Aproxima-se o carnaval. Cura dos desvalidos, desforra dos oprimidos, apoteose da brasilidade. O princípio e o fim dos tempos – todo bom brasileiro que se preze sabe que o ano só começa depois da folia. Alegria das gentes, paz dos povos, unificação da nação. E, pairando sobre ele, uma questão ainda mais premente do que descobrir com que roupa eu vou: o que fazer?
Há quem goste de ficar em casa e há quem ame viajar. Há quem seja contra a folia e há quem não possa perder. O problema surge quando, como eu, você é um pouco de tudo isso. O presente trabalho visa, portanto, à revisão de literatura sobre o tema, a fim de melhor fundamentar a escolha dos que, também como eu, deixaram para decidir tudo de última hora (fazendo jus à carteirinha de Bom Brasileiro Que Se Preze). Espero que seja de ajuda.
São quatro as combinações possíveis. Hoje vamos explorar três delas.
A opção mais econômica – e mais triste também. Se for criança, você pode ir para a casa da sua avó predileta, acompanhar o desfile das escolas de samba na televisão e, enquanto ela mais dorme do que assiste, ir adormecendo sem saber que a sua história era mais bonita que a de Robinson Crusoé. É triste porque, mais velho, você vai lamentar não poder voltar ao tempo dos amores simples.
Se for adolescente – ou, de repente, um adulto estudando para concursos –, você pode se convencer de que comprar o pacote de entradas para o cinema do shopping é um ótimo negócio. Depois você ouvirá com certa amargura os relatos empolgados dos colegas que viajaram para o mela-mela na praia ou para as ladeiras de Olinda. Tudo bem, tudo bem, você nunca gostou de levar ovo e farinha na cara mesmo. E, quanto aos concursos, não se preocupe, você será aprovado mais rápido que a maioria deles.
Se for um adulto de vida estável morando em Curitiba, durma. Durma bastante. Faça também um estoque de comida. É possível que até os supermercados fechem.
Pode trazer más lembranças do tempo em que você não viajava porque não tinha dinheiro (em linguagem contemporânea: pode dar gatilho). De toda forma, pode até funcionar – desde que você não more em Curitiba.
Mesmo que a cidade seja das suas favoritas no mundo, será preciso coragem para passar o feriado na maior capital do Sul do país. Se decidir ficar, quem sabe para desafiar os detratores e provar que estavam errados – afinal de contas, o pré-carnaval em Curitiba é ótimo –, talvez descubra que falavam a verdade. Ao final, você para sempre se lembrará do bloquinho improvisado que, composto por seus cinco ou seis percussionistas (e mais seus cinco ou seis foliões), duraria só até cair uma chuva torrencial.
Se for religioso, considere participar de vigílias – virar a noite no culto também configura farra. Esteja, no entanto, preparado para o caso de uma vizinha invadir a igreja e, aos prantos, explicar que tem criança pequena em casa e implorar que, pelo amor de Deus, que não é surdo, você e seus colegas cantem mais baixo, que já são três horas da manhã e ela logo mais tem ponto para bater. Na hipótese de ela começar a se tremer da cabeça aos pés, é possível que o pastor a tome por endemoninhada e a expulse de lá enquanto ora para amarrar seus demônios, mas paciência, a salvação tem preço alto – muitos são os chamados, poucos os escolhidos.
“Destino oficial dos casais 30+ que não pulavam carnaval nem quando tinham 16” – as amigas que realmente conhecem você usarão slogans como esse para fazer propaganda dessa que, sem dúvidas, é das opções mais tentadoras.
Bom para consolidar namoros recentes e reparar amizades que talvez não viessem tão bem das pernas. Bom também para terminar de vez amizades ruins e namoros que, para começo de conversa, nunca deveriam ter deslanchado. De uma forma ou de outra, dá FOMO (em bom português: MFF – Medo de Ficar de Fora), porque, se você teve dinheiro para dar muitos mil reais numa passagem para Buenos Aires ou Campos do Jordão, certamente seria capaz de arcar com os custos da alternativa mais cara (ver próxima crônica).
Se for viajar com a família, lugares frios são fortemente recomendados, pois, como se sabe, o calor pode esquentar ânimos e levar a cabeça quente de alguns parentes à ebulição. É possível, por exemplo, que você tenha que apartar uma briga entre seu avô e sua tia, enquanto ele a manda caminhar sempre pela sombra, maneira sutil de chamá-la de ser das trevas. Com sorte, isso aumentará seu gosto pelas figuras de linguagem e, talvez, um dia você vire escritor(a)(e).
Por ora, paremos por aqui. Semana que vem, exploraremos as maravilhas da opção predileta dos brasileiros: Viajar e Farrear.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Eu Sou Maria é um drama nacional dirigido por Clara Linhart que acompanha a protagonista (Núbia Maurício), de 15 anos, que mora em uma comunidade do Rio de Janeiro com a mãe, Célia, e o irmão mais novo. Por se destacar em uma prova de redação, Maria consegue uma bolsa em um dos melhores colégios particulares da Zona Sul. Porém, agora, ela deve lidar com uma realidade muito diferente daquela com a qual estava acostumada, encarando o desafio de manter suas notas altas e provar que merece estar ali.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Digimon Adventure 02: O Início é a sequência de Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna, lançado em 2020. O filme se passa dez anos após seu antecessor, e acompanha Daisuke Motomiya (Fukujurou Katayama), agora com vinte anos de idade. Após os acontecimentos da aventura no Mundo Digital, Daisuke e os outros escolhidos estão mudando gradativamente – tanto em aspectos físicos quanto em seus estilos de vida. Em uma noite qualquer, eles são surpreendidos por uma enorme Digitama que surge no céu acima da Torre de Tóquio. Dela, eles conhecem o misterioso Lui Ohwada (Megumi Ogata), que compartilha informações surpreendentes: ele é o primeiro escolhido humano da história.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Folhas de Outono é um filme finlandês de comédia dramática dirigido e roteirizado por Aki Kaurismäki. O longa acompanha a história de Ansa (Alma Pöysti) uma estoquista de supermercado, e Holappa (Jussi Vatanen), um ex-alcoólatra. Completamente desconhecidos, os caminhos dos dois acabam se cruzando acidentalmente em um bar de karaokê numa noite qualquer em Helsinki. Automaticamente atraídos um pelo outro, eles decidem sair em um encontro e, talvez, começar um relacionamento improvável que pode ser a solução para afastar a solidão existencial de ambos – mas uma série de adversidades e mal-entendidos faz com que os dois acabem se afastando.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Monster é um filme japonês de drama e suspense dirigido por Kore-eda Hirokazu (Assuntos de Família, Ninguém Pode Saber). A história mostra o drama de Saori (Sakura Ando), uma mãe desconfiada dos comportamentos estranhos que seu filho começou a apresentar recentemente e, ao que tudo indica, sem nenhuma explicação. Porém, logo Saori descobre que a situação é culpa de um professor que dá aulas na escola de seu filho, e ela decide ir até o local para saber o que está acontecendo. Enquanto acompanhamos o desenrolar desse mistério partindo do ponto de vista da mãe, do filho e do professor, a verdade vai, pouco a pouco, começando a surgir.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Pedágio é um filme brasileiro de drama dirigido e roteirizado por Carolina Markowicz (Carvão, O Órfão) e estrelado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga. Na trama, Suellen (Jinkings) é uma mulher que leva uma vida simples trabalhando como cobradora de um pedágio. Um dia, ela percebe que pode usar o emprego como uma forma de fazer uma renda extra – mas de maneira ilegal. Ela decide arriscar, mas acredita ter um motivo muito bom para tal: o dinheiro seria totalmente destinado a uma caríssima “cura gay” para seu filho Tiquinho (Alvarenga), ministrada por um pastor estrangeiro muito conhecido.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Em O Jogo da Invocação, um grupo de adolescentes de Salem descobre uma faca amaldiçoada que libera um demônio, que os força a jogar versões horríveis e mortais de jogos infantis onde não pode haver vencedores, apenas sobreviventes. Na trama aterrorizante, Billie (Natalia Dyer) e Marcus (Asa Butterfield) são irmãos que se envolvem no jogo demoníaco e perigoso que acaba indo longe demais. A família acaba destruída após os filhos participarem da brincadeira demoníaca. A história do longa então acompanha a família de Salem e seus personagens que se envolvem com a entidade maligna, cujo objetivo é brincar com suas vítimas até a morte.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Os Segredos do Universo por Aristóteles e Dante é um filme norte-americano dirigido por Aitch Alberto (Hara Kiri, She Kills He) e baseado no livro best-seller Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, de Benjamin Alire Sáenz. A história – ambientada em 1987 – acompanha os dois personagens-título, os jovens Aristóteles (Max Pelayo) e Dante (Reese Gonzales), que, em um verão qualquer, acabam se conhecendo por acaso e – mesmo com personalidades e vidas bem distintas – iniciam uma amizade especial e duradoura. Juntos, os garotos aprendem a lidar com as frustrações de serem adolescentes mexicano-americanos solitários e exploram os caminhos para a autodescoberta.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Poliana é uma garota que sempre soube ver o lado bom da vida. Ela aprendeu com seu pai o “jogo do contente” e com ele encontra algo de positivo até nas situações mais difíceis. Mas desde que o pai Otto Pendleton sumiu no ano anterior, ela não consegue mais entrar na brincadeira. No seu aniversário de 15 anos, Poliana ganha um lindo colar que pertenceu à mãe, e leva o presente para o famoso Campo de Férias. Quando Poliana e seus amigos começam a viver situações estranhas, eles resolvem descobrir os mistérios daquele lugar – e encontram muito mais do que esperavam.