A 25ª edição do Festival de Curitiba está chegando! Para você se preparar para o evento, que começa no dia 28 de março, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas. Vem com a gente porque faltam 11 dias!

O poder das mulheres na Mostra do Festival de Curitiba

Os curadores da Mostra do Festival de Curitiba, Guilherme Weber e Marcio Abreu, escolheram 13 espetáculos para cultuar o poder criativo feminino. A Mostra é inspirada pela frase “Só me interessa o que não é meu”, do Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, um texto em que, entre outras coisas, exalta a ousadia do matriarcado e o poder criativo feminino.

Arqueólogos escavam o inusitado do cotidiano

Com direção de Rafael Gomes, a peça “Arqueólogos” é construída a partir da narração – no ritmo da locução esportiva – de cenas rotineiras da atualidade. A dupla que descreve as cenas está no futuro e analisa, de forma cômica, o estilo de vida do século XXI. Esses “arqueólogos do futuro” mostram como pequenos gestos e ações de pessoas que passam por uma praça qualquer constroem um capítulo da história da humanidade. A narrativa carregada de paixão – como acontece nos esportes – revela a beleza de um cotidiano em transformação, que, no futuro, vai deixar os vestígios da “estranha civilização do século 21”.

Encontros, debates, palestras e oficinas grátis no Festival

Com objetivo de promover a formação cultural e estreitar a relação dos espetáculos com um novo público, o “Interlocuções”, recorte da Mostra do Festival de Curitiba 2017, realizará encontros, palestras, debates e oficinas gratuitamente de 30 de março a 9 de abril, no Paço da Liberdade. Entre os convidados especiais estão o dramaturgo Zé Celso Martinez, o ator Renato Borghi, os diretores Amir Haddad, Noilton Nunes e Elcio Nogueira, que estarão presentes para apresentação do filme “O Rei da Vela”, seguido de debates, com mediação de Lúcia Camargo, no dia 4/4. Nessa data serão comemorados os 80 anos de Zé Celso e Borghi.

João Guimarães Rosa no Fringe

A encenação do monólogo A Terceira Margem do Rio: a de Dentro, no Fringe do Festival de Curitiba, adaptado, interpretado e dirigido por Renato TouzPin, com trilha sonora dos músicos Diego Siqueira e Zé Duarte, tem por intuito cultivar a brasilidade em sua essência. Nesse sentido, utilizando o texto original, de João Guimarães Rosa, destaca traços característicos da identidade do povo brasileiro. Encena a estória de um homem que, desde criança, lamenta a estranha partida de seu pai, que abandona o convívio humano em função de uma experiência de isolamento radical. Aberta à múltiplas interpretações, a narrativa tem como temas maiores os valores familiares, o amor, a loucura, o questionamento e a solidão. Casa do Damaceno. 02/04, às 16h e às 19h. 03/04 às 18h e às 20h.

Mostras especiais do Fringe: Mostra Portuguesa de Micro-Teatro

A atração internacional é a Mostra Portuguesa Micro -Teatro, que traz ao público cinco espetáculos em Língua Portuguesa que apresentam a experiência do micro teatro, gênero pouco explorado que busca renovar o teatro português contemporâneo.

II Curitiba Mostra: \todas/

O espetáculo \todas/ com dramaturgia de Giorgia Conceição e Helena de Jorge Portela, e é uma das oito estreias da Mostra do Festival de Curitiba. Livremente baseada na obra de Luci Collin traz três mulheres que se encontram no plano da ficção: uma atriz, uma diretora e uma autora. No palco, elas ensaiam a criação de suas vidas. A ancestralidade e o futurismo de uma história de mulheres. Três personagens que ora se mesclam, concordam; ora dissonam, transbordam. Três momentos de vida, um encontro. Quando: 1, 4, 5 e 7 de abril. Atenção, o local da II

1 espetáculo esgotado; 3 espetáculos esgotando

Os ingressos para Os Vilões de Shakespeare, com Marcelo Serrado, nos dias 1º e 2 de abril acabaram. Neste momento, 3 espetáculos estão quase lotados: a noite de 29 de março do Risorama com Rafael Portugal, do Portas dos Fundos, a apresentação de Blank, com Du Moscovis, no dia 31 de março, as apresentações de Macumba: Uma Gira Sobre Poder (3, 4 e 5 de abril).

A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.