça “Arqueólogos” é construída a partir da narração – no ritmo da locução esportiva – de cenas rotineiras da atualidade. A dupla que descreve as cenas está no futuro e analisa, de forma cômica, o estilo de vida do século XXI. Esses “arqueólogos do futuro” mostram como pequenos gestos e ações de pessoas que passam por uma praça qualquer constroem um capítulo da história da humanidade. A narrativa carregada de paixão – como acontece nos esportes – revela a beleza de um cotidiano em transformação, que, no futuro, vai deixar os vestígios da “estranha civilização do século 21”.
Com objetivo de promover a formação cultural e estreitar a relação dos espetáculos com um novo público, o “Interlocuções”, recorte da Mostra do Festival de Curitiba 2017, realizará encontros, palestras, debates e oficinas gratuitamente de 30 de março a 9 de abril, no Paço da Liberdade. Entre os convidados especiais estão o dramaturgo Zé Celso Martinez, o ator Renato Borghi, os diretores Amir Haddad, Noilton Nunes e Elcio Nogueira, que estarão presentes para apresentação do filme “O Rei da Vela”, seguido de debates, com mediação de Lúcia Camargo, no dia 4/4. Nessa data serão comemorados os 80 anos de Zé Celso e Borghi.
A encenação do monólogo A Terceira Margem do Rio: a de Dentro, no Fringe do Festival de Curitiba, adaptado, interpretado e dirigido por Renato TouzPin, com trilha sonora dos músicos Diego Siqueira e Zé Duarte, tem por intuito cultivar a brasilidade em sua essência. Nesse sentido, utilizando o texto original, de João Guimarães Rosa, destaca traços característicos da identidade do povo brasileiro. Encena a estória de um homem que, desde criança, lamenta a estranha partida de seu pai, que abandona o convívio humano em função de uma experiência de isolamento radical. Aberta à múltiplas interpretações, a narrativa tem como temas maiores os valores familiares, o amor, a loucura, o questionamento e a solidão. Casa do Damaceno. 02/04, às 16h e às 19h. 03/04 às 18h e às 20h.
A atração internacional é a Mostra Portuguesa Micro -Teatro, que traz ao público cinco espetáculos em Língua Portuguesa que apresentam a experiência do micro teatro, gênero pouco explorado que busca renovar o teatro português contemporâneo.
O espetáculo \todas/ com dramaturgia de Giorgia Conceição e Helena de Jorge Portela, e é uma das oito estreias da Mostra do Festival de Curitiba. Livremente baseada na obra de Luci Collin traz três mulheres que se encontram no plano da ficção: uma atriz, uma diretora e uma autora. No palco, elas ensaiam a criação de suas vidas. A ancestralidade e o futurismo de uma história de mulheres. Três personagens que ora se mesclam, concordam; ora dissonam, transbordam. Três momentos de vida, um encontro. Quando: 1, 4, 5 e 7 de abril. Atenção, o local da II
Os ingressos para Os Vilões de Shakespeare, com Marcelo Serrado, nos dias 1º e 2 de abril acabaram. Neste momento, 3 espetáculos estão quase lotados: a noite de 29 de março do Risorama com Rafael Portugal, do Portas dos Fundos, a apresentação de Blank, com Du Moscovis, no dia 31 de março, as apresentações de Macumba: Uma Gira Sobre Poder (3, 4 e 5 de abril).
A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Princesa Adormecida é um longa dirigido por Claudio Boeckel e trata-se da segunda adaptação dos livros Princesas Modernas, de Paula Pimenta (Cinderela Pop). A trama irá conta sobre Rosa (Pietra Quintela), uma adolescente, que assim como qualquer outra, sonha em ter a sua liberdade e independência. No entanto, essa conquista fica sendo apenas um sonho, uma vez que seus três tios que a criaram como uma filha, Florindo (Aramis Trindade), Fausto (Claudio Mendes) e Petrônio (René Stern), superprotegem a menina a todo custo, não permitindo que ela viva as experiências que a adolescência traz. Quando Rosa completa seus 15 anos, ela descobre que o mundo ao qual ela pertence, na verdade é um sonho, e o mundo com o qual ela sonhava, é a sua verdadeira realidade. Rosa é uma princesa de um país distante e, por isso, sua vida pode estar em perigo. Rosa é mais que uma simples jovem que vai à escola e se diverte com sua melhor amiga e troca mensagens com o seu crush. Um mistério do passado volta à tona e uma vilã vingativa coloca sua vida em perigo.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Dirigido por Fede Álvarez, Alien: Romulus é um thriller de ficção científica que retorna às raízes da franquia de sucesso Alien, o 8º Passageiro (1979). Ambientado entre os eventos do filme de 1979 e Aliens, O Resgate (1986), a trama acompanha um grupo de jovens colonizadores espaciais que se aventuram nas profundezas de uma estação espacial abandonada. Lá, eles descobrem uma forma de vida aterrorizante, forçando-os a lutar desesperadamente por sua sobrevivência. O elenco inclui Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux e Isabela Merced. A produção é assinada por Ridley Scott, enquanto o roteiro é de autoria do próprio Álvarez, baseado nos personagens criados por Dan O’Bannon e Ronald Shusett. Com essa nova abordagem, o filme busca resgatar a atmosfera claustrofóbica e o terror psicológico que consagraram a franquia, prometendo agradar tanto aos fãs antigos quanto aos novos espectadores.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Meu Filho, Nosso Mundo, longa dramático do renomado diretor Tony Goldwyn, irá acompanhar o comediante de stand-up, com casamento e carreira falidos, Max Bernal (Bobby Cannavale) e por conta dessas complicações da sua vida, ele convive com o seu pai, Stan (Robert De Niro). Max têm um filho de 11 anos, chamado Ezra (William A. Fitzgerald), junto com a sua ex-esposa, Jenna (Rose Byrne), com quem vive brigando sobre a melhor maneira de criar o menino, uma vez que o mesmo é diagnosticado com o espectro autista. Cansado de ser forçado a confrontar decisões difíceis sobre o futuro do filho e decidido a mudar o rumo do jogo, Max parte com Ezra em uma viagem de carro cross-country para encontrar um lugar onde possam ser felizes, algo que resulta em um impacto transcendente em suas vidas e na relação íntima de pai e filho.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Protagonizado por Haley Bennett e dirigido por Thomas Napper, o A Viúva Clicquot apresenta a história de Barbe-Nicole Ponsardin – uma viúva de 27 anos que depois da morte prematura do marido – desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos. Sem apoio, ela passa a conduzir a empresa e a tomar decisões políticas e financeiras desafiando todos os críticos da época ao mesmo tempo em que revolucionava a indústria de Champagne ao se tornar uma das primeiras empresárias do ramo no mundo. Hoje, a marca Veuve Clicquot é uma das mais reconhecidas e premiadas do setor e sua ousadia já a sustenta por 250 anos de história.