Assim que eu comecei a pensar em pautas para o Not Today Satan, lembrei que uma amiga minha (que já trabalhou comigo em uma série de reportagens sobre cultura drag) está em Maputo. A capital do Moçambique possui uma riqueza cultural de encher os olhos, mas, através da perspectiva ocidental, enfrenta sérios problemas de discriminação de gênero. Um dos meus desejos é apresentar e discutir essa realidade na coluna, que é compartilhada em boa parte da África.
É muito fácil falar da África e cometer um monte de provincianismo, coitadismo e basear a história em estereótipos. É por isso que, antes de qualquer coisa, fui atrás de algum conteúdo que pudesse me ajudar a evitar esse erro. Meu texto desta semana, apesar de não ser especificamente sobre cultura LGBT, é uma tentativa de trazer uma bagagem para um texto futuro sobre sexualidade em Maputo.
Chimamanda Ngozi Adichie é uma escritora nigeriana famosa por trazer um novo estilo de escrita que tem conquistado leitores entre o público africano. Ela é um dos principais nomes do feminismo no continente e da luta contra o racismo. Um dos seus principais discursos, We should all be feminists, foi incorporado à musica Flawless, da Beyoncé. Mas o que ela tem a ver com tudo isso? Adichie também fez um discurso sobre os perigos encontrados em uma única história sobre a África, sobre a pobreza, sobre “as pessoas incompreendidas que travam guerras sem sentido e morrem de fome e AIDS”. Quando se pensa sobre a cultura de países africanos, suas sociedades são julgadas pela moral cristã ocidental. A consequência da história única é que ela rouba a dignidade das pessoas.
Esta semana, eu trago o vídeo da história contada por Adichie para que se aprenda a abrir a mente sobre a África:
Data de Lançamento: 18 de agosto de 2022
Em Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, Jennifer Walters (Tatiana Maslany) é uma advogada bem-sucedida que vive uma vida comum e tranquila até sofrer um grave acidente. Para se recuperar, ela recebe uma transfusão de sangue de seu primo, o cientista e super-herói Bruce Banner (Mark Ruffulo). Mas nesse procedimento, ele acaba transferindo também o DNA do Hulk para Jennifer. A partir disso, sua vida muda completamente enquanto ela se transforma na versão feminina da criatura verde. Agora, a advogada precisa aprender a controlar seus novos e intensos poderes e, mesmo contra sua vontade, se torna uma heroína com muita visibilidade. Além das nova habilidades, Jennifer também recebe uma inesperada promoção no trabalho: ela é encarregada de comandar a divisão de leis super-humanas e seu escritório utiliza sua nova fama como Mulher-Hulk para ganhar status. Enquanto se adapta a sua nova condição, será obrigada a enfrentar vilões como Abominação (Tim Roth) e Titania (Jameela Jamil).
Data de Lançamento: 17 de agosto de 2022
Conta a história de Natalie, cuja vida, às vésperas de sua formatura na faculdade, diverge em duas realidades paralelas: uma em que ela engravida e deve navegar pela maternidade como uma jovem adulta em sua cidade natal no Texas, a outra em que ela se muda para L.A. para seguir sua carreira.
Data de Lançamento: 17 de agosto de 2022
Nada Suspeitos, nova série brasileira de comédia da Netflix, contará a história de um crime ocorrido em uma mansão. Com a ajuda de um atrapalhado detetive, a tentativa de descobrir quem matou um milionário, e a disputa por sua herança, fazem com que algumas gananciosas famílias tenham que conviver sob o mesmo teto. O elenco conta com Fernanda Paes Leme, Maíra Azevedo, Marcelo Médici, Thati Lopes, Romulo Arantes Neto e outros.
Data de Lançamento: 18 de agosto de 2022
Em Dragon Ball Super: Super Herói, Goku e Vegeta continuam seu treinamento sob Whis, agora acompanhado por Broly para ajudá-lo a controlar sua raiva. Enquanto isso, na Terra, o Exército Red Ribbon é revivido e liderado pelo Comandante Magenta e o Oficial Carmine. Os dois recrutam o Dr. Hedo para se vingar contra Piccolo e Gohan. Sob a orientação de Hedo, o Exército cria dois novos andróides, Gamma 1 e Gamma 2. Para atrair Gohan para uma armadilha, Magenta decide sequestrar sua filha Pan. Gohan descobre sobre o plano e lança um ataque em grande escala na base ao lado de Piccolo, que usou as Esferas do Dragão para obter uma nova forma apelidada de “Orange Piccolo”. Enquanto isso, o Exército Red Ribbon está preparando outra arma para batalhar contra Gohan, o novo androide chamado Cell Max, que promete acabar com toda família de Goku. Em uma batalha para salvar Pan, Gohan pode se transformar em uma forma ainda mais poderosa que o Ultimate.