Aquele encanador vermelho está esperando na tela da televisão enquanto alguma música animada vai preenchendo sua cabeça. Ele reage ao primeiro estímulo dado pelas suas mãos no controle, e então começa a percorrer o cenário cheio de tijolos. “Porque eles estão ali?”, você se pergunta. Para sua surpresa, você acerta a pedra com a cabeça e um cogumelo aparece e te faz maior — e logo seu pequeno avatar já sabe usar o pulo e escapar dos monstrinhos que estão vindo te atacar. Pouco a pouco, você segue pelo lugar e vai descobrindo novos elementos, e mal percebeu algo que está enraizado nos video games: o jogo está te ensinando a jogar.
Esta concepção, que inicia um conceito fundamental da produção de jogos chamada “level design”, está ligada à preocupação intensa dos designers em temperar a diversão e o desafio. Não é fácil: jogos podem ser salgados ou doces demais, mas a cultura degustativa deles é o que fascina uma geração que nasceu fugindo de fantasmas em labirintos azuis. Uma multidão que simplesmente ama se divertir com pixels.
O propósito desse texto não foge da preocupação dos designers em montar um cenário onde seus jogadores possam aos poucos se desafiar e divertir. Não estou ensinando a correr, pular ou soltar rajadas de fogo pelo controle de SNES… Estou pronto para lembrar que milhões fazem isso só de se imaginar tocando em um joystick.
A cultura está casada com os games em comunhão de bens: enquanto os joguinhos compartilham uma identidade única à milhares de crianças, jovens e adultos com seus bonés de Mario e camisetas de Angry Birds, o caminho inverso permite que eles possam se expressar por meio de um meio interativo praticamente sem limites. Uma forma de misturar arte e deixá-la aberta a sua própria imersão, construindo em apenas uma fase o que este colunista, no primeiro parágrafo, nunca conseguiria deixar divertido. Um mundo que se expande para além da literatura, da música, do cinema ou da escultura. A forma máxima de expressão, como reflete a atribulada mente por trás de Fez.
Este é um “level design” crítico que aceito fazer com prazer frente a estes caracteres humildemente digitados: construir, com palavras, os tijolos para que cada um possa acertar sua cabeça virtual e tirar suas próprias moedas. Uma coluna ensinando a navegar pelo mundos dos games, onde todos estão mais do que convidados a entrar e colocar as mãos nos joysticks para controlar este barquinho pixelizado.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.