Dia do Museu: cinco espaços para conhecer nesse fim de semana

Solar do Barão Museu da Fotografia
Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult

O fim de semana tem um motivo a mais para ser passado em exposições: no sábado (18), é comemorado o Dia Internacional dos Museus. A data é celebrada ao redor do mundo para valorizar esses espaços culturais, que resgatam arte, história e cultura em diferentes formas. Curitiba tem dezenas de museus, dois mais variados tipos. O Curitiba Cult separou alguns para você conhecer.

Museu da Fotografia

Solar do Barão Museu da Fotografia

O Solar do Barão abriga diferentes espaços, sendo um deles o Museu da Fotografia. Foi o primeiro do gênero no Brasil e funciona desde 1998. O acervo conta com mais de mil registros de nomes como Sebastião Salgado, João Urban, Claudia Andujar e Vilma Slomp, entre muitos outros. Exposições temporárias também renovam as mostras do espaço.

R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533

Museu da Gravura

Museu da Gravura - Divulgação

Também no Solar do Barão funciona o Museu da Gravura. O acervo traz obras de artistas brasileiros e estrangeiros, de Andy Warhol a Poty Lazzarotto. São mais de cinco mil obras que se revezam nas salas do museu. Recebe nomes atuais da gravura com frequência, valorizando artistas contemporâneos.

R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533

Museu Casa Alfredo Andersen

Museu Casa Alfredo Andersen - Reprodução Facebook

Museu Casa Alfredo Andersen – Reprodução Facebook

O espaço é dedicado à Alfred Emil Andersen, norueguês que desembarcou no Paraná em 1892. Foi figura fundamental para o desenvolvimento da arte na capital paranaense, lecionando arte e desenho e abrindo um ateliê-escola. O Museu Casa Alfredo Andersen conta com uma sala de exposições do acervo com obras do artista e outras que trazem mostras regulares de artistas convidados.

R. Mateus Leme, 336

Museu Oscar Niemeyer

MON - Cesar Brustolin/SMCS

Seja curitibano ou turista, é preciso incluir o famoso Museu do Olho no roteiro de visitas. Considerado o maior museu da América Latina, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para abrigar grandes exposições. Hoje, tem diversas mostras de Acervo, que vão de itens africanos a coleções de nomes nacionais e internacionais.

R. Mal. Hermes, 999.

Museu da Arte Indígena

Mai reprodução Facebook

O MAI (Museu de Arte Indígena) é o primeiro museu particular do Brasil dedicado exclusivamente à produção das populações indígenas brasileiras. Nasceu de pesquisas de Julianna Podolan Martins com diversas etnias, e reúne desde arte plumária e cestaria até bancos e máscaras ritualísticas.

Av. Água Verde, 1413

Por Brunow Camman
18/05/2024 09h30

Artigos Relacionados

Curitiba abre temporada brasileira da companhia de dança estadunidense MOMIX

Museus ampliam olhares ao combinar arte e história em ricas experiências