Às vezes – apenas às vezes – a melhor ideia seria abraçar o ridículo e fazer uma coisa nova, mesmo que seja com uma figura já conhecida. Assim os diretores não cairiam na armadilha de ser patético mesmo sem querer. Dito isto, Ridley Scott deveria ter umas aulas com Taika Waititi depois da experiência traumática que foi Napoleão.
O filme estrelado por Joaquin Phoenix e Vanessa Kirby acompanha o imperador francês Napoleão Bonaparte ao longo de sua carreira militar. E de fato, o aspecto militar do filme é a melhor parte. Ao lado da fotografia, as duas principais cenas de batalha são de tirar o fôlego e te fazem pensar que talvez estratégia de guerra seja algo admirável.
Porém esses são os únicos pontos altos do filme. Não há quem me convença que o diretor ao lado do roteirista David Scarpa não tenham escolhido o longa para ser uma grande carta de deboche à figura francesa. Desde a caracterização à diferença do sotaque escolhido por Phoenix – estadunidense enquanto todo o elenco escolhe o britânico que o torna exponencialmente mais estúpido – o deixam em maus lençóis.
A trama não sabe muito bem que caminho seguir: vamos fazer de Napoleão um baixinho com um temperamento difícil? Vamos explorar o gênio de guerra que um dia ele foi? Vamos assumir a relação entre o imperador e Josefina, sua mulher, como centro da narrativa? Para todas essas questões os comandantes desse navio destinado ao naufrágio disseram sim.
Com isso o público se encontra num mar de confusão. Napoleão é tão infantil ao longo do filme que não há quem se compadeça dele na sala de cinema. Banhada a misoginia, a história de Josefina e sua batalha contra infertilidade não gera uma comoção em quem assiste já que primeiro ela foi apresentada como uma promíscua mãe solteira, ao invés de uma prisioneira de rebelião que teve se tornar submissa a fim de sobreviver.
E sem envolvimento do público, a não ser a admiração pela a equipe técnica estelar, o filme se equipara a uma sketch do Saturday Night Live que estranhamente ganhou o orçamento de Game Of Thrones.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.